Ministério da Saúde disponibiliza um canal de comunicação para esclarecer dúvidas de gestores de saúde e participantes da operacionalização do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Este canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (horário de Brasília), por meio das seguintes opções:
– Ligação e Whatsapp ☎️ e (+55 11 3061-7965); e
– E- mail (censodasubs@saude.gov.br).
O Censo das UBS tem como objetivo realizar um diagnóstico abrangente das condições de infraestrutura e da oferta de ações e serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é necessária para identificar a realidade local das UBS em relação à infraestrutura, à composição das equipes, à disponibilidade de métodos diagnósticos e de medicamentos, ao escopo de práticas das equipes e a outros aspectos relevantes para garantir a qualidade e a eficiência da APS no SUS.
Materiais instrutivos
O Ministério da Saúde também produziu quatro vídeos que orientam a navegação na plataforma e-Gestor APS para explicar como fazer a manifestação de interesse; o cadastro do respondente do Censo das UBS, para detalhar as informações disponíveis no painel do gestor e para mostrar como é o acesso do respondente ao questionário.
Outros dois materiais técnicos de apoio para a operacionalização do Censo são:
– Manual de Orientações – Utilizando o Sistema do Censo Nacional das UBS (passo a passo);
– Instrutivo de Preenchimento do Questionário.
Todos os materiais do Censo das UBS podem ser utilizados em oficinas nos municípios para que os respondentes do Censo possam participar deste momento da APS, com maior propriedade.
📹 Vídeos instrutivos:
📖 Manual de Orientações:
https://sisapsdoc.saude.gov.br/Censo-ubs
Instrutivo Preenchimento do Questionário do Censo UBS
https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Questionario-CENSO-UBS-2024-1.pdf