APSREDES

Manual de orientações para o preparo e administração de medicamentos injetáveis: pacientes adultos e pediátricos

Valorização da Enfermagem

A experiência apresenta manual de consulta elaborado para orientar o preparo e administração de medicamentos injetáveis e, melhorar a segurança do paciente durante as práticas medicamentosas implementadas pela enfermagem. Inicialmente era utilizado pela equipe de enfermagem do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) – Distrito Federal, sendo que atualmente o material está institucionalizado para toda a rede pública do DF e vem sendo utilizado por toda equipe multidisciplinar. Foi elaborado por uma enfermeira, com apoio de farmacêuticos.

 

A iniciativa foi pensada considerando-se a falta de referencial teórico em português, de fácil acesso e compreensão da enfermagem que fundamentasse as práticas medicamentosas (principalmente em neopediatria) e a falta de padronização no preparo e administração de medicamentos injetáveis.

 

Destacam-se os seguintes resultados a partir do uso do material: a) melhoria no processo de medicação: diminuição da incidência de obstrução por incompatibilidade, padronizações (reconstituição, diluição, tempo de administração, guarda e acondicionamento dos frascos multi doses); b) envolvimento, engajamento, empoderamento da enfermagem para o processo de medicação; c) melhoria na segurança do paciente ( menor incidência de erros).