APSREDES

Livro sobre o cuidado das condições crônicas na APS será lançado em abril

De autoria de Eugênio Vilaça Mendes, o livro O Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde é a primeira publicação do Laboratório de Inovações – Atenção às Condições Crônicas na Atenção Primária em Saúde no marco das RAS, coordenado pela OPAS Brasil e Conass, com apoio do Ministério da Saúde e Conasems.

 

No livro, Eugênio Vilaça faz uma análise da história da Atenção Primária no sistema público de saúde brasileiro até chegar ao Programa da Saúde da Família (PSF). “A análise do PSF mostrou que essa política de atenção primária foi um sucesso dentro dos limites em que ela se desenvolveu.  Contudo, a permanência de problemas estruturais não solucionados fez com que esse ciclo evolutivo do PSF se esgotasse”, afirma o autor. Para Vilaça, é necessário inaugurar um novo ciclo que vai se caracterizar pela consolidação da Estratégia da Saúde de Família (ESF). Ele aponta os problemas estruturais que impedem a APS de ser resolutiva e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS’s) e sugere soluções para cada um desses problemas.

 

Eugênio Vilaça descreve ainda, nessa obra, as principais mudanças na APS para o manejo das condições crônicas e traz experiências nacionais e internacionais de instituições de saúde que ousaram mudar o modelo de atenção. Saiba mais sobre o livro nesta entrevista exclusiva que Eugênio Vilaça concedeu à equipe do Portal para Gestores sobre Redes de Atenção e APS.

 

Acesse a entrevista

 

O livro estará disponível para download neste Portal em abril.

 

Vanessa Borges

Agência de notícias do Portal Redes e APS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe