APSREDES

O compartilhamento do cuidado Programa Melhor em Casa/ SAD e Centro de Especialidade Odontológica

Identificação do autor responsável
Nome Município
Rogéria Sandra Tenório Ferro Cursino Vitória de Santo Antão
Autores do relato
Nome Município
Rogéria Sandra Tenório Ferro Cursino Vitória de Santo Antão
Lenise Dalma da Silva Nascimento Vitória de Santo Antão
Cinthia Rafaelle do Carmo Santos Marques Vitória de Santo Antão
Bruna Rafaela Dornelas Andrade Lima Monteiro Vitória de Santo Antão
Vanessa Pimentel Santos Vitória de Santo Antão
Contextualização/introdução

Em 2021, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar do município da Vitória de Santo Antão pertencente a Gerência Regional de Saúde (I Geres), por meio do Serviço de Atenção Domiciliar /SAD – MELHOR EM CASA e a coordenação de Saúde Bucal, integrou a profissional cirurgiã-dentista na equipe multiprofissional para atender os pacientes cadastrados no programa.
O programa provê o acompanhamento multiprofissional para os pacientes desospitalizados que demandam cuidados especiais e suporte de dispositivos (oxigênio domiciliar, sonda nasoenteral, GTT, traqueóstomo) que pela sua condição crônica demandam acompanhamento e suporte ao cuidador.
A equipe assiste aos pacientes numa dinâmica de rotatividade com processo de admissões, acompanhamento até a alta ou óbito.
As ações de cuidados odontológicos a beira leito tem como objetivo identificar a condição de saude bucal do paciente para prevenção de infecções sobretudo respiratórias ou agravamento de condições sistêmicas a exemplo da hipertensão e diabetes, ao mesmo tempo que concorre para promoção do bem-estar do paciente em seu convívio social em família.
Entendendo a importância do letramento em saúde bucal para os cuidadores, transformando a sua autopercepção em saúde bucal, espera-se alcançar desfechos mais favoráveis com manutenção da condição de higiene oral e a diária desorganização do biofilme nas superfícies intra-oral.
Uma vez identificada a necessidade de procedimentos da atenção especialiada é viabilizado o transporte do paciente para um dos dois Centro de Especialidades Odontológicas do municipio e um concomitante atendimento do cuidador, instituindo-se o cuidado compartilhado atenção primária de saúde e atencão especializada.
Dentro da abordagem familiar no ambiente domiciliar é realizada a adequação do meio bucal, a orientação para o cuidador com a tecnologia assistida incluindo o exame clínico do cuidador e agendamentos para o seu tratamento.
A garantia do transporte é realizada por meio de âmbulancia da Secretaria de Saúde e Bem – Estar do município.

Autores envolvidos
Secretária de Saúde e Bem -Estar : Bruna Rafaela Dornelas Andrade Lima Monteiro
Secretária Executiva de Saúde e Bem -Estar : Vanessa Pimentel Santos
Coordenação Municipal de Saúde Bucal: Rogéria sandra Tenório Ferro Cursino
Coordenação Municipal do SAD Programa Melhor em Casa : Cíntia
Cirurgiã-dentista do Programa Melhor em Casa: Lenise Dalma da Silva Nascimento
Cirurgião-dentista Ceo I : André Filipe Ribeiro Severo
Cirurgião-dentista Ceo II: Emanuel Gustavo Araújo Lins de Queiroz

Justificativa

O perfil dos pacientes cadastrados pelo SAD /Melhor em casa caracteriza-se por condiçoes crônicas associadas a prejuízos na condição de saude bucal com demandas anteriores não atendidas a exemplo de doença periodontal instalada, cárie dentária e focos de infecções residuais

Objetivo(s):

Fortalecer a integralidade do cuidado a pacientes crônicos e acamados.
Consolidar o cuidado compartilhado entre o SAD – MELHOR EM CASA e a Atenção Especializada em Odontologia.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Avaliação do paciente pós admissão;
Sensilização dos cuidadores;
Elaboração do plano de trabalho com exame clínico do paciente e do cuidador;
Orientações ao cuidador em tecnologia assistidas para higiene oral do paciente e o auto cuidado apoiado ao cuidador;
Disponibilização de kits de higiene oral;
E, quando necessário, o agendamento e transporte do paciente para o atendimento na rede especializada de odontologia.

Quais os resultados alcançados

Após um ano (01) de integração da profissional cirurgiã-dentista foram realizados 313 atendimentos à domicílio de pacientes cadastrados no programa. O total de 24 pacientes, 7,7% , com necessidade de atendimento especializado, foram encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas para tratamentos de cirurgia oral menor, endodôntico,periodontal e restaurador. O quantitativo dos cuidadores atendidos no CEO foi de 24.
A transformação por meio da experiência se deu pela melhora da adesão para manutenção da higiene oral por meio das tecnologias assistidas.
Os objetivos foram atendidos proporcionando a interação dentro da equipe multiprofissional para o processo interprofissional.

Considerações finais

A experiência é importante por promover o bem-estar do núcleo familiar frente a realidade dos pacientes acamados na melhoria na qualidade de vida e na prevenção de episódios de dor e sofrimento dos mesmos.
A experiência é inovadora por ser uma assistência que agrega aos pacientes e aos seus cuidadores um atendimento humanizado e resolutivo para um modelo de saúde efetivo.
As perpectivas de aplicação das práticas desenvolvidas é influenciar positivamente a reversão do modelo assistencial reativo aos eventos agudos para uma abordagem nas condições crônicas em um cuidado compartilhado da Atenção Primária de Saúde e a Atenção Especializada.
A análise da dificuldade encontrada é a compreensão pela profissional do SAD-Melhor em Casa quanto ao nexo das afeçcões da boca e das condições sistêmicas.
As lições aprendidas é a importancia da inserção da odontologia no SAD- Melhor em Casa e sua capcidade de contribuição na integralidade do cuidado.
A recomendação é expandir o olhar para subpopulação de acamados e portadores de deficiências no território.

Galeria de Imagens