APSREDES

BEBÊ SORRISO

Identificação do autor responsável
Nome Município
Rute Emília Hilsdorf Jorge Rio Claro
Autores do relato
Nome Município
Rute Emília Hilsdorf Jorge Rio Claro
Ana Rosa Hilsdorf Letizio Rio Claro
Telma Cristina Picarelli Cassab Rio Claro
Sergio Augusto Ciantelli Rio Claro
Contextualização/introdução

O município de Rio Claro foi um dos pioneiros do Brasil na criação de um programa odontológico voltado a saúde bucal na primeira infância. Equipe gestora, professoras e agentes educacionais, também, recebem informação orientações pertinentes aos cuidados e prevenção em saúde da criança. O programa do BEBÊ SORRISO, trabalha em parceria com a secretaria municipal de educação (ETAPA I), juntamente com o departamento de educação escolar. Esta parceria é fundamental pois, através da mudança dos hábitos alimentares, dentro das unidades educacionais, houve sensível melhora na qualidade de alimentação das crianças.

Justificativa

O tema “saúde bucal na primeira infância” é um assunto pouco explorado para o sistema de saúde público em nosso país, por isso a equipe responsável pelo “Programa do Bebê Sorriso” sentiu uma necessidade de buscar recursos para inovar nosso sistema.
Por este motivo os profissionais envolvidos no projeto, buscaram se especializar na área para poder atender a população com maior eficácia. Após darem início ao projeto, puderam notar a grande necessidade de cuidados que as gestantes e bebês devem ter e não tinham.
Pensando nessa situação, justifica-se o projeto por dar as condições de atendimento de qualidade a inúmeros beneficiados que o projeto proporciona que vão além de cuidados com a saúde bucal infantil, mas também uma distribuição de informações que puderam ser passadas a todas as mães e gestantes, através de atendimentos, palestras e eventos e que hoje sabemos que isso passará a outras gerações.

Objetivo(s):

Objetivos Gerais: Promover o acesso a toda população local e regional, alem do incentivo a saúde bucal e geral da criança.
Objetivos Específicos: a) Temos como principais objetivos a diminuição de DCNT (doenças crônicas não transmissíveis), redução de índices de cáries (cárie zero) e maloclusões* dentárias, por meio de tratamento preventivo realizando atendimento a gestante e ás crianças de 0 a 4 anos de idade; b) Proporcionar as gestantes o conhecimento de uma prática inovadora no Brasil; c) Democratizar o acesso a saúde bucal na primeira infância.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Novos cardápios foram propostos pela nutricionista, orientadas pelas dentistas do programa, nos quais houve diminuição de alimentos ultra-processados e açucares livres.
Orientações da higiene oral, dieta alimentar e incentivo a remoção de hábitos nocivos (uso de bicos artificiais como chupetas e mamadeiras) são constantemente reforçadas a cada visita dos profissionais as unidades. Ações coletivas de saúde bucal são realizadas por meio de atividades lúdicas, com uso de fantoches, livros, músicas e outros.
Anualmente é realizado exame clínico bucal pelas dentistas do programa do BEBÊ SORRISO, em todas as crianças no período em que frequentam a escola, e caso se observem necessidade de tratamento ou orientações específicas a família é acolhida, orientada e a criança recebe os tratamentos necessários, bem como manutenção do tratamento com retornos periódicos, conforme as necessidades individuais.
As dentistas do programa incentivam e capacitam os dentistas de atenção básica a realizarem o pré-natal odontológico das gestantes. Após o nascimento do bebê, os profissionais pela proximidade com as puérperas, poderão detectar mais precocemente, situações de vulnerabilidade com relação ao aleitamento materno e se necessário encaminhar mãe/bebê para o atendimento especializado no Centro Odontológico Infantil (CEI).

Quais os resultados alcançados

Para que o sucesso seja alcançado as orientações devem começar com as gestantes e devem continuar até as crianças completarem 04 anos. Os trabalhos começaram no CEO – Centro de Especialidade Odontológica e nas escolas municipais de educação infantil (etapa I), sendo que em 2016 criou-se uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e a maternidade do municio, haja vista da necessidade desse sucesso ser alcançado o mais cedo possível para esses bebês.
As orientações as gestantes começaram a surtir efeito, com a redução de uso de bicos artificiais, chupetas e mamadeiras. Tivemos em nossa cidade um aumento significativo de doação de leite materno para o banco de leite do hospital.
Tivemos uma grande diminuição de cáries na primeira infância, após terem atendimento com a equipe do programa do BEBÊ SORRISO.

Considerações finais

Ao decorrer de todos esses anos pudemos auxiliar muitas crianças e gestantes. Por este motivo, acreditamos que pudemos contribuir com uma grande parcela para o desenvolvimento de saúde bucal em todo âmbito nacional. Além de auxiliar essas pessoas, também pudemos aprender muito ao longo do tempo, e por isso acreditamos que cada vez mais nosso trabalho ganhará força para que possamos alcançar mais pessoas que precisam dos cuidados na gestação e que nosso conhecimento possa atingir o máximo de pessoas possíveis.

Galeria de Imagens