APSREDES

Teleodontologia aplicada na vigilância em saúde bucal da gestante na Atenção Primária

Identificação do autor responsável
Nome Município
Diego Garcia Diniz Sorocaba
Autores do relato
Nome Município
Diego Garcia Diniz Sorocaba
Jessica Flumignan Diniz Sorocaba
Nelson Tadeu Cancellara Sorocaba
Bruna Carla Maria Tineu Sorocaba
Guilherme Henrique Carvalho Antonio Sorocaba
Contextualização/introdução

A experiência da teleodontologia aplicada na vigilância em saúde bucal da gestante na Atenção Primária está sendo realizada na Prefeitura de Sorocaba/SP, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, envolvendo os seguintes serviços e setores: Coordenação municipal da Saúde Bucal e o Parque Tecnológico de Sorocaba. Os atores desse projeto foram os coordenadores de saúde bucal, e a equipe da Inova Sorocaba – Centro de Desenvolvimento de Aplicativos e a experiencia está sendo dirigida a todas as gestantes do município de Sorocaba que realizam o pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) além de incluir as equipes de saúde bucal que atuam nas Unidades Básicas de Saúde proporcionando novas ferramentas de trabalho. A iniciativa tem como apoiadores principais o Prefeito de Sorocaba, o Secretário da Saúde e o Presidente do Parque Tecnológico.

Justificativa

A realização dessa experiencia foi motivada em função do período da Pandemia da Covid-19 que gerou a necessidade da diminuição da circulação das pessoas devido aos isolamentos sociais, além dos impactos causados na rotina de atendimento odontológico, que por vezes, ficou limitado aos casos de urgência e emergência bem como a necessidade de manter assistência odontológica das gestantes no SUS. Com a publicação da Resolução Nº 226/2020, do Conselho Federal de Odontologia, que diz respeito ao exercício da Odontologia mediado por tecnologias digitais, foi proporcionado os subsídios legais para o desenvolvimento da ação. Considerando que a gestantes é uma linha de cuidado muito importante no contexto da odontologia em função das implicações bucais que envolvem esse período, foi elaborado um protocolo de atenção em saúde bucal durante o pré-natal com a introdução de um aplicativo digital para a realização de ações de cuidado por meio da teleodontologia, visando proporcionar uma vigilância da saúde bucal das gestantes no SUS de Sorocaba.

Objetivo(s):

Inicialmente foi formado um grupo de trabalho com cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam na atenção básica e na média complexidade do município de Sorocaba para discutir estratégias dos cuidados odontológicos da gestante no contexto da pandemia e também no pós-pandemia. Foram apresentadas iniciativas de UBS locais e outras divulgadas em Eventos Online proporcionados por diversos setores e instituições, a fim de buscar modelos aplicáveis na realidade local, incluindo o uso das ferramentas virtuais. Diante disso, construiu-se um protocolo inicial visando agregar as consultas odontológicas presenciais nas UBS durante o pré-natal com momentos de telemonitoramento. Porém, entendeu-se a necessidade de se estruturar um processo de trabalho sistematizado que subsidiasse as ações de telemonitoramento. Diante disso, o colegiado buscou apoio junto a equipe da Inova Sorocaba, do Parque Tecnológico Municipal, para o desenvolvimento de um aplicativo que contribuísse com essa ação. O aplicativo foi elaborado e após a sua finalização, foram realizados pilotos da sua aplicação em algumas UBS do município. O próximo passo será a capacitação da rede para o uso do mesmo para se concretizar como mais uma ferramenta de trabalho a ser disponibilizada às equipes de saúde bucal visando ampliar o acesso a saúde bucal para a gestante impactando na redução do tempo de espera para a assistência; na conveniência para o paciente; na diminuição da exposição a infecções; na eficiência na gestão dos recursos de saúde, devido à avaliação e triagem antecipadas; no acesso rápido aos especialistas, além da cooperação e integração entre os profissionais e a população.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Os caminhos e os mecanismos escolhidos para desenvolver a experiência envolveu a construção coletiva entre diversos atores (gestores, profissionais da atenção básica e especializada) e as parcerias intersetoriais por meio da realização de Planejamentos Estratégicos Situacionais para a gestão de processo das ações a serem desenvolvidas. Na 1ª Etapa foi constituído um Grupo de Trabalho formado por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam na atenção básica e nas especialidades para realizar um diagnóstico situacional, ou seja, um momento de identificação, descrição e explicação dos problemas, considerando informações objetivas como dados quantitativos, normas e rotinas, mas também informações subjetivas como a percepção dos diversos atores sobre a temática da atenção em saúde bucal da gestante na atenção primária no contexto da pandemia da covid-19. Na 2ª Etapa, foram definidos os objetivos e resultados a alcançar, bem como a previsão de estratégias e ações necessárias para seu alcance. Foram estabelecidas as seguintes metas e as linhas de ação principal: aprimoramento do protocolo de atenção em saúde bucal da gestante no SUS de Sorocaba inserindo a possibilidade do uso da ferramenta de teleorientação; desenvolvimento de um aplicativo para sistematizar e facilitar a realização do telemonitoramento; capacitação dos profissionais envolvidos; realização de pilotos para a aplicação da ferramenta virtual; e implantação da ferramenta na rede municipal. Ainda nesse momento foram identificados e quantificados os recursos necessários para a realização das ações no escopo da proposta da experiencia. Na 3ª Etapa, analisou-se os recursos econômicos, materiais, administrativos e políticos necessários e/ou disponíveis. A partir dos objetivos traçados, foram desenvolvidos projetos de intervenção, estabelecendo sua sequência temporal, bem como os efeitos esperados. Na 4ª Etapa, estão sendo programadas e executadas a implementação das propostas, incluindo cronograma, recursos, atores responsáveis e participantes na execução. E na 5ª Etapa, serão feitas as avaliações sistematizadas e os ajustes necessários para os constantes aprimoramentos da ação.

