APSREDES

Oficina para construção da proposta de avaliação de Redes de Atenção à Saúde na OPAS/OMS Brasil

Foi realizada no dia 13/4/2011 na Sede da OPAS/OMS no Brasil uma oficina para discutir a viabilidade a elaboração de uma proposta de avaliação das Redes de Atenção à Saúde a partir dos atributos propostos pela OPAS/OMS e que constam nas diretrizes do Ministério da Saúde. O objetivo foi promover o debate e produzir subsídios para a elaboração de um instrumento eficiente para avaliar Redes de Atenção a Saúde – RAS – como contribuição para o processo de construção e fortalecimento das RAS no SUS.

 

Estiveram presentes na oficina representantes do Ministério da Saúde, Conass, Conasems, instituições de ensino e pesquisa, secretarias estaduais de saúde e o Coordenador de Projetos e Serviços Integrados de Saúde do Escritório Central da OPAS/OMS em Washington.

 

No período da manhã, após a abertura da oficina realizada por Renato Tasca (OPAS/ OMS Brasil), foram realizadas quatro exposições dialogadas, iniciando com Hernán Montenegro (OPAS/OMS Washington) abordando a análise dos atributos das RAS para avaliar o nível de integração das Redes de Atenção – baseado no Documento: ‘Redes Integradas de Servicios de Salud: Conceptos, Opciones de Política y Hoja de Ruta para su Implementación em las Américas’. A seguir, Adriano Oliveira (DARA/ SAS/MS) trouxe os elementos para avaliação de redes proporcionados pela Portaria nº 4.279, de 30/12/10, e Glória Walker (SE/MS) apresentou o projeto QualiSUS, projeto de formação e melhoria da qualidade das redes de saúde, financiado pelo Banco Mundial. Para encerrar as apresentações, Julio Muller (ISC/UFMT) fez um relato da metodologia utilizada na análise das Funções Essenciais de Saúde Publica (FESP) adaptada pelo Conass.

 

Após intenso debate foi consenso entre os participantes a necessidade de aprofundar as discussões dos diferentes entendimentos acerca do tema e os desafios metodológicos colocados para se ter instrumentos de avaliação capazes de apoiar a gestão das redes, considerando o federalismo brasileiro e as diferenças regionais.

 

A seguir estão disponibilizadas as apresentações realizadas no evento.

 

 Avaliação de Redes_ppt

Pensando processos de avaliação_PPT

Marco analítico para avaliação das RAS/ QualiSUS-Rede_ppt

Análisis de los Atributos de las Redes Integradas de Servicios de Salud_ppt

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe