APSREDES

Uso do WhatsApp para abordagem integral da gestante: melhorando indicadores de saúde e desmistificando o pré-natal odontológico

Identificação do autor responsável
Nome Município
Elisa Shizuê Kitamura Leopoldina
Autores do relato
Nome Município
Elisa Shizuê Kitamura Leopoldina
Liliane Rodrigues Gonçalves Silva Leopoldina
Amanda Melchiades Araújo Leopoldina
Contextualização/introdução

A necessidade de melhorar os indicadores de saúde monitorados pela Equipe de Saúde da Família aliada à prestação de cuidado integral e continuado aos usuários adscritos, especialmente as gestantes, fez com que, durante reunião de equipe, houvesse o planejamento de uma nova abordagem. As tecnologias da informação podem ser aliadas na mudança do processo de trabalho. Pensando-se nas gestantes, nessa fase repleta de mudanças na qual a mulher encontra-se receptiva à aquisição de novos conhecimentos e hábitos, este grupo foi escolhido para uma abordagem inicial. O trabalho em equipe foi fundamental, do cadastro até a teleconsulta, na perspectiva do vínculo e do acolhimento.

Justificativa

Os resultados insatisfatórios dos indicadores do Previne Brasil alcançados em 2021 pela equipe motivaram o planejamento de estratégias de ação para melhoria dos indicadores. A baixa adesão das gestantes ao pré-natal odontológico apoiada por uma cultura de não tratamento dentário durante a gestação era um entrave levantado pela equipe.

Objetivo(s):

Melhorar os indicadores 1, 2 e 3 do Previne Brasil;
Aumentar a adesão das gestantes ao Pré-Natal na unidade;
Criar um canal de comunicação mais próximo entre a equipe e a gestante;
Prestar teleatendimento.

Metodologia e atividades desenvolvidas

O uso do aplicativo WhatsApp foi eleito por ser abrangente e gratuito. A conta comercial foi criada com o número de telefone fixo da unidade. A partir daí, todas as gestantes foram contactadas por mensagens. Receberam “posts” sobre a importância do pré-natal, incluindo o odontológico, podiam agendar sua consulta por mensagem, tirar dúvidas e fazer solicitações sobre seu pré-natal (teleconsultas).

Quais os resultados alcançados

Os resultados foram mensurados a partir dos indicadores do Previne Brasil, comparando-se os obtidos em 2021 com aqueles alcançados no 1º quadrimestre de 2022 (indicador 1 – de 0% para 25%; indicador 2 – de 8% para 75%; indicador 3 – de 8% para 75%). Os objetivos foram cumpridos, entretanto novos desafios se apresentam.

Considerações finais

Essa experiência foi importante para melhoria dos indicadores e estímulo do trabalho em equipe. Apesar de simples é inovadora na utilização da ferramenta e na abordagem da gestante, aproximando a equipe da usuária e fortalecendo o vínculo. Pode ser replicada facilmente em qualquer comunidade. As principais dificuldades dizem respeito à logística (computadores, smartphone e internet) e ao estabelecimento de tempo de resposta da equipe. A abordagem da Equipe de Saúde deve acompanhar o surgimento de novas tecnologias de comunicação, sendo incorporadas ao processo de trabalho da equipe.

Galeria de Imagens