Quais os resultados alcançados

– Inserção da possibilidade da realização de teleorientação na atenção a saúde bucal da gestante no SUS Sorocaba. – Elaboração de aplicativo para Teleorientação: o aplicativo foi nomeado como SISOS (Sistema de Teleatendimento Odontológico de Sorocaba – Figura 1). A primeira ação do aplicativo é o cadastramento de cada UBS do município e na sequência, da equipe de saúde bucal (eSB) de cada UBS que possui um login e uma senha de acesso (figura 2). A partir daí, a eSB realiza o cadastramento das gestantes que estão realizando o pré-natal na sua UBS, com as seguintes informações: Nome, CPF, Data de Nascimento, Nº de Telefone, Data de Abertura do Pré-Natal, Data Provável do Parto e Cartão Nacional do SUS (figura 3). A evolução da semana de gestação vai atualizando automaticamente e o sistema gera um alerta de aviso para a realização dos atendimentos as gestantes. Após, a eSB identifica as gestantes que, considerando o protocolo de atenção bucal durante o pré-natal, será utilizada a ferramenta de teleorientação. Assim, é feito um contato prévio com ela para o agendamento da consulta a distância Durante a Teleorientação que é feita por telefone com uso ou não de câmera, a eSB acessa o aplicativo SISOS e identifica a gestante que fará a teleorientação e clica no ícone atendimento (figura 4). Nesse ícone, há um questionário norteador da Teleorientação que a eSB preenche à medida que a gestante vai respondendo as questões. A cada resposta, é gerada automaticamente uma sugestão de orientação para a paciente (figura 5 e 6). Após o atendimento, o sistema emite um relatório que pode ser impresso e armazenado no prontuário físico ou, no caso de prontuário eletrônico, gera um pdf que pode ser anexado (figura 7). Nessa teleorientação, portanto, busca-se basicamente: acompanhar e monitorar as gestantes que estão realizando o pré-natal odontológico, evitando deslocamentos para UBS; utilizar essa ferramenta para o agendamento da consulta nos momentos oportunos e reforçar as orientações sobre higiene bucal e alimentação saudável. – Realização do Piloto em UBS: com o piloto foram aperfeiçoadas as ferramentas do aplicativo. As próximas etapas envolverão a capacitação dos profissionais e a disponibilização da ferramenta para toda a rede municipal de saúde. A experiencia tem se mostrado transformadora e potente para contribuir com a ampliação do acesso e da vigilância em saúde bucal da gestante e tem rompido paradigmas em tanto dos profissionais quanto dos pacientes no sentido de comprovar que a teleodontologia é de fato uma ferramenta que contribuir na saúde pública. As evidências estão apresentadas nas imagens em anexo.

Considerações finais

A experiencia está sendo importante pois têm disponibilizado uma nova ferramenta de trabalho para aperfeiçoar e aprimorar a atenção em saúde bucal da gestante na atenção primária e secundária e é inovadora pois traz elementos tecnológicos até então nunca aplicados no contexto da odontologia no SUS. O software foi gratuitamente elaborado pelo Parque Tecnológico Municipal e pode ser disponibilizado de forma gratuita para ser utilizado por qualquer município. As principais dificuldades envolvem a necessidade de capacitação e apropriação da tecnologia pelos atores envolvidos e também a necessidade de quebra de paradigma em relação a potência que a teleodontologia pode proporcionar. A recomendação principal é envolver o máximo possível de todos os atores que contribuem nessas frentes para a construção das propostas visando empoderar e corresponsabilizar todos nos processos. A busca de parcerias intersetoriais também se configura como ações essenciais.

Galeria de Imagens