APSREDES

O uso da teleodontologia nos avanços aos cuidados com as gestantes de uma Equipe de Saúde da Família do Município de Pilar – AL, 2020 – 2022

Identificação do autor responsável
Nome Município
LUCIANA MARIA DO AMARAL ARAÚJO LEÃO Pilar
Autores do relato
Nome Município
LUCIANA MARIA DO AMARAL ARAÚJO LEÃO Pilar
GABRIELA GAMA SILVA Pilar
AMANDA EULINA ALVES E SILVA Pilar
Contextualização/introdução

Com a declaração da Organização Mundial da Saúde de “estado de pandemia da Covid-19”, ainda em março de 2020, o Ministério de saúde acatou a solicitação do Conselho Federal de Odontologia, através da NOTA TÉCNICA Nº 9/2020-CGSB/DESF/SAPS/MS que orienta a suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos. Em junho do mesmo ano foi publicada a NOTA TÉCNICA Nº 16/2020-CGSB/DESF/SAPS/MS que, embora mantivesse a suspensão dos atendimentos eletivos, nos trouxe mais embasamento para os atendimentos de urgência e novas orientações, como a possibilidade de locais em que seria possível estabelecer outras vias de contato (telefone ou outros meios digitais) com usuários da área adstrita.
No mesmo período havia sido publicada a RESOLUÇÃO CFO-226, de 04 de junho de 2020, que trata da teleodontologia e em seus artigos 2º e 3º admite que o cirurgião-dentista realize o telemonitoramento, que consiste no acompanhamento à distância dos pacientes que estejam em tratamento, no intervalo entre consultas, devendo ser registrada no prontuário toda e qualquer atuação realizada nestes termos e também admite a teleorientação, com o objetivo único e exclusivo de identificar, através da realização de questionário pré-clínico, o melhor momento para a realização do atendimento odontológico presencial. Ainda segundo a mesma resolução, o registro dessa atividade pelo cirurgião-dentista deverá ocorrer conforme Manual do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC – Versão 3.2, como registro tardio e o tipo de consulta definido como “teleconsulta”.
Uma vez que os cirurgiões-dentistas do município do Pilar-AL já estavam fazendo rastreamento através de teleconsulta dos usuários residentes no território adscrito de cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) e que tivessem sido notificados com diagnóstico de síndrome gripal na Unidade Sentinela do município, a ESF Loteamento Manguaba II – ESF 13 resolveu ampliar esse público e estender também o serviço de teleconsulta a todas as gestantes cadastradas na equipe, a fim de aumentar assiduidade ao pré-natal.
A partir de julho de 2020 a cirurgiã-dentista da ESF 13 iniciou a utilização da teleodontologia para a captação/seguimento de gestantes para consulta de pré-natal odontológico. A mesma já tinha acesso ao livro da equipe onde constava a relação das gestantes e os acompanhamentos realizados mensalmente, mas implementou que fosse informado pelos agentes comunitários de saúde, na reunião mensal de equipe, a relação nominal das gestantes captadas nos últimos 30 dias com seus respectivos contatos telefônicos.
De posse dos dados, foi reservado um turno semanalmente dentro do horário de trabalho e funcionamento da unidade básica de saúde para a realização da teleconsulta desse público, com orientações pertinentes para cada gestante. As consultas foram se repetindo mensalmente com intervalos entre elas de atendimento presencial.

Justificativa

Com a pandemia, as gestantes começaram a não comparecer às consultas odontológicas como anteriormente, devido a todo o receio oriundo do COVID-19 e da suscetibilidade das mesmas classificadas como grupo de risco frente à nova doença. Diante da baixa adesão ao pré-natal odontológico e considerando a alta prevalência da doença cárie no Brasil, tornou-se urgente a adoção de novas estratégias que possibilitaram a assistência a esse público, reduzindo, dessa forma, a possibilidade de complicações gestacionais oriundas de infecções de origem na cavidade oral.
Sendo assim, a teleodontologia permitiu que as gestantes continuassem a receber as devidas orientações para o cuidado tanto com a sua higiene oral como também com a higiene oral do bebê. De forma segura, sem precisar sair de casa e nem ter exposição ao novo agente nocivo, a gestante e o profissional dentista não perderam o vínculo de acompanhamento, possibilitando a manutenção permanente das orientações preventivas e de triagem quanto à necessidade do atendimento presencial de urgência.

