APSREDES

Mame: Estratégia para a implantação das Unidades Básicas Amigas da Amamentação

Ampliação do escopo de práticas

Desde o ano de 2000, a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro/RJ vem investindo na implantação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), que visa a promoção, proteção e apoio à amamentação na rede Básica de Saúde. O Projeto MAME (Movimento em Prol do Aleitamento Materno Exclusivo) foi desenvolvido na CAP 3.1, a partir do segundo semestre de 2014, com objetivo de atuar junto as unidades de saúde, conhecendo a rotina de trabalho e implantando novas metodologias com o intuito de sensibilizar os profissionais em relação a importância das ações voltadas para a amamentação e preparar a Unidade para receber o título IUBAAM. Foram realizados mais de 50 treinamentos para mais de 500 profissionais, desde porteiro até médico, como o objetivo de capacitar os trabalhadores  e inserir a metodologia do IUBAAM nas Unidades de Saúde trabalhando com a gestante e criança do território.

A partir desta experiência, a CAP 3.1 passou a receber o leite doado das Unidades e encaminhar para a Maternidade Herculano Pinheiro. Essa captação de leite humano durante os anos de 2014 à 2018 supriu  95%  da  demanda da Maternidade, atendendo especialmente os bebês prematuros. Além disso, as 21 Unidades onde o trabalho foi implantado tiveram uma melhor organização dos fluxos da linha de cuidado da mulher e criança, garantindo acesso e qualidade na assistência prestada; houve também uma ampliação do acesso do homem através da implantação do pré natal do parceiro; também foi criado um grupo para discussão de uma nova Política de Aleitamento Materno para o município do Rio de Janeiro e está em andamento um estudo, em conjunto com a SMS e IFF/RJ, para transformação dos postos de recebimentos humanos em sala de coleta com participação na Rede Global de Banco de Leite Humano.

Esta experiência revelou-se uma ferramenta transformadora no processo de trabalho, impactando diretamente no monitoramento dos indicadores da gestante, da criança e na prevenção da morbi-mortalidade infantil.