APSREDES

O potencial da odontologia na resposta à pandemia

Com a chegada da pandemia de Covid-19, a APS de Araçatuba, no noroeste paulista, promoveu a reorganização do processo de trabalho em saúde bucal no SUS, para enfrentar desafios como escassez de recursos financeiros, diminuição de força de trabalho, pensamento tecnicista e cuidado fragmentado.

O coordenador de Saúde Bucal do município, João Gabriel Paulino Mazzon, explicou que a reorganização foi possível graças à existência de fatores como a disponibilidade de tempo de trabalho, em função da suspensão dos procedimentos eletivos, o respaldo nas normativas do Ministério da Saúde e outros órgãos, a instalação do Comitê Operacional de Emergência Covid-19 em Araçatuba e a experiência da gestão em saúde pública.

As equipes mantiveram a assistência às urgências odontológicas e redobraram o foco no cuidado integral dos pacientes, unificando o fluxo dos pacientes na Unidade de Saúde para identificar possíveis agravos e lesões malignas. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, os dentistas passaram a utilizar técnicas de mínima intervenção, com o uso prioritário de instrumentos manuais, evitando a geração de aerossol pelos equipamentos de alta rotação.

Os profissionais da saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a integrar a Comissão Covid-19, realizando atividades de telemonitoramento e educação permanente. O potencial da odontologia também foi aproveitado diretamente na linha de frente do enfrentamento à pandemia, na realização de testes rápidos junto à população, no apoio às campanhas de vacinação e no acolhimento de usuários.

 

Debate 30/07 - #APSForte - Papel da Saúde Bucal de Araçatuba/SP no combate à Covid19

Essa experiência participou do debate Reorganização da rede de Atenção Primária para enfrentamento da Covid-19, realizado no dia 30 de julho, como parte das atividades da iniciativa APSForte no combate à pandemia.

Assista ao debate

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe