APSREDES

Zap Odonto: exemplo de Teleodontologia consolidada em Teresina-Piauí

Identificação do autor responsável
Nome Município
Marina Lua Vieira de Abreu Costa Teresina
Autores do relato
Nome Município
Marina Lua Vieira de Abreu Costa Teresina
KALINE DE PADUA OLIVEIRA BRANDAO Teresina
DANTE OLIVEIRA DE ALMENDRA FREITAS Teresina
MANOELA MARIA PEREIRA SOARES GONCALVES Teresina
Contextualização/introdução
A pandemia de COVID-19 foi um desafio global em todos setores, especialmente para os serviços de saúde. Na Odontologia, além da proximidade de contato entre profissionais e pacientes, o próprio ambiente do consultório e os procedimentos comumente realizados no cotidiano do profissional poderiam representar um risco de contaminação pelo Sars-CoV-2. A Resolução CFO-226 admite que, enquanto durar o estado de calamidade pública, a teleorientação pode ser realizada por Cirurgião-Dentista para identificar a partir de questionário pré-clínico o melhor momento para a realização do atendimento presencial. Mais recentemente, o Ministério da Saúde assinou a portaria que regulamenta o programa Telessaúde Brasil, para atendimentos especializados médicos a distância a municípios localizados em áreas remotas, rurais e indígenas do país.
Justificativa
Com a suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos, determinada por decreto municipal, a prefeitura municipal de Teresina – PI implantou um sistema de comunicação direta com a população mediante o uso de aplicativo de mensagens (WhatsApp©️), sendo este conhecido como ZAP ODONTO.
Objetivo(s):
Teleorientação odontológica, Classificação de Risco, Regulação e Ouvidoria.
Metodologia e atividades desenvolvidas

Por esse canal, os usuários do serviço têm contato virtual direto com Cirurgiões-Dentistas, os quais os orientavam quanto à possibilidade de aguardar a normalização dos atendimentos eletivos e, em casos de urgência odontológica, a procurarem os serviços de uma forma organizada e nas unidades que possuem plantões odontológicos. Dessa forma, evitou-se gerar aglomerações nos serviços públicos de urgência odontológica, orientando a procurarem as unidades corretas. Com o avançar do tempo pandêmico, foi necessário que o Zap Odonto atuasse como classificação de risco e regulação odontológica, para referenciar os pacientes atendidos na urgência que necessitavam de atendimento especializado (endodontia, radiologia, cirurgia de terceiros molares, odontopediatria, etc.). Os dentistas plantonistas enviavam via Google Forms os dados dos pacientes e estes eram contactados e confirmados para o melhor aproveitamento das vagas disponíveis, bem como orientados a comparecerem no horário correto a fim de evitar aglomerações. Com o retorno dos atendimentos eletivos, a regulação voltou a ser realizada a partir do sistema Gestor Saúde, mas as marcações da Prótese Dentária continuam sendo realizadas via Zap, dada a necessidade de confirmação com os laboratórios de prótese credenciados, bem como a grande demanda de pacientes para a oferta atual de vagas. Hoje, o Zap Odonto permanece funcionando em horário comercial de seg a sex como serviço de teleorientação odontologica além de ser uma valiosa ferramenta de Ouvidoria, recebendo diariamente dúvidas, sugestões, reclamaçoes e elogios.

Quais os resultados alcançados
Em mais de 2 anos de funcionamento ininterrupto, o Zap Odonto já atendeu mais de 20.000 usuários. Durante o primeiro período mais crítico da pandemia, evitamos que 13,9% dos usuários se dirigissem às unidades de saúde desnecessariamente. Ao funcionar como regulação, foram feitos na sua plataforma mais de 13000 encaminhamentos.
Considerações finais
O Zap Odonto é um sistema inovador, sendo um dos primeiros canais de atendimento direto da população com cirurgiões-dentistas a partir do uso de tecnologia no país. Além disso, mesmo após o contexto da pandemia, continua sendo uma ferramente valiosa de conexão direta dos usuários, mostrando os benefícios que a Teleodontologia pode e deve promover.
Galeria de Imagens