Iniciativa valoriza experiências exitosas na Atenção Primária à Saúde e amplia a visibilidade de práticas transformadoras em todo o país
Brasília, 27 de agosto de 2025 – Durante a cerimônia que celebrou os 10 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), lançou oficialmente o Laboratório de Inovação em Saúde da Criança, do Adolescente e dos Jovens na Atenção Primária à Saúde (LIS-CRIAJ).
O lançamento simbolizou não apenas uma celebração, mas também um marco de continuidade no fortalecimento das políticas voltadas à infância e juventude.
A nova iniciativa tem como objetivo identificar, sistematizar e divulgar práticas desenvolvidas por equipes da atenção primária em todo o Brasil, com foco na promoção do cuidado integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens. O LIS Criança, Adolescente e Jovens surgiu da escuta atenta aos territórios: nos encontros regulares com referências técnicas estaduais e municipais, foram apresentadas experiências que evidenciavam a potência do trabalho realizado nas redes de Atenção Primária à Saúde (APS). O reconhecimento da qualidade e diversidade dessas práticas motivou a criação de um espaço estruturado para dar visibilidade a esse conjunto de práticas que constituem um patrimônio coletivo da APS.
“Realizamos periodicamente encontros com referências técnicas de saúde das crianças, adolescentes e jovens, dos estados e das capitais, sempre com espaço para o compartilhamento de experiências”, afirmou Sônia Venâncio, coordenadora da Coordenadoria-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens (CGCRIAJ). Para ela, o impacto desse trabalho na ponta é decisivo: “A PNAISC sai do papel e faz diferença na vida das crianças e das famílias graças ao trabalho de muitas pessoas que atuam nos estados e municípios”.
Inspirado em experiências anteriores conduzidas pela OPAS em outras áreas, o Laboratório foi concebido como uma tecnologia de cooperação técnica, voltada à valorização do que acontece nos territórios. A proposta é reconhecer e sistematizar soluções concretas que qualificam o cuidado, mesmo diante dos grandes desafios enfrentados por profissionais e gestores.
Ancorado nos sete eixos da PNAISC, o LIS Criança, Adolescente e Jovens busca fortalecer a atuação local e estimular o intercâmbio entre experiências. A iniciativa pretende evidenciar a contribuição de equipes que enfrentam contextos desiguais, como os desafios da desnutrição na região Norte, mas que, ainda assim, conseguem implementar inovações relevantes na atenção neonatal e em outros campos do cuidado integral.
“É preciso mostrar ao Brasil e ao mundo o que está sendo feito para salvar a vida das crianças, com a qualificação de profissionais no âmbito da cooperação com a OPAS e com os estados. Mesmo diante das dificuldades — seja de provimento, seja de recursos — o potencial humano existente é imenso”, afirmou Luisete Bandeira, consultora da OPAS e articuladora da iniciativa.
Mais do que reconhecimento institucional e visibilidade pública — formas de valorização simbólica essenciais para o fortalecimento das políticas —, as experiências validadas serão sistematizadas e divulgadas por meio de publicações, vídeos, produtos audiovisuais e materiais de apoio, com o objetivo de ampliar sua disseminação em nível nacional. A expectativa é que a iniciativa amplie a visibilidade das ações que colocam em prática os princípios da PNAISC e fortaleça a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Abertura oficial
A íntegra da cerimônia de lançamento está disponível no canal do DATASUS no YouTube:
🔗 https://www.youtube.com/watch?v=iTO2XtZsATg
Inscrições
As inscrições para o LIS Criança, Adolescente e Jovens já estão abertas e seguem até 19 de setembro de 2025.
Podem participar experiências desenvolvidas por:
Gestores públicos, das esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, que atuem na Atenção Primária à Saúde;
Trabalhadores, das esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, que atuem na Atenção Primária à Saúde.
O site oficial do LIS Criança, Adolescente e Jovens reúne todas as informações sobre a iniciativa, incluindo objetivos, público-alvo, edital completo, eixos temáticos, cronograma e o formulário de inscrição.
Acesse e inscreva sua experiência: https://apsredes.org/lis-criaj