APSREDES

Opas discute a implementação da Estratégia para o Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde

Brasil sedia encontro do Departamento de Sistemas de Saúde da Opas, com assessores técnicos de todos os países da Região das Américas. Durante três dias (29/6 a 1/7), será discutida a implementação da Estratégia para o Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde. O documento foi aprovado pelos países das Américas no 53o Conselho Diretivo da Opas, realizado em outubro de 2014, em Washington. “O Brasil contribuiu de forma contundente em colocar o tema Acesso Universal à Saúde como objetivo estratégico no documento, assumindo a Saúde como Direito”, ressaltou a secretária de Assistência à Saúde, Lumena Furtado, na abertura do encontro.

HSS_MG_0441Participam consultores de pelo menos 25 escritórios da Opas nas Américas, que são pontos focais do Departamento de Sistemas e Serviços da Opas em Washington. “É com muita satisfação que recebemos nossos pares aqui para discutirmos o fortalecimento da cooperação técnica prestada aos governos nacionais”, ressaltou o representante da Opas no Brasil, Joaquín Molina. “Este documento reúne contribuições da consulta nacional aberta pela Opas, onde participaram 1.500 pessoas e entidades, configurando um conjunto de orientações aprovado por todos os países das Américas”, explicou o diretor do departamento de Sistemas e Serviços de Saúde Opas (HSS), James Fitzgerald.

Durante a reunião serão apresentadas experiências dos países na organização das redes integradas de serviços baseadas na Atenção Primária à Saúde; a estratégia do Programa Brasileiro Mais Médicos; uma reflexão da cooperação técnica prestada pela Opas em Recursos Humanos; discussão sobre o fortalecimento da gestão e governança dos sistemas de saúde, financiamento da saúde e incorporação de tecnologias e medicamentos pelos sistemas de saúde, entre outros pontos.

HSS_MG_0809

 

 

 

 

 

Fotos – Guilherme Kardel

Vanessa Borges, para o Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe