APSREDES

Reorganização da Fila de Espera do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município de Rolândia: Regulação do Acesso com Foco na Equidade.

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Luciane Paula Souza Belanson Rolândia - Paraná
Contextualização/introdução
O Centro de Especialidades Odontológicas do município de Rolândia, classificado em CEO tipo III, está inserido na rede de atenção especializada em saúde bucal desde agosto de 2010, sendo referência para as Equipes de Saúde Bucal inseridas na Atenção Primária em Saúde (ESB/APS) de Rolândia e, até o ano de 2019, para alguns municípios da microrregião da 17º Regional de Saúde do Estado do Paraná (mediante contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema – CISMEPAR), ofertando atendimento nas especialidade de periodontia, endodontia, prótese dentária, cirurgia, estomatologia e pacientes especiais.
Justificativa
Ao completar sua primeira década de atuação, um processo de reavaliação da atuação do CEO na rede de saúde se fez necessária e, dentre vários pontos, o que mais chamou a atenção foi a forma de acesso dos usuários nas diversas especialidades ofertadas. Até o momento as listas de espera estavam organizadas em registros manuais realizados pelas ESB/APS ou encaminhados via e-mail para o CEO. Dessa forma, não havia um critério claramente definido para organizar as referências e contrarreferências, modo como a atenção primária e secundária devem articular-se.
Objetivo(s):
•Reorganizar as filas de espera do Centro de Especialidades Odontológicas de Rolândia nas especialidades de cirurgia, prótese e endodontia. •Estabelecer critérios de regulação de acesso dos usuários para atendimento no CEO. •Possibilitar maior equidade no acesso aos serviços de saúde bucal especializados.
Metodologia e atividades desenvolvidas

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas em reunião com sua equipe auxiliar, decidiu organizar todos os registros dos usuários que necessitavam de atendimento no CEO mediante informatização e compilação dos dados dos pacientes em planilhas (Word). Inicialmente, estes dados foram organizados por ordem cronológica de inserção por Unidade Básica de Saúde (UBS) em cada especialidade. Posteriormente, estas planilhas por UBS foram unificadas e resultou em planilhas identificadas pelo nome das especialidades (cirurgia, endodontia e prótese dentária), seguindo a ordem cronológica de inserção do usuário na lista de espera. Visando proporcionar a qualificação do acesso do usuário ao CEO baseado, também, em critério de priorização, foi inserida na tabela o campo “Observações”, dedicada aos relatos clínicos pelos dentistas das ESB/APS, norteando a equidade do acesso na atenção especializada em saúde bucal.
Preenchida a planilha com os dados pessoais de cada usuário, os registros manuais foram arquivados, passando o controle a ser via arquivo informatizado. A planilha segue em constante alimentação, recebendo os dados dos pacientes que necessitam de atendimento no CEO via e-mail encaminhado pelos profissionais de saúde bucal da atenção primária.
Os critérios de priorização e equidade são estabelecidos frente a análise conjunta do caso clínico do usuário, relatado pelo cirurgião dentista da ESB/APS, entre a coordenadora do CEO (profissional é formada em Odontologia) e o especialista da área indicada. Dessa forma, o objetivo principal é encontrar a melhor opção assistencial a ser direcionada em tempo oportuno, ao usuário.

Quais os resultados alcançados
Durante o processo de digitação das planilhas o cadastro dos pacientes pôde ser atualizado a partir de ligações telefônicas identificando aqueles usuários que aguardavam por atendimento, que haviam realizado mudança de município/estado, os que haviam realizado o tratamento no setor privado, dentre outros. Construídas as planilhas por especialidade, o processo de agendamento dos usuários segue mesclando aqueles inseridos há mais tempo (ordem cronológica) e os casos clínicos que precisam ser priorizados (equidade). Este plano intervenção na lista de espera do CEO obteve resultados além dos aspectos organizacionais. Conferiu maior transparência dos critérios de agendamentos e recentemente, veio de encontro com uma nova lei municipal que estabelece que as listas de espera de todas as unidades de saúde que as possuem, devem estar disponibilizados para consulta pública, visando maior transparência e controle ao alcance de todos que desejam acessar.
Considerações finais
A prática da gestão das listas de espera do Centro de Especialidades Odontológicas é um processo constante e dinâmica, envolve a articulação e atuação em rede da atenção especializada e atenção primária em saúde bucal, principalmente, devendo estar em consonância com processo de monitoramento da regulação da atenção e do acesso no SUS. Cabe aos gestores, mediante processos contínuos de reavaliação das decisões tomadas, adotar estratégias com o intuito de reduzir o tempo de espera dos usuários pelas consultas especializadas, e possibilitar maior equidade no acesso e resolutividade dos casos clínicos.
Galeria de Imagens