APSREDES

Novo prazo de inscrição para o LI sobre Boas Práticas na Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens

O prazo de inscrição de experiências para o Laboratório de Inovação (LI) sobre Boas Práticas na Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens foi prorrogado para o dia 12 de novembro. A medida oportunizará a participação de profissionais de saúde que desenvolvem ações voltadas para esse público em qualquer ponto de atenção do SUS, seja no hospital, no ambulatório ou na atenção básica e também por entidades vinculadas ao sistema de saúde.

Esta iniciativa tem o objetivo de reunir, identificar e valorizar as práticas inovadoras na Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens, produzindo conhecimento para os gestores sobre estratégias mais eficazes para o enfrentamento dos agravos à saúde com diminuição da morbimortalidade dessa população. O Laboratório de Inovação é desenvolvido pela Coordenação da área da Saúde do Jovem e do Adolescente do Ministério da Saúde em parceria com a OPAS-Brasil.

O chamamento público, lançado em agosto, prevê dois eixos para inscrição de experiência: o primeiro contempla as boas práticas da atenção à saúde do jovem e do adolescente, envolvendo a melhoria e ampliação do acesso; melhoria da qualidade da atenção; saúde sexual e saúde reprodutiva; educação em sexualidade e planejamento reprodutivo; Rede Cegonha; Rede de Atenção Psicossocial; envolvimento de outros setores (intersetorialidade); programação e execução de recursos financeiros; práticas de difusão do conhecimento e da informação; e comunicação e integração entre os serviços. O segundo eixo trata da participação juvenil, ou seja, experiências exitosas e inovadoras que promovam o protagonismo de adolescentes e jovens na atenção à saúde e que estejam passíveis de monitoramento da implementação pelo setor saúde por meio do SUS.

A seleção dos trabalhos será feita pelo Grupo de Trabalho Saúde do Adolescente e Jovem (GTSAJ).

Leia aqui o edital:  https://apsredes.org/site2013/wp-content/uploads/2013/08/Edital_Lab_Jovem.pdf

 

Inscrição – http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=12453

– Veja o convite em vídeo da coordenadora da área da Saúde do Jovem e do Adolescente, Thereza de Lamare, para os profissionais de saúde

 

Por Vanessa Borges, para o Portal da Inovação

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe