APSREDES

Oficina em Vitória discute as funções essenciais de saúde pública

Vitória terá dois dias intensos de discussão sobre as Funções Essenciais dos Sistemas de Saúde Pública (FESP) Renovadas. Nesta segunda (12) e terça-feira (13), técnicos da Secretaria de Saúde de Vitória, de Estado da Saúde, juntamente com pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), irão discutir a metodologia das FESP Renovadas para validação à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, participou da abertura da oficina, realizada na Escola Técnica do SUS (Etsus), assim como as subsecretárias de Saúde do município, o pesquisador da Abrasco e professor titular do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (DMS/UFPEL), Luiz Augusto Facchini, o oficial nacional da área de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (HSS-OPAS), Fernando Leles, representantes do Estado e demais profissionais da Saúde, entre outros.

 

Professor titular DMS-UFPEL e pesquisador da Abrasco, Luiz Facchini, Secretária de Saúde Joanna De Jaegher e Fernando Leles, da OPAS.

 

As FESP Renovadas foram atualizadas este ano pela OPAS/OMS. A OPAS no Brasil, por meio da pesquisa coordenada pelos pesquisadores da Rede APS da Abrasco, está validando a metodologia com a colaboração das secretarias de saúde de Vitória e do Espírito Santo (ES). O instrumento reúne mais de 2.000 perguntas que precisam ser validadas para a realidade do SUS.

“Nós fomos convidados pela OPAS para participarmos desse processo, junto com Salvador. É hora de mudanças. É a grande oportunidade. A renovação das funções essenciais contribuirá na superação da fragilidade do sistema de saúde para responder às necessidades da população. Não podemos ficar amarrados numa estrutura arcaica que não dá conta da discussão das nossas funções essenciais, justificando uma série de coisas que podemos discutir. Estamos revendo processos que já deveriam ter sido feitos há mais de 20 anos”, falou a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jageher.

As Funções Essenciais são características indispensáveis de sistema de saúde, serviços, práticas, rotinas e regras estabelecidas, em resposta às necessidades de saúde da população e territórios. “Nesta oficina iremos atualizar o instrumento de avaliação de capacidade institucional, que é parte do processo da metodologia de avaliação das FESP. É importante lembrarmos dessas funções essenciais. São aquelas que constituem o coração do sistema de saúde, que a autoridade de saúde não pode deixar de executar, seja ela federal, estadual ou municipal. Um conjunto de atividades que não podemos abrir mão”, disse Fernando Leles, oficial especialista de HSS-OPAS.

Secretária de Saúde destaca importância da atualização das funções essenciais da saúde.

“O nosso objetivo é elaborar a metodologia de adequação da FESP à realidade do SUS, que integre e potencialize suas prioridades, contemplando bases legais, sistemas, metodologias, instrumentos e aplicar em territórios selecionados”, destacou o pesquisador Luiz Augusto Facchini.

As 11 funções essenciais dos sistemas de saúde se baseiam na avaliação do estado de saúde da população e dos fatores de saúde, assim como no desenvolvimento de políticas para fortalecê-los e abordar os determinantes sociais. Também incluem a alocação de recursos necessários e a garantia de acesso a todas as ações e serviços de saúde.

 

Fonte: m.vitoria.es.gov.br

Editada: Vanessa Borges

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe