APSREDES

Missão Cárie Zero: Pactuação entre Saúde Bucal, Família e Educação.

Identificação do autor responsável
Nome Município
Max Falchetti Cossul Arroio Trinta
Autores do relato
Nome Município
Max Falchetti Cossul Arroio Trinta
Contextualização/introdução
A teleodontologia pode ser aplicada como instrumento para além do diagnóstico, neste contexto ela foi desenvolvida como estratégia de fortalecimento de vínculo com a comunidade, entre a equipe de saúde bucal, a escola, e as famílias. Participaram da experiência a equipe de saúde bucal composta pelo cirurgião-dentista e a técnica em higiene dental e toda estrutura escolar responsável pela educação na primeira infância no município com apoio da gestão municipal em saúde.
Justificativa
A pandemia afastou a população das unidades básicas de saúde, em especial da saúde bucal, mesmo com a retomada das atividades, identificou-se um brusca queda na procura pelos serviços em saúde bucal pelas crianças, sendo necessário, buscarmos nova estratégias para restabelecer vínculo com essa população, fazendo com que os pais não nos trouxessem as crianças apenas em quadros de presença de dor.
Objetivo(s):
Fortalecer vínculo entre a atenção primária e os núcleos familiares da atenção primária. Desenvolver estratégias de promoção e prevenção em saúde bucal. Utilizar Teleodontologia como recurso para promoção da equidade.
Metodologia e atividades desenvolvidas
O município de Arroio Trinta possui uma população estimada de 3.500 habitantes. A escola municipal responsável pela educação na primeira infância possui grupos de whatssapp com cada turma escolar possuindo representantes de todas as famílias. Desenvolveu-se uma sequencia de vídeos, educativos promovidos pelo cirurgião-dentista orientando a importância da higiene bucal na primeira infância, trazendo informações sobre a quantidade e a qualidade de creme dental a ser utilizado, estes vídeos foram distribuídos em todos os grupos de whatssapp, receberam orientações as professoras e auxiliares de sala. A equipe também desenvolveu um papper ilustrativo informativo, examinou e realizou escovação em todas as crianças entregando encaminhamento com todas as orientações sobre agendamento na UBS.
Quais os resultados alcançados
Se fortalece o vínculo, as famílias se sentem parte do processo, os pais entendem que o serviço está disponível de suas famílias, consegue-se atender as crianças sem estarem passando por quadros de dor, se executa estratégias preventivas, coroborando com a missão cárie zero.
Considerações finais
As crianças também estão vindo até a unidade básica de saúde, para conhecimento do espaço, enfrentarem esse processo que envolve o medo, e fortalecerem o vínculo com a equipe de saúde, a missão cárie zero contínua, semeando agora, para uma farta colheita no futuro. A perspectiva é de de obtenhamos aumento na demanda pela procura de atendimentos, executando a promoção e prevenção em saúde, garantindo equidade no acesso dos atendimentos em saúde bucal.
Galeria de Imagens