APSREDES

Oficina de Redes de Atenção à Saúde na SES Alagoas

A OPAS/OMS no Brasil participou da oficina de Redes de Atenção à Saúde desenvolvida pelo Conass no Estado de Alagoas. O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho e contou com a presença de técnicos de todas as áreas da SES de Alagoas.

 

 

 

 

 

A oficina se constituiu na primeira etapa da proposta metodológica do Conass, em que os técnicos e equipe gestora estadual são capacitados para a realização das oficinas no Estado, no âmbito das regiões de saúde. Como público alvo, nesse primeiro momento, estiveram presentes diretores, coordenadores e técnicos da SES.

 

O objetivo da primeira oficina é proporcionar uma reflexão sobre a situação de saúde do Estado, identificando os principais problemas de saúde e a necessidade de mudar o modelo de atenção e a reorganizar o sistema de saúde por meio das Redes de Atenção à Saúde.

 

A proposta das oficinas do Conass vem ao encontro da posição da OPAS/OMS, que considera a estratégia das Redes de Atenção à Saúde coordenadas pela APS como princípio essencial para enfrentar o complexo cenário contemporâneo das necessidades em saúde e superar a fragmentação dos sistemas de saúde.

 

A OPAS/OMS Brasil disponibiliza o Portal para Gestores do SUS, como uma ferramenta de gestão do conhecimento para o tema Redes de Atenção e APS, bem como a proposta dos Laboratórios de Inovação, que produzem evidências para a gestão acerca de temas desafiadores para o processo de implantação das Redes de Atenção no SUS.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe