APSREDES

Uso da Teleodontologia como ferramenta educativa e promoção à saúde no pré-natal odontológico

Identificação do autor responsável
Nome Município
Marcia Helena Destro Nomelini Uberaba MG
Autores do relato
Nome Município
Isadora Moraes Mundim Prado Uberaba MG
Alessandra Cristina de Araujo Siega Uberaba MG
Contextualização/introdução

A pandemia de COVID-19 representou um desafio aos sistemas de saúde, devido ao rápido contágio e transmissão, bem como a severidade da doença. E seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, naquele momento, alguns serviços de saúde bucal não essenciais estiveram paralisados, e foram seguidas as recomendações de isolamento e distanciamento social.
Uma vez que os serviços de Saúde Bucal ofertados pelo Sistema Único de Saúde vão além do tratamento odontológico curativo, a promoção de saúde bucal que está inserida no conceito amplo de saúde, sofreu muitos prejuízos no início a pandemia. Com a preocupação pelo avanço e gravidade da COVID-19, os usuários do sistema de saúde o procuravam para o atendimento emergencial e curativo, ficando assim, a promoção de saúde e prevenção de agravos em segundo plano, rompendo abruptamente o vínculo existente entre os serviços de assistência à saúde, como exemplo os grupos de gestante que aconteciam de maneira presencial.
As ações de promoção de saúde contemplam a educação em saúde, o trabalho com abordagens sobre os fatores de condicionantes e determinantes tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outros agravos. Compreendem ações que objetivam a apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença, assim como possibilitam ao seu receptor, a mudança de hábitos, apoiando-se na conquista de sua autonomia quanto ao auto cuidado, a prevenção de danos e a apropriação e transmissão de conhecimentos.
A maneira escolhida, pelo Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Uberaba, em retomar o vínculo entre as gestantes e os cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde e oferecer-lhes a promoção de saúde foi utilizar-se da teleodontologia, a odontologia a distância mediada por tecnologias. Avistou-se a possibilidade em viabilizar o atendimento odontológico à distância, por meio de tecnologias digitais, que vem sendo muito utilizada devido as condições impostas pela pandemia. Nota-se, no contexto atual, a presença cada vez maior das Tecnologias Digitais nas relações sociais, na cultura, na política, no trabalho, na economia, na educação e, também na saúde, onde há a possibilidade de se conectar, informar e interagir em tempo real.
O grupo prioritário escolhido para se utilizar da teleodontologia foi o de gestante, por saber da importância em lhes assegurar a atenção no pré-natal e que sua condição de saúde bucal pode influenciar no nascimento dos recém-nascidos, e também oferecer uma experiência gratificante no período gestacional. Essa fase é caracterizada por estarem ávidas e receptivas por informações que lhes ajudem no período da gravidez e acessíveis à mudança de comportamento em saúde.

Justificativa

Com a pandemia de COVID-19, as ações de promoção de saúde, prevenção de agravos e atenção ao cuidado da gestante, como os grupos de gestante presenciais, sofreram prejuízo e precisaram ser interrompidas. Por se tratarem de atividade coletiva que gerava aglomeração e estava na contramão das recomendações de isolamento e distanciamento social preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) necessitaram ser extintos. Devido a importância da promoção, proteção e educação em saúde a este grupo prioritário e ainda, somado ao fato de que as gestantes estarem receosas em procurar as Unidades de Saúde na tentativa de se preservarem do contágio da COVID-19, os gestores se viram na necessidade de criar uma alternativa para solucionar a interrupção desse serviço e resgatar o vínculo com este público.
Considerando que determinantes sociais influenciam na incidência de problemas de saúde, e que estes podem ser alterados por ações baseadas na transmissão de informação, o Departamento de Saúde Bucal formulou uma estratégia unindo estes dois eixos. Somando-se ao fato das tecnologias digitais e o uso de ambientes virtuais serem de fácil e rápido acesso e também reconhecidos na facilitação da aprendizagem.
Acreditando que o avanço em tecnologias interativas em saúde é uma opção efetiva e segura para facilitar a interação entre profissionais da saúde e os usuários do serviço, a teleodontologia foi a escolha para a reaproximação entre estes atores pois é entendida por orientar sobre situações de saúde por meio digital. A pandemia está sendo um marco na revolução tecnológica do setor, pois impôs a necessidade de novas estratégias e adequação dos serviços para a atuação frente à realidade de distanciamento social.
Dentre as vantagens da utilização das ferramentas da teleodontologia, podemos citar a redução da exposição a riscos, alcance rápido, aumento da eficiência na gestão de recursos de saúde, redução nos gastos e custos e integração de profissionais da Rede de Atenção à Saúde Bucal, dentre outras.
Destaca-se, então, a estratégia de otimizar o uso de tecnologias digitais para compartilhamento de conteúdo relevante de saúde de qualidade, na tentativa de resgatar os laços entre os atores da assistência à saúde e a retomada às ações coletivas de promoção de saúde, prevenção de agravos e educação em saúde bucal mediante ambientes virtuais.
Com a teleodontologia, o intuito de restabelecer o vínculo entre cirurgiões-dentistas e gestantes e de oferecer assistência odontológica com qualidade, nesta ação, efetivou-se com a produção de conteúdo digital de promoção de saúde.

