APSREDES

OPAS e Cofen promovem oficina virtual sobre Prática Avançada em Enfermagem com apresentação de experiências internacionais

A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto promovem um ciclo de palestras virtuais com países onde a Prática Avançada da Enfermagem (PAE) já faz parte do contexto do trabalho do enfermeiro. O objetivo é promover o compartilhamento de experiências nacionais e internacionais visando subsidiar a discussão sobre a implantação da PAE no Brasil.

As duas primeiras palestras virtuais ocorrem dias 24 de setembro e 1o de outubro, com a apresentação das experiências do Chile e do México, respectivamente. A transmissão será realizada pelo Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://youtube.com/c/PortaldaInovaçãosaude) e pelo do Cofen (https://www.youtube.com/SomosEnfermagemTV), a partir das 14h. O público poderá enviar perguntas via chat. Estão previstas outras três palestras para os dias 1, 8 e 22 de outubro.

A PAE refere-se a uma variedade de funções possíveis para a(o) enfermeira(o) que atua em nível avançado de prática. Como no Brasil ainda não há regulamentação para a PAE, desde 2015, a OPAS/OMS tem promovido discussões sobre a implementação da PAE no Brasil, voltada para a Atenção Primária à Saúde (APS), articulando as principais instituições, como os Ministérios da Educação e da Saúde e o Cofen. Em 2016, o Cofen implantou a Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem visando ampliar o escopo profissional e desenvolver o trabalho multiprofissional na atenção básica.

Palestra – PAE no Chile – Diretora da Universidade Dos Andes, Maria Consuelo Mackay
Dia – 24 de setembro (sexta-feira)
Horário – às 14h
Links – https://youtube.com/c/PortaldaInovaçãosaude e https://www.youtube.com/SomosEnfermagemTV

 

Palestra – PAE no México – Diretora do governo do México, Claudia Hernández

Dia – 1o de outubro (sexta-feira)

Horário –  às 14h

Links – https://youtube.com/c/PortaldaInovaçãosaude e https://www.youtube.com/SomosEnfermagemTV

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe