APSREDES

Mudando a forma de nascer no Estado o do Amazonas: implantação do parto na água no CPNI da Maternidade Estadual Balbina Mestrinho

Ampliação do escopo de práticas

Em 2017, ao assumir a gestão da Maternidade Balbina Mestrinho em Manaus (AM), observou-se a necessidade de realizar uma readequação de estrutura do serviço de Centro de Parto Normal Intra Hospitalar (CPNI). Inaugurado em 2014, o espaço contava somente com duas suítes, permitindo apenas as modalidades tradicionais de parto: ginecológico e na posição de quatro.

 

Possuindo uma equipe multidisciplinar preparada para um atendimento mais qualificado à gestante, a Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com o Fundo de Promoção Social (FPS), sensibilizaram-se com o projeto de, num mesmo espaço dobrarmos o numero de suítes e ainda, oferecemos novas modalidades de parto, assim como incentivarmos a mãe e ter um momento único e digno em sua escolha para o parto natural em que fossem respeitada a forma mais confortável para o nascer e também, utilizados métodos eficazes não farmacológicos para alívio da dor, valorizando a diversidade etnico-cultural presente no Estado.

 

Após a adequação do espaço, o Centro de Parto  foi ampliado de 2 para 4 suítes com capacidade física instalada mínima de 120 partos/mês, houve a inclusão de protocolo de acolhimento diferenciado etnico-cultural; implantação do parto na água; do parto de cócoras, parto com apoio na rede, parto na banqueta e mantido os partos tradicionais. Hoje há mais uma garantia da oferta qualificada de atendimento as famílias em nosso Estado neste momento tão singular: o nascimento de um filho.