APSREDES

Núcleo de Enfermagem Baseado em Evidências

Valorização da Enfermagem

O Núcleo de Enfermagem Baseada em Evidências (NUEBE HU-EEUSP) foi criado em 2013 numa parceria entre o Departamento de Enfermagem (DE) do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) e a Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Participam do NUEBE enfermeiros do HU-USP e docentes da EEUSP. A duas Instituições adotam o modelo de Articulação Acadêmico-Assistencial para a operacionalização da tríade ensino, pesquisa e extensão (representada neste modelo pela assistência de enfermagem), cooperando desta forma, para promoção de interesses mútuos. O Núcleo surgiu a partir da compreensão de que para incluir no cotidiano dos profissionais o estilo de pensamento de atualização contínua e de tomada de decisão clínica baseada em evidência seria fundamental a criação de uma “estrutura” que permitisse aos enfermeiros e técnicos fazer perguntas sobre cuidados cotidianos, buscar respostas e construir protocolos baseados nas melhores práticas. Esse “laboratório vivo” permitiu também que os próprios enfermeiros se “educassem”, ampliando conhecimentos anteriores, e educassem os colegas, técnicos de enfermagem e residentes de enfermagem, por meio de cursos e tutorias, no modelo de atuação baseado em evidência. O HU-USP, por meio do NUEBE HU-EEUSP, vem criando uma cultura de trabalhar com prática baseada em evidências, procurando despertar nos profissionais uma atitude reflexiva ao prestar os cuidados, questionando se aquela realmente é a melhor prática, se está adequada àquele paciente, se traz os melhores resultados e se utiliza os recursos da melhor maneira. Neste sentido, vem reescrevendo os protocolos assistenciais, baseados nas melhores práticas e implementando-os nos diferentes setores do hospital.

 

Os principais objetivos do NUEBE HU-EEUSP são: promover a cultura da prática baseada em evidência; educar profissionais sobre o cuidado à saúde baseado em evidência; oferecer workshops sobre implementação de evidência; contribuir para a elaboração de protocolos de enfermagem baseados em evidências e; consolidar o uso das estratégias de intervenção relacionadas às melhores práticas no trabalho diário dos profissionais de enfermagem.

 

Como resultados, podemos destacar a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, verificada por meio de indicadores de estrutura, processo e resultados, ao longo do desenvolvimento dos projetos de implementação de evidências, nas várias unidades assistenciais, englobando pacientes das áreas maternoinfantil, quanto adultos e idosos.