APSREDES

Do Pré-Natal à Primeira Infância: Experiência de Teleodontologia no Programa de Orientação Odontológica Multiprofissional Materno Infantil (PROOMI)

Identificação do autor responsável
Nome Município
JOSEVAN DE SOUA SILVA SÃO BERNARDO DO CAMPO
Autores do relato
Nome Município
MARIO RONALDO CHEKIN SÃO BERNARDO DO CAMPO
ERIKA FLEMING DA SILVA SÃO BERNARDO DO CAMPO
STEFANOS PARASKEVAS LAZAROU SÃO BERNARDO DO CAMPO
REGIANE TEIXEIRA SILVEIRA SÃO BERNARDO DO CAMPO
JOSEVAN DE SOUZA SILVA SÃO BERNARDO DO CAMPO
Contextualização/introdução

A elaboração Programa de Orientação Odontológica Multiprofissional Materno Infantil (PROOMI) visou fazer uma interface entre os Manuais da Linha de Cuidado Materno Infantil (LCMI) dentro da Atenção Primária à Saúde (APS) e com o Manual de ciclos de vida da Divisão de Saúde Bucal do município de São Bernardo do Campo-SP. Mas não só: articula-se também com o programa Previne Brasil, e por consequência, com dois componentes de financiamento da APS, sendo eles: Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente e, proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado (BRASIL, 2021).
Em outras palavras, observa-se com o PROOMI o cuidado longitudinal das Redes de Atenção à Saúde (RAS) de São Bernardo do Campo; com foco nos primeiros 1000 dias (9 meses de gestação, com o cuidado voltado para as gestantes e nos dois primeiros anos de vida da criança) associado com cuidado transversal da puérpera e do bebê até os 6 anos de idade. Mas, sem deixar de lado a articulação com a alocação de recursos públicos para financiamento da própria política de saúde.
Assim, o programa objetiva-se padronizar o atendimento multidisciplinar em saúde bucal, isto é, deslocar o cuidado bucal do dentista para toda a equipe (gente através do matriciamento, seja pelas consultas compartilhadas), e nesse particular, o cuidado materno infantil; consistindo em um coordenador/organizador de diversos cuidados até os 6 anos de idade. Mas, tendo como pilar principal a questão da educação em saúde, por meio de grupos da gestante , do recém-nascido e da criança (onlines e presenciais).
Desse modo, o teleatendimento, através da teleodontologia foi implementada, como um importante dispositivo no que consiste em cuidado longitudinal, integralidade e respeito às decisões de isolamento e distanciamento social de grupos de risco (se considerarmos o caso da COVID-19 no Brasil); sendo, pois, a gestante e puérpera enquadradas nesse perfil.
Em outras palavras, a teleconsulta no contexto do cuidado integral é essencial para continuidade do cuidado, além da adaptação da mãe para maternidade; sobretudo para conciliação para tripla jornada de trabalho após o fim do período de licença-maternidade (no caso das empregadas formalmente); ou, do cuidado integral dos filhos(as). É uma maneira, pois, de não se perder o vínculo com aquela mãe e com sua criança. Para além, é um instrumento de extrema importância, em contexto de isolamento social, como o caso de doenças causadas por vírus respiratório, vide: Sars-CoV-2.
As orientações do PROOMI são fornecidas – preferencialmente – em ambientes de grupos educativos (presenciais ou online), com temas pré-definidos pela equipe dos profissionais mediadores dos encontros. Recomendou-se iniciar os grupos desde a gestação, pois apesar das orientações serem fornecidas intrinsecamente às consultas de pré-natal, faz-se necessário a trocas de experiências entre gestantes, puérperas e mães, fortalecendo, pois, o vínculo com a equipe de saúde. Além disso, sendo um espaço de escuta qualificada, para conhecer, observar e tomar conduta frente aos reais problemas da população alvo.
Todos os profissionais da atenção básica participam desse processo, e os que tem previsão de consultas individuais ou grupos no seus respectivos escopos de práticas, realizam teleatendimento, dentro do pressuposto já mencionado acima. A título de informação, a seguir apresentamos de algumas categorias:
É importante que todos os profissionais da UBS estejam envolvidos na execução e manutenção do grupo. Os profissionais podem realizar as seguintes ações:
● Cirurgião-Dentista:
