APSREDES

Lockdown e isolamento social serão tema de encontro online do CNS, Opas e Fiocruz, nesta quarta, 13

Reunião do Comitê para Acompanhamento da Covid-19 terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Conselho

Com o aumento exponencial de casos de Covid-19 no Brasil, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem defendido medidas amplas de distanciamento social. Com o agravamento dos casos e serviços de saúde atingindo níveis críticos em alguns municípios, o CNS passou a recomendar que os territórios adotem medidas ainda mais restritivas de distanciamento social por meio da implementação do chamado “lockdown”. Para dialogar com a sociedade sobre esse assunto, o Conselho realizará na próxima quarta-feira (13/05), às 18h30, um encontro online transmitido pelo youtube.

O encontro será uma reunião aberta e ampliada do Comitê para Enfrentamento à Covid-19 CNS. Para a atividade, foram convidados a médica, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross e o médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Claudio Maierovitch. Os participantes vão falar sobre a importância das medidas de isolamento social e “lockdown” para salvar vidas. O diálogo será conduzido pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto.

 

O que é lockdown?

Oriunda do inglês, a expressão “Lockdown” na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Embora não tenha uma definição única, tem sido utilizada para designar uma medida mais radical para que haja distanciamento social, uma espécie de bloqueio total para que as pessoas fiquem em casa.

 

Comitê para Acompanhamento da Covid-19

Para monitorar com celeridade os assuntos relacionados ao Novo Coronavírus e reforçar o trabalho da mesa diretora, o CNS instalou, em março de 2020, um Comitê para Acompanhamento da Covid-19. Desde então, o colegiado realiza reuniões periódicas online para avaliar e deliberar ações neste período de combate à pandemia. Fazem parte, a mesa diretora do Conselho, a Secretaria Executiva, a Assessoria de Comunicação, as coordenações dos Fóruns de Trabalhadoras e Trabalhadores em Saúde (Fentas), o Fórum de Usuárias e Usuários do SUS (ForSus), além de representações da gestão e prestadores de serviço.

 

Serviço

O quê? Encontro online do Comitê para Acompanhamento da Covid-19 do CNS

Quando? quarta-feira (13/05), às 18h30

Onde? Canais do CNS no youtube

Como? acessar os canais no dia e horário marcado

 

 

fonte: susconecta

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe