APSREDES

As equipes de Saúde Bucal do Amazonas, compostas por cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos, se mobilizaram para auxiliar as demais equipes da atenção primária no enfrentamento da Covid-19, com ações de orientação, promoção, acolhimento com escuta qualificada e avaliação de risco dos usuários, além de manter o atendimento odontológico de urgência nos 62 municípios do estado.

O coordenador estadual de Saúde Bucal do Amazonas, Ricardo Rabello, destaca que todas as 563 equipes trabalham efetivamente no combate e na prevenção da Covid-19. “Gostaria de pontuar o apoio aos usuários nas triagens, na avaliação dos sintomáticos, apoio às equipes de monitoramento e prevenção nas barreiras sanitárias de acesso ao município, como portos e aeroportos, visitas domiciliares e telemonitoramento, assim como orientações, palestras e informações transmitidas por meio do rádio à população”, ressaltou.

Segundo o coordenador, os profissionais das equipes de Saúde Bucal já realizavam visitas programadas antes da pandemia e, durante este período, estão indo ao domicílio acompanhando as equipes de Saúde da Família, com atendimentos semanais, para avaliar os usuários acamados, isolados e que possuem dificuldade de locomoção. Outro público viditado é o grupo de gestantes que não estão indo mais à unidade básica de saúde (UBS).

Com a pandemia, o horário de atendimento das UBS foi estendido. “A primeira alteração veio do Ministério da Saúde, com o Programa de Saúde na Hora, onde muitas equipes aderiram ao horário estendido, de 7h às 22h, variando por município, sendo a carga horária total de 60h”, explica Ricardo Rabello.

Para o coordenador, essa experiência ressalta e divulga o trabalho intensivo das equipes de Saúde Bucal como parte relevante dentro das equipes de Saúde da Família e membro ativo e importante da Atenção Primária à Saúde (APS).

Mobilização das equipes de Saúde Bucal no Amazonas reforça a APS no combate à #Covid19