APSREDES

Autor: Erik Vinicius Martins Jacome

Coautores: Josevaldo Leite dos Santos, Maíra Clara Farias Fernandes e Ivana Cristina Martins de Oliveira

A Cajarana do Conhecimento é uma estratégia criada pela equipe da Unidade Básica de Saúde Doutor Epitácio da Costa Carvalho, do município de Mossoró no Rio Grande do Norte (RN). Devido à pandemia, a equipe de saúde e os residentes em Saúde da Família colocaram a sala de espera da UBS ao ar livre, na sombra da Cajarana, árvore típica do estado. O espaço permite leitura, troca de informações, compartilhamento de experiências, ações de promoção e prevenção, respeitando o distanciamento social e seguindo as medidas de segurança adequadas.

Os usuários interagem com as placas ilustrativas e os cartazes informativos, pendurados nos galhos da árvore, com temas variados sobre a pandemia: como se prevenir, sintomas, e também com dicas de promoção em saúde no geral (saúde bucal, dicas de nutrição, entre outras). Todos os dias são promovidos momentos de interação entre os usuários e o profissional de saúde, no conforto da sombra da árvore, com conversas sobre a nova doença. 

“Percebemos o aumento da necessidade da educação em saúde para a população na quarentena, começamos a expor o material de forma suspensa na árvore, os usuários ficaram curiosos olhando, queriam mais detalhes, implementamos, e o retorno tem sido satisfatório”, pontua Erik Jacome, cirurgião-dentista residente. 

O atendimento inicial ao usuário começa na área externa, embaixo da Cajarana. Tem sempre um profissional de saúde disponível para atender, e em caso de suspeita, fazer o acolhimento, orientar brevemente, encaminhar para sala de isolamento e acionar a equipe de enfermagem para as primeiras medidas de verificação clínica. Na UBS não tem teste rápido, quando o usuário está com suspeita é encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A equipe também disponibilizou um telefone de contato da UBS para os usuários sanarem suas dúvidas em relação à Covid-19, e de terça a sexta-feira, um residente por turno, entre enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgião-dentista, assistente social, psicólogo e nutricionista, fica responsável por atender as ligações feitas pelos usuários.

“A expectativa da nossa equipe é ampliar o impacto social com as ações desenvolvidas, interagindo e aumentando o vínculo com a população. Vamos ampliar a estratégia pós-pandemia com atividades e ações diversas de promoção em saúde para os usuários da UBS”, conclui Erik.

Compõem a equipe do projeto Cajarana do Conhecimento todos os profissionais residentes da Pós-Graduação em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e os profissionais da Equipe de Saúde da Família.

 

Experiência: CAJARANA DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

CAJARANA DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

REGISTROS DA ESTRATÉGIA CAJARANA DO CONHECIMENTO