APSREDES

TELEODONTOLOGIA NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA, MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DURANTE A PANDEMIA: resolutividade, assistência humanizada e cuidado centrado na pessoa.

Identificação do autor responsável
Nome Município
Itamar Francisco Teixeira Linhares-ES
Autores do relato
Nome Município
Itamar Francisco Teixeira Linhares
Ricado Spinassé Lechi Linhares-ES
Luis Fernando Gamboni de Mello Linhares-ES
Josimar Santório da Silveira Linhares-ES
Contextualização/introdução

No início da pandemia Covid-19, os serviços de odontologia foram reduzidos nas unidades de saúde, pois, de acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e o Ministério da Saúde (MS), a clínica odontológica seria a mais vulnerável ao risco de contágio e transmissão da covid-19, tanto pelos profissionais como para os pacientes, devido à estreita aproximação entre profissional e paciente, necessária para os exames clínicos e procedimentos odontológicos.
Contudo, os serviços de baixa, média e alta complexidades em odontologia que seriam reduzidos no município não foram suspensos. Foi criada a teleodontologia, uma rede de comunicação telefônica e com aplicativo de whatssap que funciona através da comunicação entre os profissionais de odontologia e com os usuários. Essa rede de comunicação por telefonia que funciona entre as unidades de saúde do município, o Centro de Especialidades Odontológicas e o Hospital Geral de Linhares (HGL), é um canal de comunicação telefônico para trocas de informação entre os profissionais, tanto para consultas e consultorias sobre casos clínicos e troca de informações, encaminhamentos e agendamentos em odontologia. Trata-se, portanto, de um mecanismo de mitigação dos impactos que a possibilidade de suspensão dos serviços odontológicos prestados para a população do município poderia trazer.

Justificativa

Durante a pandemia, o contato pessoal entre usuários-profissionais e profissionais-profissionais, na forma presencial, se tornou muito difícil e poderia trazer risco de contágio e propagação do SARS Cov2. Atentos, também, aos públicos de gestantes, puérperas e com lesões bucais suspeitas de malignidade, em especial, poderiam ficar sem a assistência odontológica e motivaram a busca de alternativa de assistência odontológica. Além disso, a falta de perspectivas assistenciais e a desmotivação das equipes de odontologia pela necessidade da população pelos serviços odontológicos que se previram ociosas e o risco de suspensão dos serviços de odontologia devido ao momento pandêmico, motivou a gestão a criar a teleodontologia no município de Linhares.
Assim, criou-se o canal de contato em rede de comunicação telefônica e whatssap para consultas odontológicas, trocas de experiências, consultoria, agendamento e encaminhamento de pacientes.

Objetivo(s):

O objetivo geral foi manter o acesso aos serviços de odontologia e prevenir a desassistência dos pacientes aos serviços de saúde bucal no município de Linhares-ES.
Os objetivos específicos são facilitar o acesso aos serviços odontológicos, garantir a integralidade de cuidados em odontologia de forma humanizada e centrada na pessoa, prevenir doenças bucais e sistêmicas, minimizar agravos e promover saúde e bem-estar às pessoas, assistir as gestantes, puérperas, prevenir o câncer de boca, manter os vínculos de trabalho dos profissionais de saúde bucal, assim como os postos de assistência em saúde bucal no município, durante a pandemia Covid-19.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Foram adquiridas linhas de telefonia móveis no município, para as unidades básicas e de saúde da família, para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e para o ambulatório de odontologia do Hospital Geral de Linhares (HGL) com aplicativo de wahatssap para comunicação entre os profissionais e os pacientes. Da mesma forma, os profissionais das unidades de saúde passaram a contar com essas linhas telefônicas para promover a rede de contatos e vínculos com os usuários e pacientes. Os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram a dispor, portanto, de um mecanismo de contato e comunicação nos territórios de saúde, entre profissionais e a rede de serviços, unidades de saúde, o CEO e a odontologia do hospital geral de Linhares.
Através dessa rede de comunicação, os profissionais podem trocar informações sobre casos clínicos dos seus pacientes, encaminham e fazem referência e contrarreferência desses pacientes. Os usuários, da mesma forma, mantêm contato telefônico ou por WhatsApp com os profissionais de saúde bucal, maximizando o aproveitamento das consultas e as idas às consultas presenciais nos pontos de atenção e cuidado.

