APSREDES

OPAS Brasil presente no CRICS10 – “Rumo ao alcance da Agenda 2030: Contribuições da evidência e do conhecimento

A Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil participa da 10ª edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10), que se desenvolve sob o tema “Rumo ao alcance da Agenda 2030: contribuições da evidencia e do conhecimento”. No dia 6 de dezembro, haverá lançamento da publicação “Interações socioculturais dos médicos cubanos participantes do Programa Mais Médicos no Brasil”, às 8h30, no stand da Organização, além de outras atividades. O CRICS10 está ocorrendo na cidade de São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças.

O CRICS10 é realizado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIRME, um dos Centros Especializados da OPAS/OMS. O Congresso apresenta uma programação com 25 oradores, especialistas reconhecidos, vindos do Brasil, Chile, Peru, Argentina, Colômbia, Cuba, Honduras, Equador, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Espanha, Portugal e Reino Unido. As apresentações contribuirão com reflexões de diferentes contextos mundiais, além de criar um espaço de aprendizado, intercambio e socialização entre profissionais, estudantes e pesquisadores interessados na área de informação em saúde e contribuição ao alcance da Agenda 2030.

Stand da OPAS Brasil

Confira as atividades da OPAS Brasil que ocorrerá no stand durante o Congresso:

Dia 5/12, às 10h, Roda de Conversa sobre a Estratégia Regional de Recursos Humanos para a Saúde Universal. À tarde, reunião interna da equipe da Gestão de Conhecimento da Organização.

Dia 6/12, às 8h30, lançamento da publicação “Interações socioculturais dos médicos cubanos participantes do Programa Mais Médicos no Brasil”. À tarde (12h), apresentação do Portal de Gestão do Conhecimento de Recursos Humanos em Saúde, seguida de oficina prática para acesso às informações disponíveis na plataforma.

Durante todo o dia, serão apresentados documentários produzidos pela OPAS Brasil sobre experiências nacionais e internacionais em Atenção Primária à Saúde (APS). Do Brasil, destacam-se as ações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Da Espanha, será apresentada o sistema de saúde de Andaluzia que introduziu a pratica avançada da enfermagem na APS. Também serão exibidas entrevistas com pesquisadores nacionais que se dedicam em produzir conhecimento na área de recursos humanos no Sistema Único de Saúde.

Conferências Magistrais com transmissão online

A programação conta com três conferências magistrais, que serão realizadas por especialistas renomados como Cristina Luna, assessora da Ministra de Saúde Pública do Equador, que apresentará o tema “Agenda 2030 na América Latina e Caribe: Que conexões unem o saber e o fazer?”. Amanda J. Wilson, chefe do National Network Coordinating Office, Library Operations – U.S. National Library of Medicine (NLM), discursará sobre “A NLM como plataforma para descoberta biomédica e saúde informada por dados: fundamentos para a colaboração em Ciência Aberta” e Henrique Villa da Costa Ferreira, Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República do Brasil levantará o tema “Agenda 2030 no Brasil: que contribuições a ciência pode oferecer?”.

Os eixos temáticos do evento serão discutidos através de sete mesas redondas que proporcionarão fóruns de discussão sobre gestão do conhecimento, ciência aberta, gestão da informação, inovação e saúde digital, intersetorialidade, políticas, estratégias e decisões informadas, pesquisa e comunicação científica e suas aplicações para avançar os sistemas de pesquisa, educação e saúde. Antes do CRICS10, será realizada a 7ª Reunião de Coordenação Regional da BVS (BVS7), o principal fórum presencial de discussão, avaliação e troca de experiências sobre a BVS como modelo, estratégia e âmbito de trabalho cooperativo em informação e comunicação científica em saúde.

O tema da BVS7 será o “Fortalecimento das Redes de Colaboração”, com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre iniciativas alinhadas visando a democratização do acesso, uso, publicação e visibilidade do conhecimento científico produzido pelos países da América Latina e Caribe.

Além da BVS7, as seguintes reuniões satélites serão realizadas no dia 4 de dezembro: O uso de tecnologias de informação para o fortalecimento da APS: a experiência da Região das Américas; IV Encontro da RedDes; Reunião de Editores Científicos. No dia 7 de dezembro, nas instalações da BIREME, ocorrerá a VII Reunião do Comitê Executivo da BVS Brasil; a Reunião de Pontos Focais de Gestão do Conhecimento da OPAS/OMS (K-Centers); e o Workshop da rede REA CVSP-BIREME 2018.

Transmissão online e Aplicativo para celular

Agora você já pode ter acesso a todo o conteúdo e programação do CRICS10, reunião BVS7 e eventos satélites na palma da mão. O APP CRICS10 já está disponível nas lojas App Store e Google Play. Instale hoje mesmo! Com o APP CRICS10 você fica por dentro de tudo que acontece no CRICS10.

Mais informações – http://www.crics10.org/pt/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe