APSREDES

Em Dom Basílio, município de 12 mil habitantes localizado no Sudoeste da Bahia, o monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19 foi implantado antes da confirmação do primeiro teste positivo para a doença. Os profissionais de saúde adotaram uma ficha-padrão, preenchida com informações obtidas por meio de equipes de Saúde da Família, Vigilância à Saúde, Disque Covid-19 e barreiras sanitárias.

Segundo Valiane Loredo Félix, enfermeira e apoiadora institucional da Atenção Básica da SMS de Dom Basílio, a partir do momento em que entram no monitoramento, os casos suspeitos são acompanhados durante 14 dias, a cada 24 ou 48 horas, conforme a gravidade. O acompanhamento é feito por meio de ligação telefônica, conversa pelo WhatsApp ou por visita domiciliar do agente comunitário de saúde. Quando necessário, o paciente é direcionado ao teleatendimento médico ou atendimento presencial.

A equipe monitora entre 250 e 300 pessoas por dia, abrangendo os casos de síndrome gripal, casos confirmados de Covid-19, contatos de casos suspeitos e confirmados, pessoas com sintomas respiratórios leves e os que chegam de viagem ao município.

Até o dia da apresentação, havia cinco casos confirmados, mas ainda não tinha ocorrido nenhum óbito em Dom Basílio em decorrência da Covid-19.

ASSISTA À APRESENTAÇÃO