APSREDES

FRENOTOMIA LINGUAL EM BEBÊS DURANTE A PANDEMIA COVID-19 COMO APOIO AOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E PUÉRPERAS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DE LINHARES-ES: relato de experiência

Identificação do autor responsável
Nome Município
Itamar Francisco Teixeira Linhares-ES
Autores do relato
Nome Município
Itamar Francisco Teixeira Linhares-ES
Josirley De Bortoli Linhares-ES
Rosiene Conti Feitosa Linhares-ES
Saulo Rodrigues Meirelles Linhares-ES
Lucineri Ronchette Silva Linhares-ES
Maria Madalena dos Santos do Rosário Linhares-ES
Dilza Joelma Fornaciari Giubert Linhares-ES
Contextualização/introdução

A anquiloglossia é o termo que descreve uma anomalia popularmente conhecida como “língua presa”. Seus danos para o indivíduo vão muito além dos já conhecidos problemas de fonação e maloclusões dentárias, mais comumente diagnosticados na segunda infância.
Para as puérperas e seus lactentes os problemas mais urgentes podem estar ligados a amamentação. Para a mãe, pode gerar dor durante a mamada, mamilos machucados, mastite, angústia. O encurtamento do freio limita os movimentos da língua, interferindo na pega correta do mamilo, sucção e deglutição do bebê. Na fase da transição alimentar pode trazer comprometimento na mastigação, deglutição e fala podendo ou não impactar na vida do indivíduo.
O Teste da “Linguinha” é um método auxiliar no diagnóstico da anquiloglossia. A escassez na habilitação de profissionais para diagnósticos precoces e de serviços para acompanhamento e realização do procedimento cirúrgico para a soltura do freio se mostrou escasso no município de Linhares.
É importante, portanto, analisar os impactos sociais sobre o diagnóstico precoce e tratamento desta anomalia e, a intervenção cirúrgica de frenotomia, pode ser indicada para corrigir as alterações do frênulo da língua, geralmente realizada por cirurgiões dentistas.
Este serviço foi criado na forma de programa multidisciplinar, com cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogo, auxiliares de saúde bucal e técnica de enfermagem, como uma extensão de serviços prestados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo à sala de pequenas cirurgias da Unidade Sanitária de Linhares (USL).

Justificativa

A motivação de se criar um serviço que tratasse anquiloglossia de bebês para ajudar e facilitar a amamentação dos bebês, ocorreu porque as mães e as famílias dos bebês se sentiam com dificuldades de acesso a esses serviços. Durante a pandemia, a dificuldade de encontrar profissionais habilitados para diagnosticar e tratar os bebês com anquiloglossia se tornou mais evidente, pois as mamães ficaram sem referência para onde pudessem levar os seus bebês quando deixavam a maternidade com o diagnóstico de língua presa, passando por dias de dores ao amamentar e angústia por não ver os seus bebês com dificuldade de amamentar, às vezes, sem ganho de peso corpóreo.
Com uma população de 179.755 mil habitantes em 2021, uma média de 2500 nascimentos por ano, durante a pandemia COVID-19, em dezembro de 2020, foi importante implantar um serviço de diagnóstico e tratamento ao frênulo lingual limitante do bebê e acolhimento da mamãe para orientação e auxílio na amamentação.

Objetivo(s):

O objetivo geral foi a criação de um programa que tem a finalidade de tratar o bebê com anquiloglossia para facilitar a sua amamentação, com humanização, acolhimento, e centrado na tríade mamãe-bebê-família.
Os objetivos específicos são de diagnosticar e realizar intervenção cirúrgica e/ou conservadora no frênulo lingual dos bebês com anquiloglossia para auxiliar a sucção e a amamentação imediatas; executar o “Teste da linguinha” e o reteste, quando necessário; prevenir os possíveis distúrbios orais relacionados à anquiloglossia e tratar as alterações de desenvolvimento já instaladas; propor integralidade de cuidados, orientação às famílias de recém-nascidos encaminhados; promover a saúde de recém-nascidos pelo favorecimento da amamentação e aleitamento maternos; reduzir danos devido à anquiloglossia;
Diminuir a fila de espera para frenotomia lingual no município de Linhares-ES;
oportunizar melhora na qualidade de vida para a família e pacientes com anquiloglossia; fomentar apoio técnico-operacional e orientação às equipes de Saúde da Família para a puericultura e ampliar o acesso e a resolutividade do tratamento de anquiloglossia no município de Linhares-ES.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Os serviços oferecidos pelo “Programa Língua Livre” ocorrem a partir das demandas espontâneas e dos encaminhamentos das maternidades e das unidades de saúde da família (USF) do município, e são atendidos na sala de pequenas cirurgias da Unidade Sanitária de Linhares, anexo ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
O “Teste da linguinha” é o principal meio de diagnóstico da anquiloglossia e é realizado pelos profissionais da Saúde da Família (SF), maternidades e, o reteste é executado pela equipe do programa como diagnóstico para a indicação de tratamento cirúrgico ou conservador. O teste e reteste tem a finalidade de identificar a limitação dos movimentos da língua dos bebês, preferencialmente antes do primeiro mês de vida, para evitar dificuldades na amamentação, possível perda de peso e desmame precoce.
Após a intervenção cirúrgica, a mãe e a criança são estimuladas para a amamentação imediata, reagendados para a consulta de revisão, e contra-referenciados para a equipe da SF.
A transição alimentar e o desmame da criança, bem como a orientação quanto ao uso de chupetas e mamadeiras são informados e orientados aos pais do bebê e encaminhados à SF para a puericultura multiprofissional, apoio ao aleitamento materno e orientações para o momento da transição alimentar.

