APSREDES

Núcleo de Enfermagem Baseado em Evidências

O Núcleo de Enfermagem Baseada em Evidências (NUEBE), do Hospital Universitário de São Paulo (HU-USP), proporcionou melhorias à assistência prestada pela enfermagem, capacitando mais de 70 profissionais. Visando reduzir as taxas de infecção de corrente sanguínea associadas ao cateter venoso central (CVC) e qualificar o cuidado às mulheres no pós-parto e durante a amamentação, o NUEBE atua reescrevendo os protocolos assistenciais e apoiando a sua implementação no hospital. “Implementar evidências é também mudar atitude e comportamento das pessoas envolvidas e o sistema organizacional”, ressaltam os autores da experiência.

O NUEBE surgiu como suporte ao Modelo de Enfermagem em Prática Avançada, visando uma cultura de trabalhar com Prática Baseada em Evidências (PBE), procurando despertar nos profissionais uma atitude reflexiva ao prestar os cuidados, questionando se aquela realmente é a melhor prática, se está adequada ao paciente, se traz os melhores resultados e utiliza os recursos de maneira adequada.

Voltado para qualificar a assistência aos pacientes, o Núcleo aporta conhecimento para os profissionais da saúde – com ênfase à equipe de enfermagem – e para os alunos de graduação e pós-graduação. As instituições adotam o modelo de Articulação Acadêmico-Assistencial para operacionalização da tríade ensino, pesquisa e extensão, cooperando para promoção de interesses mútuos. Os principais objetivos do NUEBE são: promover a cultura da PBE; educar profissionais sobre o cuidado à saúde baseado em evidência; oferecer workshops sobre implementação de evidência; contribuir para a elaboração de protocolos de enfermagem baseados em evidências; e, consolidar o uso das estratégias de intervenção relacionadas às melhores práticas no trabalho diário dos profissionais de enfermagem.

Os membros do NUEBE contribuem na orientação de trabalhos de conclusão de residência, coordenando a implementação de projetos de melhores práticas de enfermagem junto aos residentes, e também atuam na produção de síntese de evidências, colaborando na realização de revisões sistemáticas. Recentemente, o HU-USP recebeu o selo “JBI Endorsement Organization”, reconhecendo o seu comprometimento em oferecer as melhores evidências para os seus pacientes. Vale ressaltar, que essa certificação é a única recebida por uma instituição de saúde da América do Sul.

Fonte – Informações cedidas pelos autores.

Uma vez difundida a cultura da PBE no HU-USP, iniciou-se a fase de implementação da evidência na prática clínica, seguindo a metodologia do JBI (escolha do tema do projeto de implementação, elaboração do projeto, apresentação do projeto à equipe e realização de auditoria de base discussão dos resultados da auditoria de base, identificação das barreiras, discussão de estratégias, realização da auditoria de seguimento e avaliação contínua dos processos).

O desenvolvimento e implementação de um protocolo, baseado nas melhores evidências disponíveis, visavam principalmente a redução das taxas de infecção de corrente sanguínea associadas ao CVC. A equipe do projeto de implementação foi composta por enfermeiros da UTI, do SEQ, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do DE.

Apesar de barreiras encontradas à implementação das melhores práticas, todas essas estratégias resultaram em uma redução na incidência de infecção da corrente sanguínea associada ao CVC a uma taxa de 0%, permanecendo nesse nível por seis meses.

Mesmo com os desafios vivenciados, com a falta de recursos humanos, a construção de protocolos assistenciais baseados em evidências e a implementação das melhores práticas vem se consolidando ao longo da história do HU-USP. Para este avanço, os projetos de implementação de evidências, considerados como atividades para a melhoria contínua da qualidade assistencial, contam com o envolvimento da equipe, profissionais com habilidades de liderança clínica, o apoio da gestão e da direção da instituição.

Contextos com essas características facilitam a implementação de evidências e a sustentabilidade das mudanças envolvidas, reiterando a importância de se criar uma cultura institucional de trabalhar com prática baseada em evidências. Outro facilitador para o sucesso de um projeto de implementação é quando a necessidade de mudar a prática é sentida pelos próprios profissionais daquele setor, minimizando uma das grandes barreiras quando se trata de mudar a prática clínica: a resistência às mudanças.

O NUEBE ancorou a elaboração de projeto junto ao COREN-SP que produziu conteúdo sobre Construção de Protocolos Assistenciais de Enfermagem Baseados em Evidência e Implementação de Evidência, vídeo aula e GIFS sobre o tema PBE, treinamentos sobre protocolos de enfermagem e PBE para fiscais do COREN-SP e cursos para o público leigo, o que comprova a possibilidade de replicação da experiência.

Permitiu a constituição do NUEBE do HU-USP, em parceria com a EEUSP, promovendo, desta forma, a cultura da PBE e tornando-se um centro de implementação de evidências. E, tem como proposta, a ampliação do NUEBE como um Núcleo Interprofissional de Saúde Informado por Evidências, favorecendo a expansão da PBE de forma interdisciplinar.

Ficha Técnica: Núcleo de Enfermagem Baseado em Evidências

Valorização da Enfermagem

Uso de evidências científicas na prática da enfermagem

Heloísa Helena Ciqueto Peres; Gilcéria Tochika Shimoda; Flávia de Oliveira Motta Maia; Karina Sichieri; Fernanda Ayache
Nishi; Luciana Ogawa; Ana Paula Brito; Paulo Carlos Garcia; Maria Aparecida Medeiros; Atsuko Seto Yamaçake; Juliana
Nery de Souza Talarico; Vilanice Alves de Araujo Püschel; Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta; Diná de Almeida Lopes
Monteiro da Cruz

O Núcleo de Enfermagem Baseada em Evidências (NUEBE HU-EEUSP) foi criado em 2013 numa parceria entre o Departamento de Enfermagem (DE) do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) e a Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Participam do NUEBE enfermeiros do HU-USP e docentes da EEUSP. A duas Instituições adotam o modelo de Articulação Acadêmico-Assistencial para a operacionalização da tríade ensino, pesquisa e extensão
(representada neste modelo pela assistência de enfermagem), cooperando desta forma, para promoção de interesses mútuos. A iniciativa destina-se aos pacientes, profissionais da saúde – com ênfase à equipe de enfermagem – e alunos de graduação e pós-graduação. As diretorias da EEUSP e do DE do HU-USP incentivam e participam ativamente do NUEBE HU-EEUSP, desde sua criação até os dias atuais. Em parceria, temos um convênio internacional estabelecido entre HU-USP, EEUSP e Joanna Briggs Institute (JBI), expressando-se no “Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs (JBI-Brasil)”, para promover o cuidado à
saúde baseado em evidências entre os profissionais da saúde, em que enfermeiros do HU-USP participam como Core staff (Pesquisadores principais) e Adjunct Staff (Pesquisadores adjuntos), sendo a vice-diretora do JBI-Brasil uma enfermeira do HU-USP.

Leia mais…