APSREDES

Teleconsultoria odontológica para lesões de boca e lábios no sul de Minas Gerais

Identificação do autor responsável
Nome Município
Lívia Máris Ribeiro Paranaiba Dias Alfenas
Autores do relato
Nome Município
Lívia Máris Ribeiro Paranaiba Dias Alfenas
Carine Ervolino de Oliveira Alfenas
Hugo Gaêta Araujo Alfenas
Heron Ataíde Martins Alfenas
João Adolfo Costa Hanemann Alfenas
Contextualização/introdução

Devido ao cenário pandêmico da COVID-19 no Brasil e, seguindo as recomendações do Conselho Federal de Odontologia e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o atendimento odontológico concentrou-se em procedimentos de urgência e emergência, o que contribuiu para o atraso no diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças que acometem a cavidade oral e lábios, especialmente as lesões malignas. Notadamente, o diagnóstico de câncer de boca foi reduzido drasticamente no Estado de Minas Gerias em 2021 em relação aos anos anteriores justamente por conta deste impacto na paralisação dos atendimentos e os estadiamentos tardios (III e IV) aumentaram ainda mais o que comprometeu o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes afetados pelo câncer de boca (http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/download/relatorio-painel-oncologia-2019/?wpdmdl=7236). Visando suprir esta deficiência, a Teleodontologia se tornou uma excelente ferramenta para os cirurgiões-dentistas continuarem atendendo seus pacientes, contornando a impossibilidade dos encontros presenciais. Dessa forma, visando contribuir com a qualidade da assistência odontológica na nossa região e estreitar as lacunas entre as especialidades odontológicas, construiu-se um projeto visando oferecer um serviço de Teleconsultoria odontológica para lesões de boca e lábios aos cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS/Alfenas) e também para os profissionais de saúde da rede particular do Sul de Minas Gerais. Este projeto foi desenvolvido por meio de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Alfenas e a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS/Alfenas) visando atender a região do sul de Minas, com cobertura de 24 municípios, para o aconselhamento remoto dos profissionais de saúde para o diagnóstico de lesões bucais e orientações para o tratamento clínico dos pacientes, bem como atendimento clínico presencial de pacientes, cujas teleconsultorias não são suficientes para resolução da demanda.

Justificativa

Considerando que o diagnóstico de lesões de boca e lábios é muitas vezes desafiador para os profissionais de saúde da atenção primária, o que explica parcialmente o alto número de encaminhamentos para atendimento especializado, e que a Teleodontologia se tornou uma poderosa e excelente ferramenta para os cirurgiões-dentistas durante a pandemia da COVID-19, contornando a impossibilidade dos encontros presenciais, melhorando a compreensão da gravidade dos casos e definindo a necessidade urgente ou não de visitas presenciais, tornou-se necessária a implementação desta ferramenta digital visando a obtenção de diagnóstico precoce e tratamento das mais diversas doenças que acometem a cavidade oral e lábios em pacientes no sul de Minas Gerais. Aliado a isso, recentemente houve o reconhecimento da Telessaúde, pela PORTARIA GM/MS Nº 1.348, DE 2 DE JUNHO DE 2022, como meio de ampliar o acesso universal e integral à saúde atestada pela comunidade científica. Sendo assim, a implementação e o fortalecimento da Teleodontologia visam a integração das especialidades odontológicas, a melhorara na qualidade do cuidado na rede pública e privada de saúde no Sul de Minas Gerais, o preenchimento das lacunas entre atenção primária e o serviço especializado, economia de recursos financeiros e de tempo para o sistema de saúde e para os usuários. Isto posto, o fortalecimento desta importante ferramenta digital otimiza os processos em benefício da saúde bucal da nossa região, contribuindo assim para a promoção da saúde e o bem-estar dos pacientes e melhor qualificação dos profissionais a serem atendidos.

Objetivo(s):

O objetivo principal foi oferecer um serviço de Teleconsultoria odontológica para lesões de boca e lábios aos cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS/Alfenas) e também para os profissionais de saúde na rede particular do Sul de Minas Gerais. Detalhadamente está sendo executado além do serviço de Teleconsultoria odontológica para lesões de boca e lábios aos profissionais de saúde, o direcionamento do atendimento clínico estomatológico para a Clínica de Estomatologia da Unifal-MG, para aqueles pacientes, cujas teleconsultorias não são suficientes para resolução da demanda, o referenciamento do atendimento dos pacientes com diagnóstico de câncer bucal para o setor de Oncologia e Cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Santa Casa de Alfenas/MG, e a inserção de alunos de Pós-graduação da Unifal-MG visando além da assistência em serviço, à formação de recursos humanos qualificados por meio do desenvolvimento de pesquisa.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Como estratégia de trabalho, as teleconsultorias são realizadas utilizando como ferramenta o envio de um formulário no Google Forms (https://forms.gle/kjTvk8wKAmNEwSbW6) devidamente preenchido com o descritivo referente ao caso clínico, as imagens clínicas e os exames complementares dos pacientes, se for o caso. Os dados são confidenciais e os padrões éticos são seguidos para tanto, de acordo o termo de consentimento livre e esclarecido presente no formulário indicado acima.
A partir disso, a equipe técnica analisa o caso clínico e o devolve ao profissional remetente com informações e sugestões sobre a avaliação diagnóstica e manejo clínico das lesões bucais. Se a teleconsultoria não for suficiente para o profissional realizar a conduta, o paciente é direcionado para agendamento de consultas presenciais na Clínica de Estomatologia da Unifal-MG seguindo as normas de biossegurança contra a Covid-19. Os casos com diagnóstico de lesões malignas são referenciados a um hospital público de referência para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço de Alfenas. Um formulário para avaliar o nível de satisfação das teleconsultorias também foi criado e está disponível no seguinte link: https://forms.gle/JaT9tSb215HB5wr7A. Este formulário é encaminhado via e-mail ao final de cada teleconsultoria para o profissional de saúde que solicitou o serviço.
A equipe técnica, que envolve professores pesquisadores e discentes de iniciação científica e pós-graduação, realiza reuniões periódicas para discussão dos casos clínicos e reavaliação dos protocolos adotados, confecciona projetos de pesquisa visando avaliar a qualidade e a exequibilidade do serviço, a ampliação do público atendido, a incorporação de novas ferramentas tecnológicas para potencializar e melhorar a oferta do serviço, por exemplo.

Quais os resultados alcançados

Até o momento mais de 40 teleconsultorias foram realizadas e a partir delas, cinco lesões tiveram o diagnóstico de câncer de boca e, outras três, de lesão pré-cancerizável, entre várias outras condições patológicas. Especificamente, os pacientes com câncer de boca tiveram o resultado do exame anatomopatológico em menos de 15 dias a partir da biopsia e todos foram imediatamente encaminhados ao setor de Oncologia e Cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Santa Casa de Alfenas/MG. A agilidade no diagnóstico e o encaminhamento para a Oncologia favorece o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes. Os profissionais da saúde que responderam o formulário referente ao nível de satisfação do serviço, 100% deles ficaram satisfeitos com as teleconsultorias, recomendaram o serviço para um outro profissional de saúde, não tiveram dificuldades no envio dos casos e não indicaram melhora ou modificação no formulário de envio dos casos. Além disso, 10 casos não precisaram de encaminhamento para a clínica da Unifal-MG já que o profissional de saúde conseguiu solucionar o caso a partir das orientações sugeridas nas teleconsultorias. Assim, evitou-se o deslocamento do paciente ao município de Alfenas para comparecimento na Clínica de Estomatologia da UNIFAL-MG e diminui a fila de espera e atraso de diagnóstico para outros pacientes, além dos profissionais adquirirem mais autonomia para solucionar os casos e com isso melhora a qualidade do cuidado na rede pública e privada de saúde, preenchendo assim as lacunas entre atenção primária e serviço especializado.

Considerações finais

Esta experiência é importante porque observamos que os profissionais de saúde atendidos pelas teleconsultorias tiveram mais autonomia para solucionar os casos clínicos relacionados a lesões de boca e lábios e com isso impactou diretamente na melhora da qualidade do cuidado na rede pública e privada de saúde, preenchendo assim as lacunas entre atenção primária e serviço especializado. Logo, a estratégia de Teleconsultoria implementada permite a efetivação do apoio matricial e a consolidação de um novo modo de produzir saúde ampliando a oferta de ações em saúde a partir da articulação e do compartilhamento de saberes e práticas entre diferentes níveis de atenção, com responsabilização e reorganização coletiva dos diferentes atores envolvidos. Além disso, os pacientes atendidos obtiveram diagnóstico e conduta mais agilizada para as lesões de boca e lábios, contribuindo assim, para a sua melhor qualidade de vida e prognóstico da doença, especialmente para as lesões malignas, como o câncer de boca. A pandemia da COVID-19 mostrou claramente a necessidade da otimização de processos na Odontologia e a teleodontologia se tornou uma alternativa poderosa que aumentou a amplitude de ferramentas utilizadas na prática clínica, sendo, portanto, uma alternativa que veio para se estabelecer e expandir a atuação dos profissionais e estreitar as relações entre as especialidades odontológicas.
Sendo assim, a aplicabilidade desta ferramenta com outras Instituições ou setores da sociedade é altamente favorável já que a metodologia aplicada neste projeto é facilmente replicada, além de reduzir custos às secretarias municipais de saúde, produzir compartilhamento de saberes e educação permanente aos profissionais de saúde, contribuir para o desenvolvimento científico por meio do registro e monitoramento do dados coletados, e facilitar o acesso dos indivíduos aos serviços especializados na rede de atenção à saúde bucal do SUS. A utilização da Teleconsultoria agiliza e efetiva o matriciamento com vistas à transformação da lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contra referências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência, com utilização de tecnologias da informação e comunicação.
Um dos próximos objetivos é replicar este serviço em todo o Estado de Minas Gerais através das redes de pesquisas existentes nas Universidades públicas e privadas, e para tanto, a equipe técnica deste projeto já iniciou o planejamento com alguns grupos de pesquisa do Estado. Outro objetivo a alcançar é implantar este serviço em uma plataforma digital institucional para melhor profissionalizar o serviço. Para alcançar tal objetivo, a equipe aplicará esta proposta a editais disponíveis nas agências de fomento nacionais.
Uma das grandes lições aprendidas é que em tempos difíceis, como este da pandemia, é necessário estar atento as novas oportunidades e desafios que as circunstâncias revelam e se impõem! A reinvenção é natural e necessária na carreira profissional e novos caminhos precisam ser trilhados com coragem, alegria e disposição!

Galeria de Imagens