Quais os resultados alcançados

Os resultados alcançados foram, a manutenção dos serviços odontológicos evitando deslocamentos desnecessários e risco de contágio, mantendo o distanciamento e isolamento social necessários nos períodos de alta transmissão da Covid-19.
As linhas telefônicas também foram úteis para a avaliação e monitoramento de pacientes com suspeitas e/ou com Covid-19, oportunizando as vindas às consultas e procedimentos odontológicos presenciais com segurança e com o e diagnóstico propostas de tratamento previamente planejados e ou determinados.
Garantia de acesso aos serviços de saúde bucal no município, promovendo tranquilidade aos pacientes quanto à prestação de serviços odontológicos de atenção primária, especialidades, urgência e emergência e de odontologia em nível hospitalar.
Satisfação dos pacientes com o serviço de odontologia, mesmo com aqueles realizados por canais de comunicação telefônicos e de WhatsApp.
A teleodontologia pode trazer aos gestores do SUS a certeza de que a população se manteve assistida e que os serviços de odontologia se mantiveram proporcionais às demandas e procuras da população, garantindo o acesso, humanização e vínculo. As gestantes e puérperas foram priorizadas, assim como os casos de lesões bucais e suspeitos do desenvolvimento do câncer de boca.
Os profissionais de saúde se sentiram seguros em seus postos de trabalho e puderam exercer, com dignidade, as suas funções e as suas atribuições em saúde bucal.
A rede de comunicação teleodontológica trouxe uma maior aproximação entre as equipes, colaboração e estabelecimento de vínculo entre os profissionais da rede de assistência odontológica do município e favoreceu a estruturação de vínculo e compreensão entre os usuários e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS).

Considerações finais

A experiência da teleodontologia no município de Linhares, por meio de uma rede de comunicação telefônica e aplicativo WhatsApp, foi importante para a manutenção dos adequados serviços e indicadores de saúde bucal durante a pandemia Covid-19 e se mantem até os dias atuais. Essa experiência inovadora e exitosa de trabalho em odontologia trouxe um excelente modelo de reorganização da rede de assistência odontológica, dos processos de colaboração operacional e estreitamento dos laços técnicos e afetivos entre os profissionais, assim como do encaminhamento e agendamento dos pacientes, mesmo com a recente instalação dos prontuários eletrônicos nas unidades de saúde no município. Os profissionais se sentem confortáveis e confiáveis em trocar experiências técnicas e científicas e para atenderem e encaminhar os seus pacientes, quando necessário, com segurança e a certeza do acolhimento adequado em outra unidade de saúde.
A maior dificuldade foi estabelecer, no início da instalação da rede teleodontológica um novo fluxo e processo de trabalho entre as equipes de saúde bucal e a organização de novos paradigmas na rede de atenção em saúde bucal.
A teleodontologia e a rede de comunicação telefônica foi e está sendo uma excelente estratégia de enfrentamento mitigatório ao risco de desassistência e ampliação de acesso na rede de atenção em saúde bucal, tanto para os profissionais, como para os pacientes. Ela pode promover o estreitamento dos vínculos entre as equipes de saúde e o estabelecimento de uma relação de confiança, colaboração, parceria e motivação entre os profissionais, além da ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal, busca ativa e atendimento às gestantes, puérperas e aos pacientes com lesões bucais suspeitas de malignidade.
Portanto, é recomendatório a implantação e implementação de políticas públicas para a implantação e implementação desse modelo simples de teleodontologia nos municípios brasileiros, com baixo custo operacional, alta resolutividade da rede de assistência odontológica, maior cobertura em serviços de saúde bucal e fortalecimento dos vínculos de trabalho e assistenciais de forma humanizada e centrada na pessoa.

Galeria de Imagens