APSREDES

Saude Odontologica em Foco

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Elen Breganholi da silva Jacarezinho
Felipe Sczepanski Jacarezinho
Contextualização/introdução
A teleodontologia veio para satisfazer muitos pacientes que naõ tem condiçoes de se dirigir ate uma unidade basica de saude, começamos a desenvolver esse trabalho nas ubs com os profissionais odontologos e auxiliares para a comunidade daquela area, fonecendo um atendimento de orientação de higiene bucal as gestantes, e tambem a toda familia, tivemos o apoio dos agentes comunitarios da area que nos levou a realidade das familias e as que realmente somente precisaria de um tele atendimento, e assim conseguir trazer eles para a unidade de saude para realizaçao de procedimentos restauradores.
Justificativa
Obter uma avaliaçao melhor da demanda do territorio.
Objetivo(s):
Atingir Metas de financiamento para o municipio, e conhecer melhor a demanda de cada area, assim conseguir um tratamento preventivo.
Metodologia e atividades desenvolvidas
Começamos com o levantamento das familias que necessitavam de um atendimento mais especializado, com a ajuda dos agentes comunitarios, assim vimos que algumas gestantes ainda tem medo de passar no dentista por medo de acontecer algo na gestaçao, entao resolvemos fazer um primeiro contato via telefone fazendo a orientação de higiene bucal.
Quais os resultados alcançados
Conseguimos atingir as metas de financimento, trazendo a gestante para a unidade basica e assim fazer um tratamento adequado. Conseguimos fazer o medo delas ficarem para tras, mas ainda estamos em busca de melhores resultados.
Considerações finais
Foi muito importante pois mesmo fazendo visitas algumas familias nao nos atendia por conta de afazeres domesticos, trabalho fora e como hoje em dia a maioria faz uso de telefone celular, por que nao utilizar isso a nosso favor e melhoria de qualidade de atendimento para os usuarios.Uma lição disso tudo é que as pessoas se sentem importantes, pela busca ativa das necessidades que ele tem para um atendimento digno de saude.
Galeria de Imagens