APSREDES

OPAS Brasil lança publicação com os resultados do estudo de caracterização clínica das internações por Covid-19

O Brasil vai contribuir com o envio de mais de 78.000 mil dados anonimizados de internações por Covid-19 à Plataforma Clínica Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), referente ao período de março/20 a setembro/2022. As informações foram apresentadas nesta terça-feira (06/12), no último dia do Seminário Internacional da Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid, que ocorreu no formato híbrido, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, em Brasília.

O conhecimento está reunido na publicação intitulada “Estudo de caracterização clínica e manejo de pacientes hospitalizados com Covid-19: contribuições com o SUS e a Plataforma Clínica Global da OMS”, lançada no seminário. Segundo a consultora de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS Brasil, Rosane Mendonça, todas as regiões brasileiras estão representadas no estudo. A Região Nordeste contribuiu com 33.730 casos analisados; os estados do Sudeste reuniram 22.589 casos; Sul participou com 14.959 casos; Centro-Oeste e Norte com 5.456 e 1.847 casos analisados, respectivamente.

“Participaram diretamente dessa publicação cerca de 90 pesquisadores da Rede Colaborativa Brasil de Pesquisa Clínica, envolvidos na produção dos relatos de experiências dos hospitais participantes”, explica Rosane Mendonça. “A publicação reflete o esforço coletivo da rede de pesquisadores e o compromisso da OPAS com a produção de conhecimento. Além disso, a iniciativa contribui para a construção do Data Hub para a Rede Colaborativa e do site da iniciativa”, explica o coordenador da OPAS Brasil, Roberto Tapia.

 

Segundo Ronaldo Silva, estatístico da Plataforma Clínica Global da OMS, em Genebra, os dados clínicos do Brasil serão contabilizados até janeiro de 2023, uma contribuição bem superior ao enviado em 2021, que somou quase 20 mil casos de hospitalizações. Ao todo, até o mês de novembro deste ano, a OMS recebeu 1,024 milhão de dados globais sobre hospitalizações pela Covid-19, referente a 66 países.

Site do projeto da Rede Colaborativa Brasil

Para a 2ª fase do projeto da Rede Colaborativa Brasil de Pesquisa Clínica, realizado em parceria com a OMS e com a sede da OPAS WDC e o escritório no Brasil, foram planejados produtos para a comunicação dos resultados das pesquisas e propiciar a circulação dos conhecimentos científicos produzidos pelos pesquisadores, além das pesquisas científicas.

Para centralizar os registros no ambiente virtual, foi criado o site da Rede Colaborativa Brasil para dar visibilidade a diversidade das instituições participantes e as suas respectivas pesquisas. O site está hospedado no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org), mantido pela OPAS Brasil, Ministério da Saúde, Conass e Conasems, mais uma iniciativa que se soma aos demais projetos especiais realizadas pelos atores parceiros do SUS.

 

 

www.apsredes.org/plataformacovidbrasil

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe