APSREDES

Autora: Catia Maria de Oliveira de Mello
Coautores: João Paulo Oliveira de Paula, Naiara Sperandio e Fernanda de Oliveira Conegundes.

Programa Saúde na Escola inova na atuação, realiza ações durante a pandemia e aumenta número de seguidores nas redes sociais

O Programa Saúde na Escola (PSE) do município de Campos dos Goytacazes (RJ) reorganizou as atividades para continuar o trabalho durante a quarentena imposta pela Covid-19. A Equipe Exclusiva Saúde na Escola (EESE) encontrou um novo formato e priorizou a produção de informações confiáveis sobre a pandemia para a sua população. Por meio de aplicativos e das redes sociais, a equipe passou a circular diariamente mensagens relacionadas ao novo coronavírus, tanto na conta do Instagram do programa (@psecamposrj) e em grupos de WhatsApp dos gestores dos municípios.

 “Os profissionais estão trabalhando remotamente, cada um na sua área, para produzir conteúdo. A enfermagem fala sobre higienização das mãos, uso de máscara; a equipe pedagógica elabora sugestões de atividades, como inserir rotina de estudo para as crianças; os psicólogos criaram o projeto “escuta voluntária” com atendimento online para pessoas com transtornos de ansiedade, cuidando da saúde mental”, pontua Catia Oliveira. Para produção dos conteúdos, a coordenadora explica que os profissionais começaram a estudar e a pesquisar assuntos relacionados à Covid-19 que fossem importantes para publicar na página e ajudar no enfrentamento do novo coronavírus.

“O programa é bem atuante em Campos, não queria que ficasse inativo durante a pandemia, sendo assim, a equipe composta por profissionais da saúde e da educação, está envolvida nas atividades voltadas à pandemia e ao isolamento social”, explica a coordenadora Catia Oliveira. As publicações no Instagram geraram maior interação e crescimento no número de seguidores, e também, nos grupos de conversa do whatsapp”, conta Oliveira.

Conhecer o território – Além das informações veiculadas de promoção da saúde, prevenção e educação, a equipe está realizando duas pesquisas, por meio de questionário online. A primeira é para investigar a situação alimentar da população norte-fluminense durante a pandemia, e a segunda, para avaliar a saúde mental da população de Campos de Goytacazes frente ao isolamento social. Até o dia 12 de junho, as pesquisas juntas totalizavam 1.600 questionários preenchidos e seguem em andamento.

“Esta experiência é muito importante, pois mostra que é possível atuar tanto dentro do ambiente escolar, quanto fora. A atuação dos profissionais pode ser extraescolar, envolvendo as diretrizes do programa e mostrando que as adaptações podem acontecer de acordo com o momento”, conclui Catia.

Programa Saúde na Escola inova na atuação e realiza ações durante a pandemia