Quais os resultados alcançados

A experiência de se criar um programa de apoio às famílias e bebês foi exitosa e aconteceu em um momento importante que o mundo atravessava, a pandemia COVID-19.
O “Programa Língua Livre” pode permitir resolutividade, integralidade e acesso a mamães e de bebês com anquiloglossia e pode apoiar as equipes de Saúde da Família (SF) na puericultura, como um fator de auxílio da amamentação e aleitamento materno.
Com a coordenação dos serviços de saúde, os casos de anquiloglossia passaram a ser atendidos no próprio município e acompanhados pelas equipes de SF. Trouxe tranquilidade para as equipes de saúde que não tinham o serviço de frenotomia lingual e oportunizou a educação e orientação aos profissionais no contexto da amamentação e aleitamento maternos, o que desdobrou na realização de uma Mesa Redonda na Jornada Odontológica da Faculdade Pitágoras do município, composta por cirurgião-dentista, médico homeopata, enfermeira e fonoaudiólogo com o intuito de capacitação das equipes da SF e dos estudantes de odontologia e enfermagem sobre anquilogllossia.
Em dados extraídos dos prontuários 2021, foram realizadas 375 avaliações, 291 frenotomias, 229 consultas de revisão, totalizando 895 atendimentos no programa Língua Livre.
Após as frenotomias constatou-se de forma imediata, a facilitação da pega do mamilo e da sucção pelo bebê, tranquilidade emocional da mamãe, fortalecimento do vínculo psíquico-afetivo na tríade mamãe-bebê-família e maior adesão à puericultura.
Dos relatos e avaliações, os pais se sentiram amparados e acolhidos pelos profissionais do programa, que despertaram neles o interesse sobre a importância da amamentação materna no desenvolvimento da criança e na prevenção de possíveis problemas de respiração, mastigação, fonação de seus bebês, atendendo as lacunas que a ausência da amamentação materna poderia produzir.
Nas sessões de acompanhamento, foi percebido nos pais, maior amadurecimento no processo de cuidado e amamentação, criando neles o sentimento de segurança, alegria, felicidade, gerando autonomia e protagonismo na promoção de saúde de seus bebês.

Considerações finais

A experiência de se criar o Programa Língua Livre para atendimento dos bebês com anquiloglossia pode sanar uma lacuna na prestação de serviços integrais em saúde bucal e resolutividade dos problemas advindos da anquiloglossia, principalmente a amamentação materna. Foi uma experiência inovadora e exitosa, pois além de ser um programa multidisciplinar e multiprofissional em saúde bucal, traz o escopo de resolutividade dos casos de anquiloglossia no próprio município, com rapidez, eficácia e eficiência, pois a cirurgia de frenotomia, quando necessária, é realizada na primeira sessão, de forma imediata. Traz ainda a característica de apoio referencial e operacional para as equipes da saúde da família nos territórios.
O tratamento da anquiloglossia nos pacientes recém-nascidos tem se mostrado importante, amparado por método diagnóstico multidisciplinar integrado, obtido em clínica ampliada e centrado na pessoa e na família.
Desenvolvido para atender o ciclo de atenção materno-infantil, aporta a manutenção da amamentação como exercício da promoção, prevenção, recuperação e redução de danos e a estratégia de saúde da família (ESF) como ordenadora e apoiadora recíproca do Programa Língua Livre.
Esse programa que funciona em extensão do CEO do município, tem um modelo assistencial alternativo significante e estruturante para a organização dos serviços e ações, produzindo consideráveis resultados para as famílias, profissionais e gestão.
Em uma concepção mais ampla de saúde o programa é pautado na proteção e promoção à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades de forma integral e contínua. Prevê a produção de vínculos, mudanças das práticas de saúde, acolhimento familiar, articulação entre os saberes populares e técnicos, o reconhecimento da saúde como direito, cidadania e representação da qualidade de vida, entre outros.
A criação do Programa Língua Livre foi fundamental para esse público que, em situação de preocupação e apreensão, perceberam dificuldades na solução para o impedimento de amamentação de seus bebês.
É de se considerar que esse programa traz mais uma oportunidade de assistência integral a esse público, sendo a SF a facilitadora no engajamento dos profissionais com a assistência materno-infantil, contemplando importantes valores de acolhimento e vínculo da comunidade com as equipes da SF.
Essa experiência da criação no município de Linhares-ES do serviço de cuidado aos bebês com a anquiloglossia, na percepção da amamentação materna, é considerada exitosa e recomendável aos municípios brasileiros, pois devido a sua facilidade de implantação, implementação e funcionamento, poderá ser adaptada a diversas realidades, sem importantes aportes financeiros e tecnológicos, aproveitando os conhecimentos acadêmicos dos cirurgiões-dentistas, bem como outros profissionais de saúde, com suas importantes e brilhantes habilidades profissionais e competências.

Galeria de Imagens