“O Brasil é forte porque é diverso e o SUS tem que responder a essa diversidade com uma atenção primária forte”, afirma Socorro Gross no Congresso do Conasems

Brasília, 19 de julho de 2023 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) está presente no 37ª Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Congresso do Conasems). Na cerimônia de abertura, realizada na noite de segunda-feira (17/07), em Goiânia, no estado de Goiás, no Brasil, a representante da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no país, Socorro Gross, reforçou a importância da ampliação de esforços para garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) possa atender as necessidades de saúde de toda a população, em todos os cantos do país. “O Brasil é forte porque é diverso, e o SUS tem que responder a essa diversidade com resiliência, atenção primária forte, recursos necessários, saúde digital e valorização dos trabalhadores de saúde”, destacou.

O diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, também participou da cerimônia de abertura por meio de um vídeo, no qual destacou a importância da parceria permanente da OPAS com o Conasems que, em suas palavras, é “um dos atores centrais no desenvolvimento do SUS, com uma fórmula de gestão democrática para a saúde que atribui aos municípios o papel de protagonistas”.

Durante a cerimônia, Hisham Hamida, presidente eleito do Conasems para o biênio 2023-2025, destacou a centralidade da Atenção Primária e a necessidade de mais recursos nessa área. A ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, assinou medidas que ampliam repasses e recursos para o SAMU 192, entidades filantrópicas e ações de vacinação.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente do Conasems, Wilames Freire, que encerra seu mandato em agosto; Ronaldo Caiado, governador de Goiás; Alberto Rassi, secretário de saúde de Goiás; Fábio Baccheretti, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); entre outras autoridades de saúde do país.

O Congresso do Conasems é realizado anualmente e reúne secretários e secretárias de saúde dos municípios brasileiros. Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, a 37ª edição do Congresso celebra também os 35 anos do Conselho.

Boas práticas

A OPAS tem participado da programação Congresso do Conasems em painéis, debates e mesas redondas. Também conta com um estande com apresentações sobre temas como imunização, instrumentos de gestão para o fortalecimento do SUS, estratégias para a redução da mortalidade materna, financiamento da saúde pública, Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, saúde mental e participação social, entre outras temáticas.

O Congresso também promove a 18ª edição da mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que selecionou 523 experiências exitosas desenvolvidas em municípios de todo o Brasil. A OPAS apoia a Mostra e integra a Comissão Organizadora há 10 anos. A atividade tem o objetivo de identificar boas práticas e dar visibilidade para que outras localidades possam se beneficiar dos aprendizados das experiências premiadas, além de valorizar as equipes e trabalhadores que constroem essas experiências.

 

Fonte: paho.org

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe