APSREDES

Guia do SUS: instrumento para acesso ágil e oportuno à Rede de Atenção à Saúde

Minas Gerais

Português

A experiência “Guia do SUS: instrumento para acesso ágil e oportuno à Rede de Atenção à Saúde” de Minas Gerais foi inscrita pela autora Rita Costa, consultora em Gestão e Planejamento em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sarzedo/MG. “O contexto que a gente quer evidenciar é que durante o processo de elaboração do PMS 2022 – 2025 foram identificados pelos gestores e Conselho Municipal de Saúde os nós críticos: desconhecimento do funcionamento da Rede de Atenção à Saúde pela população local; a sobrecarga no serviço de urgência e emergência (UPA), por demandas que poderiam ser solucionadas na APS; e, além disso, demandas administrativas (solicitações de informações) no setor de Regulação que poderiam ser buscados na APS”, explicou.

“Foi identificada a necessidade de organizar os fluxos de encaminhamentos entre os profissionais e divulgar para a população como isso estava acontecendo e foi estabelecida como um caminho para melhorar o acesso à Rede de Atenção à Saúde, no município de Sarzedo, Minas Gerais, Brasil. O primeiro objetivo foi apresentar à população os serviços de saúde instalados no Município, promover ações de educação permanente para redirecionamento dos fluxos e processos de trabalho nas equipes, elaboração do Guia do SUS de Sarzedo e Validação do Guia do SUS com profissionais e conselheiros de saúde”, comentou Rita Costa.

Para isso, foram desenvolvidas atividades para construção e consolidação do Guia. De acordo com a apresentadora, durante a etapa de validação do Guia com o Conselho de Saúde, e, também, nas Rodas de Conversas com atores estratégicos foram discutidos aspectos organizacionais da RAS; identificados gargalos nos processos de trabalho da APS e Atenção Especializada que dificultam o acesso da população, e também, consensos e dissensos sobre os fluxos para acesso aos serviços de saúde disponíveis no município.

Os objetivos fortaleceram o papel fiscalizador e propositivo do Conselho de Saúde. “Além dos resultados já evidenciados, o Guia do SUS de Sarzedo contribuirá, a curto e médio prazo, para a melhoria do acesso da população, por meio da entrega de informações claras sobre a localização e serviços oferecidos em cada ponto de atenção”, pontuou a autora.

Sobre o alcance do Guia, Rita Costa comentou: “A gente precisa, de fato, medir o impacto do Guia, ainda não temos, vamos construir, queremos medir se melhorou e se a população mudou a forma como chegar na UPA, isso está no nosso radar. Sobre o acesso ao Guia, a população recebe como um instrumento de trabalho que o agente comunitário leva até a população e conta sobre a importância do material, e também, pensamos em disponibilizar no meio digital para ser acessível a todos”.

A experiência participou da primeira live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, realizada no dia 19 de abril, que está disponível no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, e em espanhol.

transmissão em português

retransmitido en español