APSREDES

Uso da Acupuntura Auricular como Estratégia de Condicionamento para o Atendimento Odontológico de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE)

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Isaac Wilson Pereira de Almeida Queimadas, Paraíba
Erika Lima de Oliveira Maciel Queimadas, Paraíba
Sheila Aparecida Lourenço Queimadas, Paraíba
Contextualização/introdução

A presente experiência tem seu desenvolvimento no município de Queimadas-PB, através da articulação do Centro de Especialidades Odontológicas por meio da Especialidade PNE, conjuntamente com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e principalmente o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), contando com o apoio do gestão municipal e coordenação de saúde bucal. Oportunizando a captação de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) no município e a validação de um condicionamento eficiente através do uso da Acupuntura Auricular que garanta a adesão ao tratamento odontológico por meio do manejo de condições e agravos em saúde, como transtornos de ansiedade e fobias.

Justificativa

A necessidade de uma ação nesse escopo se justifica pela grande taxa de evasão dos tratamentos odontológicos da especialidade PNE, com destaque para pacientes com condições de alteração da ordem psíquica, permeados por fobias e transtornos de ansiedade, responsáveis por maximizar as condições de vulnerabilidade na saúde sistêmica e oral pelo fato de prolongar os períodos de visita as UBS’s e principalmente ao CEO. Além de agregar complexidade na condução dos atendimentos desses pacientes, em vista dessas barreiras atribuírem falta de colaboração e construção de vínculos e não oportunizar a realização de diversos procedimentos de maior invasividade e/ou complexidade.

Objetivo(s):

Promover a articulação dos diversos serviços em saúde do município de Queimadas-PB, oportunizando a garantia de assistência odontológica aos pacientes com necessidades especiais, reduzindo aspectos de vulnerabilidade e atribuindo maior qualidade de vida.

Metodologia e atividades desenvolvidas

A integração dos serviços do município de Queimadas-PB, teve seu início de desenvolvimento em dezembro de 2018, através de um estágio não obrigatório enquanto acadêmico, do atual Cirurgião-Dentista da especialidade PNE do CEO do município, se estendendo aos demais anos, com suspensão em virtude da pandemia do Covid-19 e retorno no ano de 2021.
Inicialmente a articulação teve como a proposta de realizar educação e promoção de saúde por meio de palestras e rodas de conversa no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), reforçando a importância dos cuidados orais e realizando levantamento das necessidades dos usuários para posterior encaminhamento ao CEO. No entanto, em vista da identificação das barreiras de condicionamento existentes, seja por receios atuais ou experiências odontológicas passadas, se fez necessário, o desenvolvimento de novas abordagens que garantisse a adesão e o correto desenvolvimento das condutas odontológicas.
Nesse sentido, foi proposto e realizado a inserção do uso da Acupuntura Auricular, através do uso de sementes aplicadas no pavilhão auricular como forma de manejar e reduzir os sintomas de ansiedade e medo, sendo essa, uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), não invasiva, de baixo custo, considerando que para sua realização utiliza-se apenas, sementes de mostarda ou couza, esparadrapo, pinça anatômica e uma placa de acupuntura de baixo custo. Promovendo assim, a adequação e restabelecimento da saúde oral através de atendimentos clínicos ambulatoriais no CEO de acordo com as necessidades dos pacientes previamente determinadas.

Quais os resultados alcançados

Como resultado da integração, do período de dezembro de 2018 a março de 2019 foram assistidos uma média de 10 pacientes, os quais, após avaliação clínica, deram início ao tratamento odontológico integrado ao CAPS e tiveram seu tratamento totalmente concluído. Após esse teste, que pode se considerar uma experiência piloto, esse número de pacientes ao longo dos anos se expandiu, tendo grande busca do serviço por parte dos próprios pacientes e familiares, seja através do CAPS, da UBS ou diretamente no CEO.
Contando com a realização de diversos procedimentos odontológicos ambulatoriais, desde terapias cirúrgicas com exodontias múltiplas, terapia periodontal com raspagem e alisamento-corono radicular, terapia endodôntica e reabilitações orais com restaurações e prótese dentária.

Considerações finais

Nesse contexto o uso terapia de acupuntura, foi responsável por minimizar as barreiras de condicionamento e permitir a realização de inúmeros tratamentos odontológicos no município de Queimadas, que permeiam até os dias atuais, com vínculo duradouro e que possibilita o correto acompanhamento desses pacientes. Como lição da experiência, fica evidente a real necessidade de agregar a humanização nos serviços como forma de entender o usuário e responder aos seus anseios e necessidades. Sendo a integração da rede de serviços um espelho dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), representando a superação do modelo de atenção hierarquizado e fragmentado, possibilitando assim, um cuidado integral e contínuo do indivíduo. Atuando essa articulação como uma estratégia de incentivo ao protagonismo do usuário e a redução de agravos em saúde.

Galeria de Imagens