A pandemia de COVID-19 foi um desafio global em todos setores, especialmente para os serviços de saúde. Na Odontologia, além da proximidade de contato entre profissionais e pacientes, o próprio ambiente do consultório e os procedimentos comumente realizados no cotidiano do profissional poderiam representar um risco de contaminação pelo Sars-CoV-2. A Resolução CFO-226 admite que, enquanto durar o estado de calamidade pública, a teleorientação pode ser realizada por Cirurgião-Dentista para identificar a partir de questionário pré-clínico o melhor momento para a realização do atendimento presencial. Mais recentemente, o Ministério da Saúde assinou a portaria que regulamenta o programa Telessaúde Brasil, para atendimentos especializados médicos a distância a municípios localizados em áreas remotas, rurais e indígenas do país.
Com a suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos, determinada por decreto municipal, a prefeitura municipal de Teresina – PI implantou um sistema de comunicação direta com a população mediante o uso de aplicativo de mensagens (WhatsApp©️), sendo este conhecido como ZAP ODONTO.
Em mais de 2 anos de funcionamento ininterrupto, o Zap Odonto já atendeu mais de 20.000 usuários. Durante o primeiro período mais crítico da pandemia, evitamos que 13,9% dos usuários se dirigissem às unidades de saúde desnecessariamente. Ao funcionar como regulação, foram feitos na sua plataforma mais de 13000 encaminhamentos.
O Zap Odonto é um sistema inovador, sendo um dos primeiros canais de atendimento direto da população com cirurgiões-dentistas a partir do uso de tecnologia no país. Além disso, mesmo após o contexto da pandemia, continua sendo uma ferramente valiosa de conexão direta dos usuários, mostrando os benefícios que a Teleodontologia pode e deve promover.