Objetivo(s):

Objetivos Geral
Descrever a experiência da aplicabilidade da teleodontologia para o grupo prioritário de gestantes, com o intuito de promover a saúde bucal no pré-natal odontológico.
Objetivos Específicos
Desenvolver ações de Teleodontologia, para a linha de cuidado das gestantes, a fim de transmitir informações e orientações de saúde, através de mídia social;
Produzir e transmitir vídeos, por via digital, do pré-natal odontológico, a fim de estimular o autocuidado e a capacidade de tomadas de decisão no que tange à prevenção de agravos e à promoção de saúde das gestantes.
Restabelecer o vínculo das gestantes com os cirurgiões dentistas da atenção primária, visando assim amenizar os prejuízos à saúde gerados pelo distanciamento.

Metodologia e atividades desenvolvidas

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Bucal, a fim de minimizar os efeitos gerados pelo distanciamento social entre cirurgiões dentistas e gestantes, optou por desenvolver, disponibilizar e transmitir conteúdos de educação em saúde de maneira virtual àquele público-alvo, criando assim, uma ação para a transmissão destas informações e orientações por meio de tecnologias digitais.
O projeto piloto desta ação iniciou-se quando, em setembro de 2020, a chefe do Departamento de Saúde Bucal propôs a 6 cirurgiãs-dentistas compor uma equipe que produziria os vídeos de educação em saúde a serem posteriormente disponibilizados a todos os cirurgiões-dentistas da Atenção Básica a fim de recuperar o vínculo antes existente com as gestantes.
A partir de outubro de 2020, a equipe passou a se reunir remotamente, através de um grupo via aplicativo WhatsApp®, e iniciou as discussões dos objetivos, metodologia, finalidade e temas a serem ofertados e como seriam feitos os vídeos educativos. Estes teriam o tempo de duração curto a fim de manter a atenção da gestante. Naquele momento, foi eleito o aplicativo WhatsApp Business® como canal de integração e distribuição destes vídeos para as gestantes e o aplicativo Canva® para produção dos vídeos.
Nesta mesma etapa, a equipe criou um grupo teste no aplicativo citado, onde foram produzidas todas as suas configurações (mensagem de saudação, fotos, vídeos e textos explicativos) e que posteriormente foram disponibilizados aos CDs para cada um construir o grupo de gestante em sua Unidade de Saúde seguindo todas as padronizações. Assim, todos os grupos manteriam a mesma foto de perfil, mensagem de saudação e de ausência, e diferenciando apenas os dados pessoais de cada grupo (endereço, telefone e horário de atendimento da Unidade).
Com resultado positivo do grupo teste, em dezembro de 2020, os cirurgiões dentistas da Atenção Básica participaram de uma reunião presencial (que seguiu o protocolo sanitário do município) na qual receberam o apoio necessário da equipe para a inserção do WhatsApp Business® em seus celulares pessoais. Com expressiva colaboração dos mesmos, um cirurgião-dentista(CD) de cada Unidade de Saúde seguiu as etapas propostas, criando o grupo, utilizando-se de vídeos explicativos, fotos e textos, os quais foram disponibilizados, com as padronizações recomendadas. Após esta reunião, cada Unidade de Saúde contava com um grupo de gestantes criado no aplicativo de mensagens. Assim, a ação passou para uma próxima etapa.
Cada Equipe de Saúde da Família fez a busca ativa das gestantes adscritas ao seu território, bem como as que, mesmo de outras áreas, utilizam a referida Unidade Básica para atendimento médico e/ou odontológico. Nessa etapa foi fundamental a participação multiprofissional da equipe de saúde da família, principalmente na colaboração das Agentes Comunitárias de Saúde na busca-ativa. Com os telefones das gestantes, e as mesmas sendo informadas sobre o objetivo do grupo e o aceite por parte delas, cada cirurgião-dentista as adicionaram ao grupo. Percebeu-se um engajamento de toda a Unidade de Saúde em torno desta ação, desde todos profissionais das Estratégias de Saúde da Família, a ginecologistas e pediatras. Vínculo percebido também por parte das gestantes que aceitaram prontamente a participar, pois viram uma oportunidade de aproximação da assistência e acesso a informações de credibilidade que se apropriariam no autocuidado e na transmissão destas para seus filhos e família. Mesmo após o nascimento do bebê, foi percebida a permanência da puérpera no grupo que, em momento algum foi excluída, e tiveram a liberdade de sair ou permanecer no grupo.
Assim, quinzenalmente a equipe formada pelas 6 cirurgiãs-dentistas enviou no grupo de WhatsApp® do Departamento (canal de comunicação entre o Departamento de Saúde Bucal e todos os CDs da Atenção Básica) um vídeo novo. Assim, os demais cirurgiões-dentistas retransmitiam este mesmo vídeo em seus grupos. Excepcionalmente eram enviados vídeos semanalmente.
Com estas etapas concluídas, o Departamento de Saúde Bucal pôs em prática a teleodontologia, cumprindo seu papel na característica de teleorientação.
Durante todo o ano de 2021 e até a presente data, a equipe se reuniu, periódica e remotamente, para a produção dos vídeos que estão sendo lançados até a presente data.
Os temas de educação em saúde propostos nos vídeos disponibilizados ao grupo de gestantes abrangeram sempre a promoção da saúde, a prevenção dos agravos e estímulo ao autocuidado, como a importância do tratamento odontológico na gravidez, importância da amamentação, desmistificação o atendimento odontológico na gravidez, abordando temas como uso de anestésicos, radiografias, amamentação da gestante com COVID-19, principais manifestações bucais no bebê, alterações na cavidade bucal da gestante, dentre outros.

Quais os resultados alcançados

Foram criados 40 grupos de WhatsApp®, em cada Unidade de Saúde do Município de Uberaba-MG, com as gestantes cadastradas em cada área de abrangência. Foram compartilhados, até o presente momento, 45 vídeos para 648 gestantes e puérperas, contemplando 90% das usuárias cadastradas nas Equipes de Saúde da Família.
O envolvimento foi tal, que as gestantes entraram em contato com os cirurgiões-dentistas espontaneamente para compartilharem dúvidas e para agendarem consulta odontológica durante o pré-natal, tanto enfatizada nos vídeos lançados nos grupos. O engajamento foi tal, que percebeu-se que após o puerpério, muitas permaneceram no grupo.
Esta ação se mostrou eficiente quanto a aplicabilidade e sustentabilidade, uma vez que se utilizou de mídia digital de fácil acesso e de um aplicativo já existente e com seu uso amplamente utilizado na população. Aproveitou-se dos recursos desta tecnologia para transmissão de informações de saúde e sua efetividade envolve, sobretudo a apropriação delas pelas gestantes, com isso aumentando o vínculo com os cirurgiões-dentistas.

Considerações finais

A ação proposta atingiu os objetivos, uma vez que estabeleceu a integralidade no cuidado, possibilitou a construção e ampliação do saber, ofereceu qualidade de informação, com acesso universal e equânime, promoveu a saúde bucal, prevenção de doenças, e restabeleceu o vínculo entre os cirurgiões-dentistas da Atenção Primária com a gestantes, o público-alvo almejado.
Foi confirmada o êxito da Teleodontologia na educação em saúde com as gestantes, uma vez que o meio digital foi bem aceito pela população alvo e também pela equipe envolvida, devido à facilidade de reprodução dos vídeos. Além disso, a Prefeitura de Uberaba já está à frente e com pioneirismo na aplicação da Teleodontologia, pois, conforme a Nota Técnica publicada pela Secretaria de Estado de Saúde será contada como meta do ano de 2022 no tratamento e acompanhamento das gestantes, o que já vem ocorrendo desde o ano de 2020 no Município.
Para a Saúde Bucal esta nova ferramenta representa, ao mesmo tempo, um avanço significativo e um grande desafio. Um novo espaço de práticas e relações a serem construídas com possibilidades de reorientar o processo de trabalho e a própria inserção da saúde bucal no âmbito dos serviços de saúde. Almeja-se uma possibilidade de aumento de cobertura, de efetividade na resposta às demandas da população e de alcance de medidas de caráter coletivo. As maiores possibilidades de ganhos situam-se nos campos do trabalho em equipe, a abordagem multiprofissional, as parcerias com instituições de ensino, as relações com os atores, implicando uma nova forma de se produzir o cuidado em saúde bucal.
Tendo em vista o alcance e sucesso obtidos, acredita-se que é possível expandir o trabalho de Teleodontologia para outros públicos alvo, por meio da transdisciplinariedade, mesmo no cenário pós-pandemia. Ressalta-se ainda que esta ação tem sua sustentabilidade baseada em recursos humanos próprios da secretaria de saúde do município, sem demanda extras de custos financeiros e baseou-se em um trabalho mútuo de todos os cirurgiões dentistas.

Galeria de Imagens