APSREDES

Meio milhão de profissionais de saúde serão capacitados por nova iniciativa conjunta da OPAS e dos Estados Unidos

Los Angeles, 8 de junho de 2022 (OPAS) – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) recebeu nesta quarta-feira (8) com satisfação o anúncio dos Estados Unidos sobre o lançamento da Americas Health Corps – Fuerza de Salud de las Americas, uma iniciativa conjunta entre o país e organismo internacional para treinar 500 mil trabalhadores de saúde pública em toda a região nos próximos cinco anos.

A iniciativa, que faz parte do Plano de Ação sobre Saúde e Resiliência nas Américas, tem o intuito de ajudar a região a prevenir, preparar e responder a futuras ameaças pandêmicas e outras emergências de saúde pública, ao mesmo tempo em que garante a prestação equitativa de serviços de saúde a pessoas em comunidades remotas, vulneráveis e marginalizadas.

O objetivo da America Health Corps é fortalecer os sistemas de saúde em toda a região e preparar-se para futuras emergências de saúde, melhorando a transparência, a responsabilidade e a coordenação regional com governos, setor privado e sociedade civil.

Considerando o déficit regional atual de cerca de 600 mil trabalhadores de saúde, principalmente em áreas rurais e carentes, capacitar e equipar esses trabalhadores é uma parte fundamental desta iniciativa.

“Sem profissionais de saúde não há sistema de saúde resiliente, acesso à saúde, nem preparação para pandemias”, afirmou a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne.

Essa nova iniciativa se baseará nos programas de trabalho e mandatos da OPAS para construir sistemas de saúde resilientes com base na atenção primária à saúde, fortalecer funções essenciais de saúde pública e melhorar a preparação e resposta a pandemias nas Américas. Alavancará a capacidade do Campus Virtual da OPAS para alcançar profissionais de saúde em toda a região, inclusive em áreas remotas e desatendidas.

“A pandemia revelou o fato de que não podemos mais ignorar deficiências de longa data em nossos sistemas de saúde”, disse James Fitzgerald, diretor do Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS.

“Acolhemos com satisfação esta oportunidade de trabalhar em conjunto com os Estados Unidos para equipar a próxima geração da força de trabalho em saúde nas Américas”, complementou Fitzgerald.

 

Fonte: paho.org

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe