APSREDES

Ministério da Saúde propõe ações de intercâmbio com BRICS

O Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, se reuniu  em Washington com a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Mirta Roses Periago, para explorar uma agenda de cooperação internacional com os países participantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outros países emergentes para realizar ações concretas de intercâmbio e cooperação técnica para o fortalecimento dos sistemas de saúde baseados na Atenção Primária e com cobertura universal.

No dia 10 de maio, o representante do Ministério da Saúde fez uma apresentação sobre “Experiências e Desafios do Brasil  no Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com estratégias baseadas na Atenção Primaria da Saúde” para os funcionários da OPAS e outros convidados especiais.

O secretário debateu também com representantes da OPAS, entre outros pontos, a incorporação de estratégias de reforma dos sistemas de saúde, em uma agenda internacional de cooperação técnica, visando uma  cobertura universal. Essa agenda, promovida pelo Ministério de Saúde do Brasil, será dirigida aos participantes do BRICS e outros países emergentes e terá o objetivo de implementar uma plataforma de cooperação, baseada na gestão de conhecimento  e na transferência de conhecimentos inovadoras desenvolvidos por este grupo de países.

O Secretário de Atenção a Saúde também se reuniu com a equipe da OPAS de Sistemas de Saúde baseados na Atenção Primária de Saúde para debater temas de cooperação técnica entre a OPAS e Brasil em esta área, entre outros temas.

Veja a apresentação do Secretário de Atenção à Saúde:

Helvecio Magalhaes – MS Brasil

 

*Na foto: Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, em reunião com a diretora da Opas, Mirta Roses Periago

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe