APSREDES

Odontopediatria

Identificação do autor responsável
Nome Município
Fernanda Pires da Silva Novo Santo Antônio
Autores do relato
Nome Município
Fernanda Pires da Silva e Melissa Coelho Novo Santo Antônio
Contextualização/introdução

Foi realizada no intuito de devolver a reabilitação oral do paciente, trazendo o bem estar do mesmo

Justificativa

População muito precária. Muitos pais não ficam de olho para ver se a criança está escovando. Estar atentos na alimentação saudável

Objetivo(s):

Com o objetivo de devolver a reabilitação oral do paciente. Está sendo feito uma avaliação minunciada dos pacientes que se encaixam nessa especialidade

Metodologia e atividades desenvolvidas

Foi escolhido está área pois a criança tem que ter hábitos higienicos desde pequena. Para que cresçam com hábitos higienicos adequado.

Quais os resultados alcançados

Promoção de saúde, prevenção de cárie. Devolvendo a reabilitação oral do paciente.
Foi transformado a incentivação da criança a estar cuidando mais dos dentes, ter mais cuidado com a higiene bucal mais dos dentes. Cuidando da dieta, tendo uma alimentação saudável rica em vitaminas.
Os objetivos foram alcançados, pois a criança retornou para o atendimento com a presença de placa bacteriana menor.

Considerações finais

Foi importante pois a criança cria um vínculo com o profissional. Facilitando assim realizar procedimentos mais invasivos.
Deve ser inovadora pois a higiene bucal deve começar na infância para que cresça com hábitos higienicos adequados.
Práticas desenvolvidas em outros lugares e instituições: Realizar palestras nas instituições escolares, escovação supervisionada, orientações e demonstrações da forma correta como escovar os dentes 3 x ao dia, uso do fio dental, enxaguante bucal.
Dificuldades: As dificuldades são que algumas crianças não deixam realizar o procedimento, pois muitas não tem costume e tem muito medo, ficam muito agitadas, dificultando assim o atendimento.
As lições: que só reforça o cuidado com a higiene bucal desde a infância, para que possa diminuir o índice de cárie precoce.
Recomendações: trazer as crianças sempre que possível ao dentista. Para fazer uma limpeza e aplicação de flúor. Está fazendo todo um trabalho de prevenção de cárie.

Galeria de Imagens