APSREDES

PROMOVENDO SAÚDE E CUIDADO NO LEITO: A experiência em odontologia hospitalar com ações de acolhimento e integralidade em saúde bucal em um hospital da região sudeste do Brasil

Identificação do autor responsável
Nome Município
Itamar Francisco Teixeira Linhares-ES
Autores do relato
Nome Município
Itamar Francisco Teixeira Linhares-ES
Ricardo Spinassé Lechi Linhares-ES
Patricia Morais de Souza Cani Linhares-ES
Saulo Rodrigues Meirelles Linhares-ES
Luis Fernando Gamboni Mello Linhares-ES
Denize Dantas Cardoso Linhares-ES
Contextualização/introdução

Em 2006, foi instalado o consultório odontológico do Hospital Geral de Linhares (HGL) destinado ao atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), hemofílicos e pacientes pré-cirúrgicos cardíacos que necessitavam de avaliação, tratamento, profilaxia para cirurgia cardíaca. Assim sendo, o ambiente hospitalar era o ambiente mais adequado para esse tipo de preparo odontológico do paciente desse público no município de Linhares-ES. Esse trabalho evoluiu para o atendimento de urgências odontológicas, traumas de face e referência em traumatismos dentários.
Com o passar dos anos, em 2012, novas necessidades foram percebidas pela população e pela gestão e a odontologia foi aumentando a sua abrangência no hospital. Os pacientes internados naquele hospital e com necessidades odontológicas passaram a ser referenciados para a equipe e ambulatório de odontologia localizada no andar térreo, na área do Pronto Socorro. Sendo assim, de forma pioneira no estado do Espírito Santo, o atendimento odontológico em odontologia hospitalar (OH) passou a prestar assistência pela equipe odontológica e gestão do HGL para o paciente internado.
Em março de 2018, enfim, foi adquirido um Consultório Odontológico Portátil (COP), acoplado a uma pequena mala sobre rodas. Um equipamento leve e de fácil transporte e trânsito pelos setores do hospital.

Justificativa

A motivação que levou aos gestores e profissionais de saúde bucal, foram as crescentes necessidades das demandas odontológicas que aconteciam nos leitos do HGL.
Contudo, à medida que essa demanda crescia, percebia-se, cada vez mais, a necessidade de ampliação da equipe e a criação de parcerias que pudessem fortalecer o serviço. O acolhimento para os moradores de Linhares e municípios vizinhos, ainda não contava com a assistência odontológica no horário noturno e, para a odontologia hospitalar, a principal limitação era a rotineira necessidade de deslocar o paciente acamado e sem condições de deambulação, do seu leito, para o consultório odontológico localizado no andar térreo do hospital, na área do pronto socorro.
Portanto, essa experiência se justifica porque o município de Linhares conta com uma população estimada de 180.000 habitantes e com um único hospital público do município, o Hospital Geral de Linhares. Este é o único hospital do município que presta serviços de odontologia hospitalar. Trata-se de um hospital de porte médio com 106 leitos de enfermaria clínica adulta, 32 leitos de enfermaria COVId-19, 8 leitos sala de emergência e 22 leitos de UTI, distribuídos em 4 andares de piso.
Alguns setores, por serem distantes entre si, em andares diferentes, cuja logística de deslocamento, é crítica para o paciente acamado. Portanto e para melhor assistência do paciente no leito, no ano de 2018 foi adquirido um consultório odontológico portátil e a ampliação do serviço de odontologia para 24 horas.
Esse equipamento permite que o profissional de odontologia de desloque e faça a consulta e procedimentos odontológicos do paciente em seu próprio leito de internação. Em muitas situações específicas, os pacientes não estão autorizados a deixar seu leito de origem, inviabilizando o atendimento no consultório odontológico que se localiza no primeiro piso, no pronto socorro do hospital.

Objetivo(s):

O objetivo Geral é Implementar a Odontologia Hospitalar do Hospital Geral Linhares (HGL) com humanização e integralidade do cuidado, levando a assistência odontológica diretamente aos leitos das enfermarias, unidades de terapia intensiva e sala de emergência, evitando o deslocamento de do paciente acamado para o consultório odontológico.
E os objetivos específicos são o de fortalecer o serviço de odontologia hospitalar do HGL, aumentando a sua capacidade de atendimento e expandindo a sua área de abrangência dentro do hospital; oferecer à comunidade um serviço diferenciado de atendimento às demandas odontológicas em ambiente hospitalar, 24 horas por dia; buscar parcerias com instituições que fortaleçam o serviço de odontologia do hospital, inclusive instituições de ensino em saúde.

Metodologia e atividades desenvolvidas

A experiência se desenvolveu quando a ampliação dos serviços de saúde bucal no HGL foi percebida e possibilitada pelo fortalecimento da equipe e extensão do horário de atendimento odontológico para 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Atualmente, a equipe é composta por nove cirurgiões-dentistas e quatro auxiliares de saúde bucal, que trabalham em regime de plantão.
Além disso, para conseguir realizar a assistência odontológica diretamente no leito de internação, a equipe passou a contar com um Consultório Odontológico Portátil (COP), adquirido pela Secretaria de Saúde do município, em 2018. Trata-se de um equipo móvel que pode ser transportado com facilidade entre as diversas dependências do hospital, com todos os equipamentos e instrumentais necessários para o atendimento odontológico, acoplado a uma maleta com rodas que, para funcionar, deve apenas ser ligado à rede de energia.
De forma complementar, foi firmada uma parceria com uma faculdade de odontologia do município e criado um Estágio Extramuro de Odontologia Hospitalar para os estudantes. Dessa forma, a equipe de odontologia pôde ampliar e diversificar o acesso aos serviços, tais como pacientes internados na enfermaria clínica, UTIs, enfermaria COVID-19, sala de emergência e se tornar referência para os municípios da região e para a Atenção Primária em Saúde (APS) de Linhares.

Quais os resultados alcançados

Os resultados alcançados com a experiência de implementação do serviço de odontologia hospitalar do HGL foram muitos e bastante importantes, tanto para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, gestores e profissionais de saúde e estudantes. Os objetivos foram alcançados do projeto foram alcançados integralmente.
A experiência trouxe tranquilidade aos pacientes e segurança para toda a rede de atenção primária e equipes de saúde bucal do município, que passou a contar com apoio contínuo e resolutivo das demandas odontológicas, a qualquer hora do dia.
A gestão passou a contar com o atendimento integral da população e com a ampliação da rede de serviços em saúde bucal.
A equipe passou a atuar de forma multi e interdisciplinar, atendendo à universalidade dos pacientes do hospital, cuidado odontológico integral àquelas pessoas com redução de capacidades e restrições. Os cuidados odontológicos aos pacientes acamados ajudaram a reduzir os riscos de infecções hospitalares originários da cavidade bucal, focos odontológicos e pneumonias, além da humanização e comodidade aos doentes, evitando seus arriscados deslocamentos. A odontologia agregou valor técnico-científico, segurança, amparo educacional e colaboração às equipes de saúde do hospital.
Os estagiários de odontologia trouxeram aos plantões um caráter acadêmico, que, ao mesmo tempo que aprendem, os alunos compartilham o que sabem, debatem e contribuem para a atualização dos protocolos de atendimento da equipe. Os atendimentos e procedimentos odontológicos que eram realizados a quatro mãos, desdobraram em muito mais, ampliando a cobertura de assistência na saúde bucal do hospital, agilidade, resolutividade e a capacidade produtiva da equipe.
Os resultados, em 2021, apesar dos impactos da pandemia de COVID-19, foram significativos: Foram Implementar a Odontologia Hospitalar do HGL com humanização do cuidado, levando a assistência odontológica diretamente aos leitos das enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva e sala de emergência, evitando o deslocamento de do paciente acamado.
Foram 2.438 pacientes atendidos e 4.533 procedimentos odontológicos realizados, além de 29 estagiários que contribuíram ricamente com a equipe no ano de 2021.

Considerações finais

A experiência de saúde bucal do HGL foi e está sendo importante porque traz o escopo de resolutividade e integralidade aos cuidados em odontologia hospitalar. É uma experiência inovadora porque, além de ser implementada no primeiro hospital a oferecer odontologia hospitalar no estado do Espírito Santo, traz inovações nas políticas de saúde e mostra, de maneira exemplar para outros hospitais dos municípios brasileiros, a possibilidade de funcionamento e êxito da odontologia hospitalar, com moderados investimentos financeiros e tecnológicos, possibilitando vantajosos resultados para a população, frentes de trabalho para os profissionais de odontologia e satisfação responsável para os gestores.
Novas políticas de saúde, tecnologias e recursos humanos foram capazes de transformar a dinâmica da saúde bucal do Hospital Geral de Linhares (HGL). A ampliação do horário 24 horas e da carga horária dos profissionais, trouxeram qualidade aos serviços odontológicos no HGL. Além da comodidade para o paciente, o consultório portátil deu roda à odontologia, literalmente. A tecnologia permitiu que a equipe de saúde bucal saísse do ambiente isolado do consultório e atingisse o último degrau da multidisciplinaridade, junto aos leitos dos pacientes, em pareceria com as diversas equipes de saúde do hospital.
A busca por instituições parceiras deve ser uma constante nos serviços de saúde. Além de aumentar a agilidade e produtividade do serviço, o estágio extramuro dentro do hospital, nos serviços de saúde bucal, conseguiu aproximar a odontologia das mais recentes evidências científicas.
Trata-se, dessa forma, de uma experiência exitosa implementada no município de Linhares recomendável, adaptável para outras realidades, que pode servir de modelo e trazer nos resultados, grandes benefícios para os hospitais dos municípios brasileiros.
A experiência da odontologia hospitalar do HGL evidenciou que, boas estratégias e políticas de saúde bem estabelecidas foram possíveis de fortalecer o serviço de saúde bucal naquele ambiente, dando visibilidade e robustez à odontologia do município, perceptíveis em todo o estado do Espírito Santo.
O maior desafio e dificuldades desse serviço implementado, portanto, serão manter as portas sempre abertas, o rotineiro acolhimento às demandas de saúde bucal no leito hospitalar, sem desviar a atenção dos pacientes que se encontram internados com necessidades de cuidados odontológicos.

Galeria de Imagens