Objetivo(s):

Instituir a teleodontologia como instrumento da prática odontológica para todas as gestantes cadastradas proporcionando monitoramento e orientação, ampliando o número de consultas e consequentemente melhorando o resultado do indicador nº 3 do Previne Brasil.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Utilizou-se como fonte de dados nominal das gestantes, o relatório disponibilizado no PEC E-SUS e a lista nominal fornecida por cada agente comunitário de saúde (ACS), em reunião mensal de equipe, com todas as gestantes captadas nos últimos 30 dias. A equipe concentra esses dados em um livro ata, agrupando dados em formato de tabela onde as colunas descrevem nome, data de nascimento, nº prontuario fisico, nº do cartão nacional do sus – CNS, data da última menstruação – DUM, data das consultas médicas e de enfermagem, data provável de parto – DPP, data da primeira consulta odontológica programática, data de realização de exames, data do parto e data da consulta purperal e a partir dessas listas foi solicitado a cada ACS o contato telefônico da cada gestante, ao tempo que foi atualizado no cadastro do usuário no PEC E-SUS e também anexado em relatório de acompanhamento mensal criado para o fim da teleodontologia.
Um turno semanal dentro do horário de trabalho foi reservado para realização das ligações com posterior registro em prontuário eletrônico (PEC E-SUS) das teleconsultas realizadas. Estabeleceu-se uma classificação inicial para cada gestante: a) necessidade apenas de seguimento trimestral por teleconsulta com avaliação preventiva presencial intercalada ou b) necessidade de atendimento de urgência imediato. A partir da classificação inicial foi organizado a data de consulta da gestante que necessitava de atendimento odontológico imediato e a data de seguimento trimestral das que continuariam em teleodontologia.
Após avaliação clínica, as gestantes que recebiam alta odontológica, só retornaram, caso surgisse alguma queixa e esse contato seria através do agente comunitário de saúde.

Quais os resultados alcançados

Os resultados obtidos de seguimento/prevenção foram satisfatórios, sem registro no período de acompanhamento de complicações periparto devido a afecções odontológicas das gestantes acompanhadas.
Quanto aos resultados do indicador nº 3 Previne Brasil, foram analisados os dados desde 1º quadrimestre 2020 até o 1º quadrimestre 2022, tendo a ESF 13 alcançado, em ordem cronológica do indicador os quadrimestres 1QD2020 53%, 2ºQD2020 62%, 3ºQD2020 75%, 1ºQD2021 83%, 2ºQD2021 90%, 3ºQD2021 91% e 1QD2022 96%.
Percebeu-se também uma maior valorização das consultas odontológicas por parte de todos os membros da equipe, uma maior aceitabilidade por parte da gestante em vir para as consultas de pré-natal odontológico e uma maior integração de médico, enfermeiro e cirurgião-dentista na construção de Projeto Terapêutico Singular – PTS de gestantes de alto risco.

Considerações finais

Essa experiência apresenta ao cirurgião-dentista práticas que vão além da realização de procedimentos intra-orais, confirmando que a teleodontologia é um importante instrumento para a Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS e que pode inclusive ser estendido ao serviço privado.
Para a ESF ela propiciou ao cirurgião-dentista desenvolver atividades de assistência durante a pandemia, mesmo estando com atendimentos eletivos suspensos, além de permitir uma maior integração dele, com os demais membros da equipe num momento em que todos precisavam de apoio para seguir na assistência à população. A teleodontologia teve continuidade após a liberação do retorno às consultas eletivas e continua sendo um recurso utilizado para captar gestantes para a consulta de pré-natal odontológico e está sendo expandida para outras equipes do município.

Galeria de Imagens