APSREDES

Ministério da Saúde e OPAS Brasil promovem estágio na Espanha para profissionais que ganharam o Prêmio APS Forte no SUS

Iniciou nesta segunda-feira, 27 de março, o estágio dos profissionais de saúde do Brasil na Escola de Saúde Pública de Andaluzia (EASP), com o objetivo de conhecer as principais características do sistema público de saúde espanhol e andaluz, princípios e a política de desenvolvimento e funcionamento da rede de serviços e, principalmente, da Atenção Primária à Saúde com ênfase na assistência de enfermagem. Os profissionais brasileiros foram selecionados por meio do Prêmio APS Forte no SUS, uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil (acesse aqui). Participam também diretores da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Serão discutidos no estágio as boas práticas de saúde e experiências a nível nacional e internacional, que contribuam para a melhoria do sistema de saúde brasileiro. O programa é realizado no âmbito do trabalho colaborativo entre a OPAS/OMS, o governo brasileiro e a Escola de Saúde Pública de Andaluzia, uma instituição do Ministério da Saúde e Consumo.

 Sistema de Saúde do Brasil e de Andaluzia

O programa, respondendo às necessidades e às expectativas expressas pelo Ministério da Saúde do Brasil, pela OPAS e pelos participantes, aborda o funcionamento do serviço de saúde de Andaluzia, em seus aspectos políticos, estratégicos e operacionais, por meio de um debate estruturado com os responsáveis dos diferentes níveis de liderança política e gestão do sistema.
Os primeiros dias ocorrem na sede da EASP em Granada e têm como objetivo contextualizar e caracterizar a estrutura e o funcionamento do Sistema de Saúde Pública da Andaluzia (SSPA) e algumas das inovações nele incorporadas como a Gestão Clínica, os cuidados de enfermagem e a gestão de casos em doentes crónicos, a Escola de Doentes e a Promoção da Saúde. Conhecerão também a organização do Sistema Nacional de Saúde.
Posteriormente, os participantes conhecerão o modelo de organização dos vários tipos de centros de atendimento e a continuidade dos cuidados que são oferecidos aos cidadãos. Isso será feito por meio de visitas e reuniões com as equipes de gestão e atendimento de alguns centros de atendimento, como o hospital Alta Resolución em Guadix, um centro de saúde rural na região de Guadix e Marquesado, o Hospital Virgen de la Victoria em Málaga e o Albaicín Health Centro de Granada.

Histórico de colaboração com o Ministério do Brasil e a OPAS
A OPAS/OMS e a representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil já possuem um longo histórico de colaboração com a Escola Andaluza de Saúde Pública, que é um centro colaborador da OMS. A EASP tem uma vasta experiência na organização de estágios para profissionais com o objetivo de torná-los conscientes dos princípios, políticas e especificamente recursos humanos no campo, bem como o funcionamento de um sistema público de saúde acessível e de cobertura universal, baseado na atenção primária e estruturados em redes de atenção.

Veja as fotos – https://www.easp.es/profesionales-de-salud-de-brasil-se-forman-en-la-escuela-andaluza-de-salud-publica-2/

créditos fotos – EASP

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe