APSREDES

20200513-banner_ver001

O Brasil é internacionalmente conhecido pelo seu sistema público universal de saúde, orientado pela Atenção Primária à Saúde (APS). Cada território desenvolve estratégias, muitas delas inovadoras, para organizar e adaptar os serviços de saúde visando o enfrentamento dos desafios postos para a saúde pública.

 No combate à pandemia da Covid-19, é muito importante identificar, dar visibilidade, reconhecer e compartilhar iniciativas locais, municipais ou regionais que respondam satisfatoriamente às necessidades de saúde da comunidade.

Pensando em uma estratégia que estimule o debate e divulgue conhecimentos de forma célere, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e a Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil apresentam a iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia, que vai funcionar da seguinte forma:

  • Intercâmbio de Experiências – divulgação imediata das práticas inovadoras adotadas na APS nos sites das instituições parceiras e realização de debates virtuais.
  • Prêmio APS Forte no SUS – após a pandemia, em momento oportuno para as equipes da APS, o Ministério da Saúde e a OPAS/OMS promoverão a seleção e o reconhecimento público das experiências bem-sucedidas.

Como participar

Inscrição aberta a partir do dia 19 de maio até 30 de junho.

Tema

Como o enfoque é a resposta da APS à Covid-19, as experiências participantes devem abordar as seguintes linhas temáticas:

Primeira etapa

Intercâmbio de Experiências

As experiências inscritas serão avaliadas por um Grupo de Curadoria. Os autores das experiências selecionadas participarão de várias atividades, como debates virtuais, e terão acesso a documentos técnicos e científicos para auxiliar no projeto.

Segunda etapa

Prêmio APS Forte para o SUS 2020

Após a conclusão da primeira etapa, todas as experiências inscritas e selecionadas serão automaticamente habilitadas para a segunda etapa. Será estabelecido um cronograma.

Mosaico de Boas Práticas