APSREDES

Laboratório de dor orofacial e disfunção temporomandibular dentro de um centro de especialidade odontológica do SUS.

Identificação do autor responsável
Nome Município
Aline Cardoso Rota Moraes Brasília
Autores do relato
Nome Município
Aline Cardoso Rota Moraes Brasília
Contextualização/introdução

Os tratamentos direcionados aos pacientes acometidos por disfunções temporomandibulares e dor oro facial ocorrem no centro de especialidade alocado no Hospital Regional de Santa Maria DF, sendo a porta de entrada pela atenção básica e inseridos na regulação do SUS, atendendo panorama 3 abrangendo pacientes de todo o Distrito Federal.
O paciente passa por uma triagem pelo cirurgião dentista da unidade de saúde para estabelecimento dessa condição e caso seja necessário ele é admitido no ambulatório de dor. Caso ele necessite e não tenha condições bucais adequadas, o paciente é direcionado ao atendimento de outras áreas, como cirurgia, periodontia e endodontia, para sua região, por meio de regulação do Sistema Único de saúde (SUS). Quando o paciente é admitido pelo Serviço e durante o tratamento, caso tenha procedimentos das especialidades solicitados, são inseridos na regulação, podendo ocorrer no Centro de especialidade Odontológica (CEO) do HRSM, a depender da demanda de casos daquela especialidade que o paciente necessite. O atendimento no CEO da HRSM é o que tem a menor fila do Distrito Federal em diversas áreas.
O atendimento é realizado por um cirurgião dentista especialista na área e após a entrada do paciente, o seu atendimento é otimizado para que a consulta seja integrada às áreas necessárias a seu tratamento. O atendimento é integrado e multiprofissional, fazendo parte da equipe: ortodontista, cirurgião bucomaxilofacial, fonoaudiólogo, psicólogo, além de contar com assistência de um otorrinolaringologista para as discussões de casos clínicos.
As disfunções temporomandibulares (DTM) são condições musculo esqueléticas caracterizadas por dor na articulação temporomandibular e/ou nos músculos da mastigação, podem acometer grande parcela da população, sendo considerada a dor mais comum de dor orofacial crônica.
O conhecimento sobre essas condições de dor nas práticas dentárias é de importância crucial para a prevenção de danos nos tecidos e iatrogênias por intervenções invasivas não indicadas, ainda sendo uma disciplina não obrigatória nas graduações existe um grande número de pacientes sem diagnóstico correto e opções de tratamento disponíveis.
O Cirurgião Dentista tem uma função muito importante na avaliação, no diagnóstico e no controle dos pacientes com dor orofacial. É necessário realizar o diagnóstico diferencial da dor mediante a sua localização, qualidade, natureza, bem como intensidade, como a mesma se estabeleceu e seu comportamento temporal. A parte mais importante do tratamento é um diagnóstico inicial correto. A dor clínica apresenta-se em condições adversas e nem sempre pode ser compreendida facilmente. A importância de uma clínica voltada para o controle da dor desses pacientes faz toda diferença na qualidade de vida desses pacientes.
A dor miofascial é um problema clínico que gerou interesse e confusão por décadas. Os critérios de diagnóstico e sua importância relativa evoluíram ao longo do tempo. Dor miofascial é predominante uma causa frequente de visitas aos médicos. Poucas pessoas vivem sem nunca ter experimentado a dor muscular como resultado de trauma, lesão, uso excessivo, ou tensão. Este tipo de dor frequentemente resolve em poucas semanas com ou sem tratamento médico. Em alguns casos, entretanto, a dor muscular persiste por muito tempo, pode até se referir a outras partes do corpo. Isto anuncia o estado sensibilizado, uma das características de uma desordem crônica
Os tratamentos realizados seguem os sugeridos pela Sociedade Brasileira de Dor Oro Facial, baseado em evidências científicas atuais e sempre com tratamentos minimamente invasivos e reversíveis, focando na melhora da qualidade de vida de paciente que muitas vezes são acometidos por diversas outras comorbidades.

Justificativa

A complexidade da articulação temporomandibular (ATM), juntamente com as outras estruturas que compõem o sistema estomatognático, aumenta sua susceptibilidade a alterações, o número de pesA complexidade da articulação temporomandibular (ATM), juntamente com as outras estruturas que compõem o sistema estomatognático, aumenta sua susceptibilidade a alterações, o número de pessoas sem diagnóstico e sofrendo por dor crônica que segundo a literatura pode chegar a 40% não pode ser negligenciado em equipes multiprofissionais como acontece nos centro de especialidades. A literatura que aborda este tema é ampla e rica, onde o fascínio exercido pela fisiologia e patofisiologia da articulação temporomandibular suscita pesquisas e consequentes descobertas de extrema valia nas aplicações clínicas em várias áreas de saúde, como medicina, odontologia, fisioterapia e psicologia.soas sem diagnóstico e sofrendo por dor crônica que segundo a literatura pode chegar a 40% não pode ser negligenciado em equipes multiprofissionais como acontece nos centro de especialidades. A literatura que aborda este tema é ampla e rica, onde o fascínio exercido pela fisiologia e patofisiologia da articulação temporomandibular suscita pesquisas e consequentes descobertas de extrema valia nas aplicações clínicas em várias áreas de saúde, como medicina, odontologia, fisioterapia e psicologia.

Objetivo(s):

O objetivo principal do atendimento no HRSM à pacientes com disfunções temporomandibulares e dor oro facialé o da melhora na qualidade de vidas dos mesmos, aliviando dor e devolvendo função.
Objetivo secundário: Educação em dor

Metodologia e atividades desenvolvidas

O trabalho se desenvolveu com base na necessidade dos pacientes e procura. O custo particular desse tratamento é inacessível para grande parte da população, e, a oferta do trabalho é viável por termos equipe especializada. No desenvolvimento do trabalho, fomos agregando profissionais em prol do serviço, e hoje temos uma equipe coesa, especializada, multiprofissional, e com os agendamentos em conjunto com foco no paciente, de forma a otimizar o tempo do paciente em cada vinda deste aos atendimentos.
O atendimento consiste em anamnese e diagnóstico do paciente, conforme a classificação da disfunção temporomandibular o tratamento é planejado juntamente com quantos profissionais precisarão fazer parte devido a multifatoriedade do problema, sendo um problema sem cura e sim controle o paciente recebe tratamento e informações que o auxiliarão a conviver de forma controlado com o problema de acordo a classificação de sua DTM.
Esse paciente é acompanhado anualmente após a sua alta.

Quais os resultados alcançados

Os resultados alcançados são as mudanças na vida dos pacientes, reestabelecimento da função do sistema estomatognático e controle de dor crônica, a transformação maior nesta experiência é educação em dor que a população recebe sendo de suma importância para os pacientes que possuem diversas comorbidades multifatoriais.

Considerações finais

A experiência é inovadora porque a perspectiva de um trabalho multiprofissional no cuidado do paciente com disfunção temporomandibular construiu uma realidade exitosa onde o paciente recebe cuidados de excelência dentro do sistema único de saúde (SUS), esse mesmo paciente que até então não havia nenhuma opção de tratamento se não por um alto custo, por vezes nunca diagnosticado e com dores por uma vida inteira.

Galeria de Imagens