APSREDES

Ceo Regional Itinerante de Juazeiro do Norte – Ceará

Identificação do autor responsável
Nome Município
Janini Filgueira Rosas Juazeiro do Norte
Autores do relato
Nome Município
Janini Filgueira Rosas Juazeiro do Norte
Edlane Martins de Andrade Juazeiro do Norte
Contextualização/introdução

Em meio a um cenário de recursos limitados e da crescente demanda por serviços, a prestação de serviços públicos na saúde é repleta de desafios aos gestores, tornando à busca para alcance da eficiência uma missão constante.
Na busca por ampliar as ações de saúde, mesmo em meio a um cenário árido, de escassez de recursos financeiros para o financiamento da saúde, o governo do estado do Ceará desenvolveu, entre 2009 e 2016, o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada do Estado do Ceará (PROEXMAES), que objetivou a ampliação do acesso e o incremento da qualidade dos serviços especializados de saúde, além da integração entre os distintos níveis de atenção para o fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde. Para tanto, firmou um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por meio do PROEXMAES, foi possível a ampliação da oferta de serviços de saúde especializados para 21 regiões de saúde do estado.
No âmbito do programa dezesseis CEOs Regionais foram construídos, dentre esses o CEO Regional de Juazeiro do Norte-CE, unidade ambulatorial do relato dessa experiência, com a seguinte estrutura física: nove consultórios odontológicos integrados para o atendimento de média complexidade em endodontia, prótese, periodontia e ortodontia. Dois outros consultórios exclusivos; um para cirurgia oral menor e outro para pacientes com necessidades especiais. Dispõe ainda dos seguintes serviços de apoio diagnóstico e terapêutico: radiologia periapical, interproximal e panorâmica – com captação digital –, biópsias e próteses dentárias. A estrutura conta ainda com recepção unificada, uma sala para a diretoria, uma sala de arquivamento, uma sala de recuperação pós-sedação, copa e vestiários para funcionários, banheiros para usuários, central de esterilização simplificada e sala de radiologia.
O CEO Regional de Juazeiro do Norte, inaugurado em 21 de dezembro de 2009, possui um modelo de gestão consorciada, em que o custeio da unidade é rateado entre 06 municípios da região (população estimada em 426.383 hab.) de saúde e o Estado. Além disso, a unidade conta com recurso federal por participarem do Programa Brasil Sorridente. Esse modelo de gestão favorece a divisão das responsabilidades entre gestores municipais e possibilita ofertar serviços de saúde especializados à população do interior do estado, racionalizando custos e otimizando resultados.
Entretanto, algumas provocações permeiam a gestão do nosso serviço. Identificados por nossos indicadores de monitoramento: a alta taxa de falta de pacientes de 1ª vez e falta dos pacientes de retorno, além dos encaminhamentos (referências) de pacientes fora do perfil do serviço especializados são os nossos maiores entraves na continuidade do cuidado e acessibilidade aos nossos serviços.

Justificativa

As altas taxas de falta dos pacientes de 1ª vez e de retorno, e a inconsistência dos encaminhamentos dos pacientes a unidade, impactam diretamente na qualidade de trabalho da equipe, estendendo ainda mais o tempo entre as marcações e a conclusão do tratamento prejudicando outros pacientes que poderiam ser atendidos no lugar dos faltosos. Portanto, esse fenômeno gera desassistência à população e sua ocorrência foi estudada para que os motivos fossem combatidos.

Objetivo(s):

•Aumentar o comparecimento de pacientes agendadas, conforme o perfil do CEO Regional de Juazeiro do Norte.
•Fortalecer o vínculo do CEO Regional de Juazeiro do Norte com os entes Consorciados.
•Esclarecer os motivos de faltas dos pacientes (1ª vez e retorno).
•Identificar o perfil dos serviços especializados e seus critérios de inclusão e exclusão.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Para alcançar os objetivos, o CEO-R JN Itinerante lançou a proposta de elaboração de um calendário para execução das reuniões a ser realizada nos municípios consorciados com a presença de todos os dentistas da Equipe de Saúde Bucal, coordenador municipal de saúde bucal e CEO municipal, coordenador das centrais de marcações municipais; além dos gestores do CEO Regional e um cirurgião-dentista representante também desta unidade.
As reuniões foram agendadas conforme a disponibilidade dos municípios e ocorreram durante todo o ano de modo que não comprometesse o atendimento dos pacientes. Durante a realização desse trabalho foram pautadas algumas considerações pelos municípios: o paciente que teve sua consulta agendada para o qual foi emitido o boleto de marcação e a informação não chegou ao paciente em tempo hábil; o paciente não buscou o boleto de agendamento e não disponibilizou um meio de contato viável – principalmente aos moradores da zona rural; e alguns profissionais e pacientes desconheciam o tratamento fora domicílio (TFD), realizado pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Juazeiro do Norte e agendados pelas centrais de marcação/regulação.
Ainda discutido sobre os encaminhamentos fora do perfil dos serviços assistenciais da unidade, identificou que devido à rotatividade dos cirurgiões-dentistas nas equipes de saúde bucal na atenção básica, boa parte não conhecia os critérios recomendados pelo Manual de especialidades em saúde bucal / Ministério da Saúde.

Quais os resultados alcançados

Encerrada as visitas as 06 cidades do cariri cearense foi elaborado planos de intervenções com ações estratégicas proposta pelos municípios, conforme suas particularidades. Entre elas:
•Os pacientes eram lembrados 72h antes do dia da consulta por uma ligação telefônica ou SMS ou Whatsapp. Em caso insucesso o horário era liberado para outro paciente.
•As centrais de marcações passaram a consultar o paciente sobre preferências de turnos (manhã ou tarde) e datas (disponíveis) no momento do agendamento; além de identificar os usuários moradores da sede e da zona rural.
•Trabalhar em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no que diz respeito à brevidade da entrega dos boletos de marcação aos usuários, e a conscientização dos mesmos sobre o não comparecimento ao tratamento odontológico no CEO Regional. E,
•Elaboração, confecção e distribuição de um Manual de Serviços Odontológicos produzido pelo CEO Regional de Juazeiro do Norte sobre os serviços ofertados, procedimentos realizados e critérios de inclusão e exclusão, conforme o perfil das especialidades odontológicas da unidade.

Considerações finais

Em suma, a experiência dos doze meses em que a ação transcorreu, pode ser considerada positiva uma vez que reduziu o número de faltas dos pacientes, alinhou com os cirurgiões-dentistas da atenção básica os critérios de inclusão dos usuários, conforme perfil do serviço da unidade; além de permitir alinhamentos dos protocolos de atendimento entre os dois equipamentos de saúde promovendo maior acessibilidade e integralidade do cuidado. Outra análise que pôde ser evidenciada é o mau uso do sistema de saúde, traços culturais peculiares ao local e falta de debate sobre a responsabilização do paciente pela qualidade do serviço que consome. Ainda acrescido a isso a desmotivação de alguns profissionais das Equipes de Saúde Bucal que por vezes não tem condições de desempenhar um bom trabalho; treinamentos escassos e falta de indicador monitoramento sobre as atividades também colaboram para consolidar um despreparo crônico e, por vezes, desassistência na saúde tanto primária quanto secundária.

Galeria de Imagens