APSREDES

Telessaúde Bucal: Uma Estratégia de Ampliação do Acesso à Saúde

Identificação do autor responsável
Nome Município
Ivana Cristina Martins de Oliveira Mossoró/RN
Autores do relato
Nome Município
Ivana Cristina Martins de Oliveira Mossoró/RN
Alana Maria Gadelha de Medeiros Mossoró/RN
Aline Pereira da Silva Mossoró/RN
Erik Vinícius Martins Jácome Mossoró/RN
Contextualização/introdução

A “Telessaúde Bucal” é uma estratégia desenvolvida pela equipe de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e auxiliar de saúde bucal) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Epitácio da Costa Carvalho, localizada na cidade de Mossoró/RN. Ela foi iniciada em maio de 2020, observada a necessidade da continuação das atividades de educação em saúde com os usuários da área de abrangência da unidade e do acompanhamento dos usuários dos grupos de risco à infecção pela COVID-19. Ela recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró no fornecimento da rede de internet e do Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no planejamento e elaboração dos materiais e conteúdos utilizados nas atividades.

Justificativa

A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros impactos na economia e saúde pública do país. Com ela surgiram desafios para a equipe de saúde bucal na realização dos atendimentos e das atividades de educação em saúde devido ao risco de contaminação cruzada pelo novo coronavirus entre usuários e profissionais. Nesse período, os atendimentos odontológicos eletivos estiveram suspensos por tempo indeterminado, segundo recomendações no Ministério da Saúde, o que fez com que a assistência à saúde bucal na atenção básica estivesse muito limitada. Tal fato resultou no aumento de problemas bucais na população e, consequentemente, das preocupações referentes a esses problemas. Assim, a busca por novas estratégias se fez necessária para a continuidade da assistência odontológica de forma segura, minimizando os impactos gerados pela suspensão dos atendimentos eletivos, visando principalmente a prevenção dos agravos à saúde bucal.

Objetivo(s):

Desenvolver uma estratégia que possibilite a continuação das atividades de educação em saúde com os usuários da área de abrangência da UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho e o acompanhamento dos usuários dos grupos de risco à infecção pela COVID-19, utilizando canais de comunicação e recursos multimídias através de redes sociais.

Metodologia e atividades desenvolvidas

A estratégia “Telessaúde Bucal” envolveu o planejamento e organização da equipe de saúde bucal da unidade, onde uma escala foi montada na qual dois dias na semana (terças e sextas) um cirurgião-dentista da unidade esteve disponível para as atividades da estratégia, sendo estas, educação em saúde bucal e acompanhamento dos usuários. Diversas temáticas de educação em saúde foram planejadas e realizadas como, por exemplo, orientações de higiene bucal; prevenção à cárie dentária, doença periodontal e lesões não cariosas; pré-natal odontológico; saúde bucal do bebê e dentre outras. Algumas dessas temáticas foram trabalhadas também na forma de treinamento virtuais utilizando macromodelos, buscando disponibilizar, sempre que possível, espaços para dúvidas e discussões. Um aparelho celular com chip foi disponibilizado exclusivamente para as atividades da estratégia, e os meios utilizados para a comunicação com os usuários, e a transmissão e publicação dos conteúdos foram mensagens de texto, imagens, áudios, vídeos, ligações e vídeo chamadas pelo aplicativo WhatsApp® e Instagram® da UBS. Grupos também foram criados no WhatsApp® com gestantes, puérperas, idosos e com usuários de microáreas da unidade para acompanhamento e transmissão das mídias no período da pandemia. Além disso, as redes sociais utilizadas para a realização das atividades da estratégia “Telessaúde Bucal” foram amplamente divulgadas a comunidade pelos agentes comunitários de saúde para maior acesso pela população adscrita.

Quais os resultados alcançados

A estratégia gerou alcance expressivo aos usuários com os conteúdos de saúde bucal transmitidos e publicados, tendo feedbacks positivos sobre as mídias e dúvidas surgidas sanadas. Ela também viabilizou o acompanhamento dos usuários que estavam em isolamento devido a pandemia, ajudando a prevenir o desenvolvimento de complicações para a saúde bucal por meio das instruções orientadas pela equipe de saúde bucal. Além disso, a estratégia contribuiu para a diminuição do fluxo de usuários na UBS para esclarecimentos de dúvidas e orientações, ajudando, consequentemente, a diminuir os riscos de contaminação pela COVID-19.

Considerações finais

A utilização de recursos virtuais na área da saúde é uma realidade promissora, mas quando se busca inserir nos serviços públicos de saúde os profissionais enfrentam muitas barreiras relacionadas a falta de materiais e equipamentos necessários para o adequado funcionamento das estratégias planejadas. Assim, é essencial que elas apresentem viabilidade e custos mínimos para se alcançar os objetivos planejados. Nessa perspectiva, a estratégia “Telessaúde Bucal” viabilizou a continuidade das atividades de educação em saúde bucal e o acompanhamento dos usuários de forma viável, eficaz e com responsabilidade diante dos desafios postos pela pandemia. Além disso, os resultados alcançados demonstram a ampliação do acesso à saúde bucal pelos usuários da área de abrangência, aumentando, consequentemente, a cobertura da assistência odontológica. Tal estratégia apresenta um planejamento diferenciado, pois além de suas atividades não interferirem no fluxo dos atendimentos eletivos odontológicos, ela também promove uma aproximação da equipe de saúde bucal com as necessidades de saúde da comunidade, possibilitando assim a elaboração de melhores intervenções para a resolução dos problemas. Portanto, a presente estratégia abre possibilidades para aplicação em outros serviços de saúde, por ser exequível, envolver baixo custo de manutenção e gerar benefícios significativos, promovendo uma melhor qualificação da saúde bucal.

Galeria de Imagens