○ Primeira consulta odontológica da gestante;
○ Consulta odontológica de rotina;
○ Preenchimento de ficha de CPO-D e ceo-d;
○ Teleconsulta;
○ Orientação educativa em saúde;
○ Avaliação inicial da saúde bucal;
○ Participar de matriciamento e matriciar (online ou presencialmente) a equipe de Saúde da Família e a equipe de Saúde Bucal para manejo de casos específicos dessa fase de vida e dos casos citados acima;
○ Encaminhamentos para Centro de Especialidade Odontológica – CEO;
○ Apoio aos demais profissionais e ações;
○ Coordenação, Assistência e Planejamento das ações dos Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal (TSB e ASB);
○ Frenectomia (Se profissional habilitado e confiante do procedimento).
● Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal:
○ Orientação educativa em saúde (online e presencial);
○ Atividades lúdicas;
○ Apoio aos demais profissionais e ações;
○ Operacionalização burocrática dos grupos;
○ Localização, junto ao território de ACS das gestantes.
● Enfermeiro:
○ Consulta de enfermagem em pré-natal, puerpério, puericultura, e crianças de até 6 anos;
○ Teleconsulta;
○ Orientações educativas em saúde;
○ Participar de matriciamento e matriciar a equipe de Saúde da Família e a equipe de Saúde Bucal para manejo de casos específicos dessa fase de vida e dos casos citados acima;
○ Encaminhamentos para as especialidades e/ou profissionais pertinentes;
○ Avaliação das modificações morfofuncionais do ciclo de vida;
○ Apoio aos demais profissionais e ações;
○ Coordenação, Assistência e Planejamento das ações dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (TE e AE)
● Médico:
○ Consultas médicas em pré-natal, puerpério, puericultura e crianças de até 6 anos;
○ Teleconsulta;
○ Orientações educativas em saúde;
○ Participar de matriciamento e matriciar a equipe de Saúde da Família e a equipe de Saúde Bucal para manejo de casos específicos dessa fase de vida e dos casos citados acima;
○ Encaminhamentos para as especialidades e/ou profissionais pertinentes;
○ Apoio aos demais profissionais e ações.
Ao menos em 2 encontros do mês, é imprescindível a presença do profissional do NASF para abordar temas pertinentes a sua profissão e fomentar a integralidade do cuidado do público do PROOMI, tendo como sugestão de atuações:
● Fonoaudiólogos
○ Identificar e avaliar o desenvolvimento da fala e manejar distúrbios do RN e da criança;
○ Identificar e manejar fatores biológicos que influenciam na diminuição da sucção do leite materno, como por exemplo, encurtamento do frênulo lingual;
○ Avaliar e orientar o processo de aleitamento materno e benefícios para o desenvolvimento mandibular e de músculos faciais;
○ Participar de matriciamento e matriciar a equipe de Saúde da Família e a equipe de Saúde Bucal para manejo de casos específicos dessa fase de vida e dos casos citados acima;
○ Encaminhamentos para os profissionais pertinentes;
○ Apoio aos demais profissionais e ações.
● Nutricionista:
○ Identificar e manejar fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento do RN e da criança;
○ Avaliar e orientar o processo de aleitamento materno;
○ Identificar e manejar sinais de distúrbios alimentares da gestante, puérpera, lactante, RN e crianças até 6 anos de idade;
○ Participar de matriciamento e matriciar a equipe de Saúde da Família e a equipe de Saúde Bucal para manejo de casos específicos dessa fase de vida e dos casos citados acima, pertinentes a função de Nutricionista.
○ Encaminhamentos para os profissionais pertinentes;
○ Apoio aos demais profissionais e ações.
● Psicólogos
○ Identificar riscos e vulnerabilidades relacionados ao desenvolvimento de depressão pós-parto e outras questões de saúde mental relacionados ao binômio mãe-bebê e à mãe;
○ Identificar e manejar sinais de distúrbios do desenvolvimento como TEA e Deficiências Intelectuais (DI);
○ Identificar e manejar sinais de vícios e comportamentos de risco;
○ Participar de matriciamento e matriciar a equipe de Saúde da Família e a equipe de Saúde Bucal para manejo de casos específicos dessa fase de vida e dos casos citados acima;
○ Encaminhamentos para os profissionais pertinentes;
○ Apoio aos demais profissionais e ações.

Assim, reforça-se que as ações do PROOMI, em teleconsulta e teleodontologia, não fazem parte apenas do escopo de prática do cirurgião-dentista, mas sim, de toda a equipe de saúde da família, além do NASF. Portanto, uma ação transdisciplinar, em que o objeto da odontologia – a saúde bucal – é partilhado com os demais profissionais de saúde.

Justificativa

Em decorrência da pandemia de Covid-19 no Brasil, há o deslocamento do cuidado em saúde da atenção básica para a atenção especializada e terciária, uma vez que os casos com maior número de mortalidade – à época – urgiam por essa realocação de práticas (e financeiras) em saúde.
Como consequência desse contexto, tem-se a recomendação de isolamento social e a obrigatoriedade de distanciamento social, sobretudo nos primeiros grupos de “risco” epidemiológico. Dentre esses grupos, a gestante estaria englobada.
Considerando o sistema de financiamento da atenção básica (Previne Brasil), através de indicadores que focam na gestante, ter-se-ia um paradoxo de cuidado, isto é: como garantir o cuidado integral para as pessoas gestantes em um contexto de pandemia? Sendo que estas estão no grupo de pessoas mais atingidas por morte em decorrência de COVID-19. E mais: como garantir o financiamento da atenção básica, se o principal indicador se encontra totalmente comprometido em decorrência do acesso à saúde (ou da falta dele)?
Dentro desse pressuposto, emergia a necessidade – e, portanto, a justificativa para tal – de um programa/política municipal, que ao mesmo tempo garantisse o cuidado integral da gestante, também garantisse o distanciamento social, e, sobretudo, atendesse aos indicadores de financiando (como consequência natural da qualidade do serviço). Outra justificativa se dá, através do acesso territorial que algumas gestantes (alto risco e local de moradia de difícil acesso) possuem. Ora, a pandemia de Covid-19, realizou uma aceleração histórica na concepção de saúde e na sua aplicabilidade aos grupos mais vulneráveis, uma vez que, seria necessário o deslocamento das unidades básicas de saúde até a residência, e não só ao contrário.
E como resposta a essa emergência, cria-se o Programa de Orientação Odontológica Multiprofissional Materno Infantil (PROOMI).

Objetivo(s):

Ante o exposto, objetiva-se aumentar o acesso do pré-natal, e em consequência do pré-natal odontológico, integralizando o cuidado e dando saúde financeira para o repasse federal aos municípios, no que diz respeito ao previne brasil e seus indicadores.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Primeiramente, o grupo de trabalho do PROOMI, realizou uma atividade, junto a todos os profissionais da Rede de saúde, no nível de atenção primária, para o lançamento do programa, que foi realizado no dia 10 de março de 2022; em 30 dias, dia 11 de abril, foi realizada atividade de “tira-dúvidas”, com os responsáveis técnicos de enfermagem e odontologia, com a finalidade de alinhar as práticas, de acordo com a realidade local de cada unidade. Há a previsão de treinamento in loco para o mês de setembro.
Abaixo, é possível observar a Figura – 1, onde consta a linha do tempo de cuidado integral materno-infantil até os 6 anos de idade atrelados ao PROOMI. Nota-se que as ações de saúde bucal e saúde geral, estão articuladas a tal modo, que todos os requisitos mínimos (de saúde materno-infantil) são cumpridos; tais como: cobertura vacinal, consulta odontológica, consulta de enfermagem, consulta com o pediatra dentre outros.
Isto é, o Proomi, coloca o cuidado materno infantil como prioridade, e dá às equipes de saúde bucal a coordenação dessa linha de cuidado.

Figura 1 – Linha do Tempo de Cuidado – PROOMI (DISPONÍVEL COMO FIGURA 1 NO CAMPO DE IMAGENS)
Fonte: os autores

Legendas e observações da figura acima:
uhauhauhau = Os componentes que estão em destaque amarelo são diretamente ligados com os indicadores de financiamento do SUS (Fonte: Previne Brasil, Ministério da Saúde, Brasília 2021).
* A primeira consulta de puericultura pode ser realizada em até 30 dias com Médico da ESF ou Pediatra, no caso da ausência dos mesmos, o profissional Enfermeiro poderá realizar esta consulta. No que diz respeito às consultas subsequentes, citadas anteriormente, estas poderão ser alternadas a partir do 3º mês de vida, entre Enfermeiros e Médicos da ESF, mensalmente até os 6 meses de idade, caso não ocorra a identificação de intercorrências durante a primeira consulta. Nestes casos, o bebê será acompanhado por Médico da ESF durante os primeiros 6 meses.
1 Indica-se que o Pré-natal na Atenção Primária à Saúde seja iniciado até a 12ª semana de gestação, preconiza-se a captação precoce pois é utilizado como um indicador maior da qualidade dos cuidados maternos.
2 O total de consultas deverá ser de, no mínimo, 6 (seis), com acompanhamento intercalado entre médico e enfermeiro. Sempre que possível, as consultas devem ser realizadas conforme o seguinte cronograma: Até 28ª semana – mensalmente; Da 28ª até a 36ª semana – quinzenalmente; Da 36ª até a 41ª semana – semanalmente. A maior frequência de visitas no final da gestação visa à avaliação do risco perinatal e das intercorrências clínico-obstétricas mais comuns nesse trimestre, como trabalho de parto prematuro, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, amniorrexe prematura e óbito fetal. Quando o parto não ocorre até a 41ª semana, é necessário encaminhar a gestante para avaliação do bem-estar fetal, incluindo avaliação do índice do líquido amniótico e monitoramento cardíaco fetal. O acompanhamento da mulher no ciclo grávido-puerperal deve ser iniciado o mais precocemente possível e só se encerra após o 42º dia de puerpério, período em que a consulta de puerpério deverá ter sido realizada
3 Os testes rápidos para rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são realizados ao menos uma vez em cada trimestre da gestação. No município de São Bernardo do Campo são realizados os testes para HIV, Hepatite B e C, e Sífilis. Além dos exames de sorologia para as mesmas IST.
4 De acordo com o Ministério da Saúde, a depender da situação vacinal da gestante, ela irá receber 3 doses da vacina para Hepatite B, 3 doses da vacina Dupla Adulto (DT) para difteria e tétano e 1 dose da DTPa a cada Gravidez, a partir da 20ª semana de gestação, ou no período do puerpério – até 45 dias após o parto e a Vacina da Influenza em dose única anual.
5 As teleconsultas serão realizadas, preferencialmente, pelas equipes da Enfermagem e Odontologia.
6 As consultas odontológicas de rotina serão realizadas a cada seis meses, bem como os grupos do PROOMI.
7 Exame para levantamento de dentes cariados, com extração indicada e obturados (ceo-d), para dentição decídua, e dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D), que serão realizados anualmente, sendo considerados indicadores de saúde bucal.
8 A Equipe de Boas Vindas assegura que na primeira semana de vida, o RN seja avaliado integralmente, o que inclui a triagem neonatal e imunização. Com isso, é importante que o profissional avalie a Caderneta da Criança, a fim de identificar a realização do teste do pezinho e caso não haja registro, encaminhar para que seja realizado o quanto antes. E avalie também, a carteirinha vacinal, a fim de identificar se foi administrado BCG e Hepatite B ao nascer. Caso não haja o registro da dose, o profissional deve encaminhar para a sala de vacina, para imunização em tempo hábil.
9 A partir dos 6 meses, inclui-se a vacina contra a Influenza. Aos 9 meses, inclui-se a vacinação contra Febre Amarela, com reforço aos 4 anos. Nos casos de população indígena, a vacina Pneumo23 é indicada aos 5 anos de idade. Para mais detalhes e informações vide calendário de vacinação anexo.
Assim, é possível observar, que a coordenação do cuidado, através da equipe de saúde bucal, é essencial para o cuidado integral em saúde. E nesse sentido, a teleodontologia é uma ferramenta importante para a ajuda na busca ativa, no cuidado universal, dentre outros.

Quais os resultados alcançados

Observa-se um aumento considerável no número de consultas de gestantes, se considerarmos, a relação entre número de gestante identificadas no território e consultas de pré-natal.
Cabe ressaltar ainda, que o cuidado odontológico pode ser um fator de adesão da gestante ao pré-natal, uma vez que há dificuldade no acesso aos serviços odontológicos. Assim, atrelado o cuidado geral ao cuidado em saúde bucal.

FIGURA – 2 – Evolução do atendimento de gestantes março-maio, São Bernardo do Campo, SP, 2022 (DISPONÍVEL COMO FIGURA 2 NO CAMPO DE IMAGENS)
Fonte: Radar Saúde Atenção Primária, São Bernardo do Campo -SP, 2022.

Endossando a tese de que o PROOMI aumenta o acesso, observa-se o aumento do indicador 3 do previne Brasil, que se refere às consultas de pré-natal odontológico na atenção primária. Essencial, pois, para a saúde financeira da atenção básica.

FIGURA – 3 – Evolução do percentual (quadrimestral) do Indicador 3 (Previne Brasil): Primeiro atendimento odontológico de gestante, São Bernardo do Campo, SP, 2022 (DISPONÍVEL COMO FIGURA 3 NO CAMPO DE IMAGENS)
Fonte: Radar Saúde Atenção Primária, São Bernardo do Campo -SP, 2022.

Também houve um expressivo aumento nas consultas gerais das crianças de até 6 anos, como consta na tabela abaixo. Isto é, apesar do PROOMI, ser uma ação de saúde bucal, ela não se restringe apenas para a odontologia, pelo contrário, para todas as partes da rede.

Gráfico 1 – Evolução do atendimento de crianças de até 6 anos entre janeiro e maio de 2022, São Bernardo do Campo, SP.
Fonte: Radar Saúde Atenção Primária, São Bernardo do Campo -SP, 2022. (DISPONÍVEL COMO GRÁFICO 1 NO CAMPO DE IMAGENS)

Considerações finais

A experiência é importante uma vez que aumentou o acesso em saúde e em saúde bucal; preservou o direito ao acesso à vacinação e outros serviços em atenção primária. Trata-se, pois, de uma experiência inovadora, uma vez que inseriu a teleodontologia no escopo de prática do dentista, mas não só, também para os demais profissionais da APS.
Essa experiência pode ser levada para outros municípios e estados, uma vez que o acesso a internet vem aumentando de forma vertiginosa, em todo território nacional. Sem falar nos pacotes de internet, que sempre viabilizam whatsApp e outros aplicativos de mensagem gratuitamente.
Ante o exposto, a principal dificuldade foi a interação interprofissional em torno do PROOMI, uma vez, que formações e perspectivas diferentes sobre saúde podem dificultar uma uniformização das trocas de saberes. Para essa dificuldade, o grupo de trabalho do PROOMI, encontra-se como referência para as dúvidas dos profissionais da rede, além de uma assessoria mais próxima (quando solicitado in loco).
Por fim, o maior aprendizado, é que é necessário utilizar as novas tecnologias a favor da saúde pública, uma vez que pode ser uma ferramenta essencial de maior acesso da população, sobretudo em tempos de pandemia e isolamento social.

Galeria de Imagens