APSREDES

Oficina reúne experiências inovadoras em Atenção Domiciliar

As 19 experiências selecionadas pelo Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar estão sendo apresentadas nesta sexta-feira (28), em Brasília. Cerca de 40 profissionais de saúde provenientes de 10 instituições convidadas participam do encontro realizado na sede da Opas. Durante a abertura, a coordenadora da área de Serviços de Saúde da Opas, Neyde Garrido, discorreu sobre o conceito de inovação quando transposto para a gestão de serviços de saúde, que nem sempre é de fácil identificação, e lembrou que o atendimento em casa, por si só, já é uma inovação. Para ela, o desenvolvimento de novas práticas neste campo será melhor se houver troca de experiências entre os profissionais.

Além da troca de experiências entre os profissionais, a oficina de trabalho visa planejar as visitas técnicas que ocorrerão entre julho a agosto nos serviços de atenção domiciliar. “Os temas abordados na oficina são desafiadores para nós que estamos construindo a política, na esfera federal, como por exemplo, o cuidado da criança em domicílio, a saúde bucal, a classificação de risco, o óbito em casa, os cuidados paliativos, entre outros”, reflete Aristides Oliveira, coordenador-geral da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. O relato das visitas será publicado em livro, por meio da Série NavegadorSUS, que será distribuído em seminário nacional que debaterá as atividades do Laboratório de Inovação.

Pela manhã, foram apresentadas as experiências em Atenção Domiciliar dos municípios de Embu das Artes, São Bernardo do Campo, Cascavel Angra dos Reis e do estado do Rio de Janeiro. Agora à tarde, estão sendo expostas as práticas inovadoras do Hospital Nossa Senhora da Conceição, dos municípios de Salvador, Volta Redonda e Betim e da secretaria de saúde do Distrito Federal.

As apresentações estarão disponíveis neste portal.

Por Vanessa Borges e Beth Almeida, para o Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe